Wednesday, May 31, 2006

 

Veículo movido a Água

O ar é o nosso principal alimento, pois não podemos passar muitos minutos sem ele. Uma grande parte da poluição atmosférica (portanto, poluição de nosso principal alimento) do nosso planeta é devida ao uso de gasolina, álcool, gás de petróleo e óleo diesel em nossos veículos automotores. No entanto, já existe tecnologia não-poluente pronta para esses veículos moverem-se usando apenas água, conforme pode ser visto neste vídeo:

http://youtube.com/watch?v=HF__Qlhtnws&search=water%20power

Adivinha se este inventor será boicotado pelas indústrias automobilísticas e do petróleo, da mesma forma como está sendo boicotado o carro não-poluente, também já desenvolvido, movido a ar comprimido [como postado anteriormente aqui neste blog]!!

Abraço, Rui

Observação: Todos esses veículos, poluidores ou não, usam também a eletricidade (via baterias) para funcionarem. Como sabemos, existem veículos não-poluidores que usam exclusivamente eletricidade como combustível (veículos elétricos), mas eles sofrem ainda de baixa autonomia, devido ao desenvolvimento precário de boas baterias (já que elas não usam a energia livre, gratuita e abundante do Ponto Zero, extraída do vácuo, conforme comentado em postagem anterior).

Labels: ,


 

Pensamentos de Sondra Ray - 9

Da Referência [1]:

5. "Mas o que seria da crise populacional se todo mundo começasse a viver para sempre? Quem iria querer lidar com isso?"

Resposta: Sim, esta é uma boa pergunta... mas, pense melhor sobre isso! Se o homem lembrasse quem ele realmente é e controlasse a Imortalidade Física, também controlaria outros problemas sociais [saberia, por exemplo, controlar melhor o uso de seu sistema reprodutor]. Então apenas aqueles que realmente quisessem viver estariam por aqui e obviamente apresentariam soluções. Talvez os Imortais vivessem apenas respirando [usando a técnica de "viver de luz"] e não necessitassem absolutamente comer [portanto, alimento para todos não seria problema]. Ou, se eles quisessem comer, talvez eles materializassem sua própria comida, assim como os Mestres da Índia têm sido capazes de fazer desde tempos imemoriais. Eu testemunhei um milagre desses na Índia, em 1983. Meu guru, o imortal Babaji, visitou uma cidade chamada Wapi. Ele deu uma festa por lá. Eu estava com o homem responsável pela comida. Eles haviam planejado uma festa para 500 pessoas, no máximo 2.000. Porém, a notícia se espalhou pelas províncias vizinhas. Quase 7.000 pessoas vieram. A comida seria insuficiente. Mas a comida continuou aumentando. Babaji havia tomado conta disso. Conversei com o responsável pela comida. Ele disse que era um milagre total. Não havia outra explicação possível, além da manifestação e materialização do Mestre [Jesus também parece que fazia multiplicação de comida...].

Outra possibilidade para o futuro é que um sistema social inteiramente novo poderá emergir. Por que não? Nós já fomos à Lua! Neste sentido, o homem talvez venha a viajar no espaço sideral e estações espaciais poderão proporcionar novos espaços para viver. As soluções para a questão de excesso populacional são limitadas apenas por nossa imaginação.

Além disso, Imortalidade Física não significa que você nunca irá deixar de ter um corpo físico. Significa que você terá um corpo físico pelo período que lhe convier [é uma opção!]. Após esse período, você pode desmaterializar seu corpo físico, não deixando cadáver para trás para poluir o mundo [como parece que Jesus fez...]. Desta forma, nunca haveria uma população excessiva neste planeta.

6. "Não é tanto a dor física que me impediria de viver para sempre; a questão é que a vida não funciona. Minha vida realmente não funciona. Meus relacionamentos não dão certo, minha carreira não dá certo; tudo é uma grande batalha, então qual é a grande atração de viver para sempre?"

Resposta: O problema está no ego, via negatividades subconscientes que ainda não foram eliminadas. Pode ser seu trauma de nascimento, suas estruturas de pensamento negativas específicas, sua pulsão inconsciente de morte, a síndrome de desaprovação de seus pais, outras vidas passadas e/ou qualquer outra coisa que você suprimiu e usa como desculpa para sua vida não funcionar bem. Você pode ter escolhido inconscientemente "relacionamentos" como o drama para seu ego. Seus relacionamentos não dão certo, então você fica farto, não liga mais e não quer viver por causa disso. Você é que fez tudo isso! O mundo não "fez isso para você". Você não é uma vítima: pare de escolher bodes expiatórios. Só você pode privar-se de alguma coisa. Você é responsável por tudo que ocorre em sua vida (terrível ou ótima) e pelo que não deu a si mesmo. Não há escapatória de si mesmo. E a morte não é a solução. Sua consciência fica no mesmo nível, com ou sem um corpo físico.

7. "Por que eu deveria supor que posso viver para sempre, quando vejo plantas e animais morrerem em ciclos do universo que parecem "naturais"?"

Resposta: Os reinos inferiores a nós são afetados por nossos pensamentos. Eles são influenciados por nossas instruções mentais e morrerão enquanto promovermos a filosofia da morte. Veja o que a Bíblia diz a esse respeito [Gênesis, 1:26-28]:

Então, disse Deus: "Façamos o homem à nossa imagem, à nossa semelhança, e tenha poder sobre todos os peixes do mar, e sobre as aves do céu, e sobre os animais, e sobre as feras terrestres, e sobre os répteis que rastejam pela terra". Deus criou o homem à sua imagem, criou-o à imagem de Deus, e criou-os homem e mulher. E Deus abençoou-os, dizendo-lhes: "Prolificai e multiplicai-vos, e povoai a terra; submetei-a e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra".

Mas, como você sabe, há algumas plantas e animais que são até mais inteligentes e conseguem fugir de nossa própria programação.
Existem sequóias gigantes, conífera norte-americana, que estão vivendo há mais de três mil anos. É também um fato que em alguns jardins zoológicos têm peixes e tartarugas que estão vivos depois de centenas de anos de cativeiro. Eles simplesmente não "acreditam" em nossa mente. Outras espécies se sujeitaram à nossa mente e nos entregaram sua força. Elas mudaram quando nós mudamos. Assim como alguns de nós desistimos do poder em favor de outros que acreditamos ser mais poderosos do que nós.

A quem você entrega seu poder? Em quais autoridades você acredita mais do que em você mesmo? Quem você torna mais significativo e real do que sua própria ligação com a Inteligência Infinita? Você recorre a um médium, a um espírita, a um cientista, a um médico, a um guru? Sim, mesmo quando você entrega seu poder a um guru, você não é quem você é. Algumas pessoas acham que buscar um guru (mestre) é um sinal de fraqueza, porque pensam que o guru guiará sua vida. O único motivo real para procurar um guru é descobrir quem você é. O verdadeiro guru não quer que você lhe entregue seu poder. O guru quer que você encontre a si mesmo. O guru quer que você entenda isso e que isso lhe dê mais força. O guru reflete você ampliado milhares de vezes. O verdadeiro propósito de um guru é acelerar o processo de libertá-lo de tudo que está obstruindo o caminho de descobrir quem você realmente é. Um verdadeiro guru ajuda a fazer de você um guru.

8. Outro argumento comum contra a Imortalidade Física, especialmente para pessoas mais velhas, é: "Criei meus filhos. Fiz meu trabalho. Para que mais vale a pena viver?" E comumente para as mulheres: "Estou na menopausa". O equivalente para homens seria: "Estou aposentado e meus filhos estão crescidos, então viver mais para que?".

Resposta: Lynn Andrews [2] diz: "Quando as mulheres passam pela mudança vital, esse é o momento no qual elas estão realmente adquirindo seu poder". O fato é que muitas mulheres entram na menopausa sabendo tão pouco sobre o que está acontecendo a seu sistema, a seu corpo, que sentem que estão "acabadas" e que nada mais resta.

O que realmente está acontecendo é que os anos de criar filhos acabaram e elas estão entrando em sua vida espiritual. Muitas pessoas - aos 50, 60 e 70 anos - acordam às 4 ou 5 horas da manhã e pensam que há algo errado, porque "não conseguem dormir". Elas se preocupam e não sabem o que fazer consigo mesmas, e freqüentemente acabam tomando soníferos. O que está acontecendo é que elas estão entrando em seu tempo de trabalho espiritual. E deveriam estar trabalhando, utilizando esse tempo... para diligência espiritual.

Infelizmente, nesta civilização, poucas são capazes de aceitar essa dádiva e tirar o máximo proveito dela. Aqui não há perda de poder - simplesmente é uma mudança e uma diferença. É tempo de essas pessoas desenvolverem mais trabalhos espirituais, pois seu trabalho cotidiano usual diminuiu.


Referência:
[1] Sondra Ray, Viva Para Sempre, Editora Gente, 1999.
[2] Lynn Andrews, Medicine Woman (livro)

Sunday, May 28, 2006

 

Frase do Dia

"O conhecimento é o antídoto contra o medo"

Ralph Waldo Emerson

 

Oscar Quiroga - 16

DESPIR-SE ATÉ FICAR NUA

Aqui na nave Terra nossa humanidade deve despir-se o mais rapidamente possível de todos os falsos pudores, esses calcados no ainda mais falso moralismo. Despir-se também do excesso de materialismo, pois o culto ao dinheiro é sério obstáculo para recuperar seu lugar e função na ordem cósmica. Despir-se também, e principalmente, do ódio que sente por essa existência estúpida que lhe drena a preciosa energia de vida a todo momento. Nossa humanidade precisa despir-se e, nua, completamente desprovida dos títulos e atributos que lhe servem para esconder o medo que sente a respeito de tudo e de todos, começar então a reinventar o mundo, o que só poderia ser feito em torno de laços solidários, nunca no caminho competitivo que hoje é a nota dominante da cultura.

Thursday, May 25, 2006

 

Nossa Missão

Nos foi dado um traje espacial, chamado corpo físico, para desempenharmos certas tarefas aqui neste planeta Terra. Ao desempenhar essas tarefas, acabamos aprendendo algumas lições, o que faz deste planeta uma escola para nós. A maioria de nós não sabe qual a sua missão neste planeta. No entanto, é certo que para desempenhar a missão que nos foi confiada, qualquer que seja ela, precisamos usar esta vestimenta espacial que chamamos corpo físico. Portanto, devemos preservar, da melhor maneira possível, este corpo divino que recebemos de presente. Não sabemos como construir e como controlar o funcionamento do nosso corpo, mas podemos investigar como devemos agir para melhor preservá-lo. Esta, portanto, deveria ser nossa primeira tarefa. Estando vivos, poderemos estar cumprindo nossa missão sem saber disso conscientemente. Desconfio que somos apenas instrumentos manipulados por forças muito mais poderosas do que podemos imaginar. Porém, geralmente agimos como se fôssemos os "donos da bola"...

Abraços, Rui.

Wednesday, May 24, 2006

 

Frase do Dia

"Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo! Todos sabemos alguma coisa; todos ignoramos alguma coisa, e porisso aprendemos sempre"

Paulo Freire

 

Pensamentos de Sondra Ray - 8

Da Referência [1]:

Algumas pessoas realmente se ressentem de um ataque à sua crença sobre a morte, mesmo que essa crença as esteja matando! ["Prefiro morrer do que largar minhas crenças e hábitos"] Nossos sistemas de crenças determinam nossa realidade. O que nós acreditamos ser verdadeiro, nós criamos.

No livro de Ruby Nelson [2] lemos:

"Quando alguém decide morrer, a morte realmente libera o peso da gravidade e liberta temporariamente a alma da terra. Mas isso não muda a vibração da consciência do nível humano. Não há escapatória da sua própria vibração, a não ser mediante a mudança praticada de pensamentos. Nem a morte faz com que a consciência libertada vá para um nível celestial. A consciência, quando sai do corpo, busca automaticamente seu próprio nível."

"Cada vida é uma nova oportunidade para ser iluminado e ungido com a luz, e se elevar acima da armadilha da morte. Pois aquele que está unido a Ele, que é imortal, também se tornará imortal."

Observe bem o que está escrito: "Quando alguém decide morrer...". Esta é a chave para a compreensão. A morte é uma opção. No entanto, as pessoas vêm agindo como se não fosse.

Leonard Orr diz o seguinte [3]:

"A idéia básica da Imortalidade Física é que você pode assumir a responsabilidade pessoal pelo destino de seu corpo físico. Os Imortalistas rejeitam a idéia de que a morte é inevitável e dizem que a morte é controlada pela consciência individual. Eles afirmam a idéia de que o corpo humano é capaz de durar tanto quanto o resto do universo físico. Os Imortalistas admitem a reencarnação em sua visão de mundo, mas preferem continuar vivos em face da prática tradicional e popular de descartar cada corpo como lixo. A maioria das pessoas acredita na Imortalidade da alma depois da morte... então... se de qualquer forma você vai sobreviver morto, por que não continuar por aqui?

No livro A Course in Miracles [4], Jesus diz: "Tudo o que você sabe está errado, então comece novamente". O que ele quer dizer é que, já que tudo lhe foi ensinado através do ego, e o ego nem sequer é real, houve uma compreensão equivocada. O conceito de morte foi dado a você através do ego. E quando há uma mentira no cerne de um sistema de pensamento, a filosofia toda é enganosa.

A maioria das pessoas não quer viver para sempre, porque seu corpo está cheio de sofrimento. Uma das razões pelas quais os corpos estão tão cheios de dor é que o trauma do nascimento ainda está suprimido em sua consciência. Diminuir o trauma do nascimento não só reduz a dor em um ser, mas também aumenta seu desejo de viver. Pessoas com menos trauma de nascimento amam mais a vida, querem viver mais.

Ao sair do útero, você pode ter decidido: "A mudança fere" ou "A mudança é perigosa". Esse é um sistema de crenças que, embora parecesse real em seu parto, não tem mais de ser assim. E, se você não se livrar dessa crença, você ainda poderá resistir a mudar coisas que o refreiam, e isso pode evitar que você se cure.

Veja o que [2] diz em relação aos ancestrais: "Por que seguir seus métodos esperando que estes o beneficiem mais do que beneficiaram a eles? Eles não caíram juntos na vala da morte, para a qual você está se encaminhando ao seguir seus passos?". A questão é: "Não use o passado como ponto de referência!".

Argumentos contra a Imortalidade Física

1. "Não é arrogante querer viver para sempre? Isso não é uma mera Viagem do Ego?"

Resposta: Isso depende de como você define ego e arrogância. Segundo [4], o ego é definido como um falso eu que construímos para substituir Deus. É uma crença baseada no pensamento "Sou separado de Deus" e desse pensamento surge um conjunto de pensamentos negativos, todos criados por nós. O cúmulo da arrogância é achar que podemos substituir o que tem a perfeição divina por algo imperfeito. Já que a verdade é que somos um com Deus e não separados, e já que Deus é a Própria Vida ou Espírito, então a vida naturalmente está à nossa disposição. Nós formamos uma unidade com a vida e uma unidade com o Espírito. O corpo é feito de espírito... apenas nossos pensamentos de separação nos impedem de saber isso.

A verdadeira pergunta deveria ser: como você vê o corpo? Sob qual sistema de pensamento você coloca o corpo? Você o colocou sob o sistema de pensamento do Ego é usou-o como um instrumento de separação? (Então a crença de que a morte é inevitável irá parecer correta para você.) Ou você colocou o corpo sob o sistema de pensamento do Espírito Santo, como Jesus fez e faz? Então, neste caso, o corpo é usado como um instrumento de comunicação para servir ao Espírito Santo. Então você começa a entender o que Jesus quis dizer com "Eu e o Pai somos Um", "O poder da vida e da morte estão na língua", "Da maneira que um homem pensa, assim ele é" e "Vossa maestria está presa pelas palavras em vossa boca". Jesus estava sempre tentando ajudar todo mundo a entender que eles eram um com o Pai. Mas muito poucos estavam preparados para Sua mensagem.

2. "Eu não iria querer viver para sempre, isso seria muito doloroso..."

Resposta: É claro que você não iria querer. Quem gostaria de viver para sempre em um corpo velho, decrépito e cheio de dor? Ninguém esperaria que você quisesse isso. Mas você sabe que seu corpo está cheio de dor, ou tem qualquer dor, porque antes de mais nada você está preso à pulsão de morte? Tentar viver enquanto se apega ao pensamento de que a morte é inevitável é como dirigir um carro com as engrenagens ao contrário e/ou com os freios acionados. Isso simplesmente não funciona. O corpo não pode resolver esse conflito na mente. Ele está recebendo instruções confusas. Já que toda dor é o esforço envolvido em se apegar a um pensamento negativo, e já que o pior pensamento negativo antivida é a morte (o oposto de vida), então você pode começar a ver como os pensamentos de morte e de velhice levam à dor. Isso se torna óbvio somente depois que entendemos claramente que os pensamentos produzem resultados, que o corpo é resultado da mente e que a mente governa o corpo.

3. "Eu não iria querer viver para sempre, porque o mundo é uma bagunça."

Resposta: O mundo é uma bagunça, porque o fazemos assim, projetando nosso ego (negatividade e pulsão de morte) no mundo. O mundo mudará assim que mudarmos. E esse é o ponto frisado em [4]. O que você acredita ser verdadeiro, você cria. Posso lhe assegurar, como qualquer Imortalista o faria, que o mundo realmente se torna um lugar diferente, quando se abandona a pulsão de morte. Há tanta alegria, felicidade, saúde perfeita e diversão quanto você puder agüentar. Não há limites para a quantidade que se pode ter. É infinito. Vida e amor são infinitos. Você só tem que aprender a lidar com tanto excitamento!

4. "Bem, eu quero ir para um Lugar Superior"

Resposta: Você sabia que o Céu não é um lugar, mas um reino de amor perfeito e idéias perfeitas, e de uma consciência de unidade perfeita? Você sabia que todos os reinos estão à sua disposição em todos os tempos? Você sabia que a consciência procura seu próprio nível e que, se você deixar seu corpo, você ainda ficará no mesmo nível de consciência de quando você tinha um corpo? A morte não te eleva o nível de consciência instantaneamente. A única maneira de chegar a um nível mais elevado ["o Céu"] é praticar a mudança de seus pensamentos.

[continua]

Referência:
[1] Sondra Ray, Viva Para Sempre, Editora Gente, 1999.
[2] Ruby Nelson, The Door of Everything.
[3] Leonard Orr, The Common Sense of Physical Immortality.
[4] Robert Coon, A Course in Miracles, Foundation for Inner Peace, 1975. (existe em português)

Tuesday, May 23, 2006

 

Frase do Dia

"Qualquer bobão pode fazer coisas maiores, mais complexas e mais violentas. Há necessidade de um toque de gênio - e bastante coragem - para se mover no sentido oposto"

Albert Einstein

 

O Poder do Agora


Não perca tempo e energia vital recordando-se do passado ou pré-ocupando-se com possíveis acontecimentos futuros. Sua força/poder/energia para concretizar sua realidade só age no Agora.

Você já se pegou divagando ou pensando sobre algo que aconteceu há algum tempo atras, ou com algo que pode ou não acontecer no futuro?

É provável que você seja como a maioria das pessoas e você pensa regularmente sobre coisas que aconteceram no passado ou você costuma focar em coisas que podem acontecer no futuro.

Quando você está pensando sobre o passado ou sobre o futuro, você não está aqui, você não está vivendo no agora.

Quando você não está vivendo no agora, você não utiliza o poder do agora - algo que pode melhorar dramaticamente sua vida de maneiras que você nunca imaginou possível.

Se você deseja alcançar sucesso, saúde, felicidade e viver a vida que você deseja, começe a viver no agora - esteja aqui agora - experienciando o momento presente pelo presente que ele é.

O Passado já Foi, o Futuro não Existe

Todos nós vivemos no momento presente, mas muito pouco de nós utiliza o poder deste momento presente.

A única coisa que existe é o que está acontecendo agora. O passado não existe mais - acabou e não deveria ser nada mais que uma memória em diminuição. O futuro não existe - ele simplesmente não aconteceu ainda.

Ambos o passado e o futuro são apenas uma parte de seus pensamentos e memórias - eles apenas existem em sua mente e não na realidade.

A única coisa que realmente existe agora é o momento presente no qual você está vivendo e deste momento presente você pode sacar um poder tremendo - o tipo de poder que pode mudar sua vida e permitir a você alcançar seus objetivos.

Você pode não estar gostando do momento presente, mas isto é porque você pensando sobre o que você acha que o presente deveria ser. Você está comparando o momento presente com algo e não está apreciando o que está acontecendo neste momento.

É provável que você está permitindo que seu ego domine seu momento presente, ou você está se focando em erros do passado, ou você está se consumindo com o futuro, e desta forma você está esquecendo de viver no momento presente. ["O presente é um presente, portanto desfrute-o", assim como "A mente mente, portanto seja cuidadoso"...]

Se a sua situação atual não está agradável, então você está comparando ela com outra coisa - você está pensando provavelmente sobre o que o agora deveria ser, ao invés de tratar aquilo que está acontecendo no presente momento.

Se você está sem emprego, então é hora de procurar um. Provavelmente você está procurando algum emprego, mas não fique focado no fato de que você não tem um emprego, não foque em quanto difícil parece obter um emprego, simplesmente concentre-se em sair e obter um emprego. Este é o processo de fazer o que tem que ser feito e não se preocupar sobre como as coisas deveriam ser.

No fim do dia, veja onde você está e foque no que precisa ser feito em seguida.

Se suas crianças precisam de atenção agora, dê-lhes atenção. Se você precisa sair e procurar trabalho agora, então faça isso. Não compare sua situação presente com nada - aceite o que é e tire o máximo dela com a intenção de melhorar o presente com cada passo que você dá.

Não estou dizendo para você aceitar a sua situação presente e não fazer nada para melhorá-la. Estou dizendo para tratar a sua situação presente e fazer tudo que você pode para melhorar sua vida.

Quando você começa a trabalhar no momento presente com a intenção de melhorar sua vida, você começa a utilizar o poder do agora - você deixa o passado no passado, você não se concentra no futuro e, ao invés disso, você começa a viver no momento presente, fazendo tudo que você pode para melhorar a sua vida agora.

Quando você faz isso, você manda uma mensagem poderosa para a sua mente subconsciente. Você diz para seu subconsciente que você está aqui agora e pronto para começar a trabalhar para melhorar sua vida. Ele então começa a trabalhar para você porque seu subconsciente apenas entende o momento presente - seu subconsciente não entende de futuro ou de passado - seu subconsciente só vive no agora - no momento presente.

Eu sei que este conceito é fácil de entender e constitui um desafio para ser aplicado. Apesar de muitos de vocês estarem capacitados para entender o conceito de viver no agora e de trabalhar com o poder do momento presente, praticar isso é uma coisa completamente diferente.

Para começar a trabalhar com o poder do agora, você tem que fazer sua mente trabalhar de forma diferente - você tem que fazer sua mente simplesmente focar no que está acontecendo e no que precisa ser feito imediatamente. Não se faz mais comparações ou gera-se esperanças de que as coisas ficarão melhor. Apenas trate com o que está presente e com o que precisa ser feito.

Quando você faz isso, você começa a se mover para frente e você permite que a sua mente subconsciente o ajude a conseguir seu objetivo, porque você está no aqui-agora, trabalhando com seu subconsciente para criar as situações que você deseja.

O Presente é Tudo que Existe

Você pode ter recordações, você pode ter sentimentos quando você pensa sobre o passado, você pode se preocupar com o futuro - mas sejamos realistas, o passado não existe mais. Você não pode voltar no tempo e ir para o passado. O passado já era. Ele não existe.

Você não pode entrar no futuro e ver o que acontece - apesar do que dizem os astrólogos e psíquicos - não existe forma de ver o futuro ou viver no futuro. Ele ainda não aconteceu - um dia esse futuro irá chegar e se você não ficar atento - se você estiver muito focado no passado ou ainda se preocupando com o futuro - você irá perdê-lo completamente.

A única coisa que está acontecento neste instante é o momento presente. Enquanto você lê este artigo - isto é tudo que você está fazendo. O momento que você está experimentando agora nunca mais irá acontecer novamente! O agora nunca mais vai acontecer novamente! Seu momento presente nunca irá acontecer novamente !

Mesmo quando você pensa sobre o passado - você pensa sobre ele no momento presente. Você não vai fisicamente para trás no tempo e relembra o passado. Você apenas relembra do passado neste momento presente.

Quando você pensa sobre o futuro, você faz isso no momento presente, não no futuro.

Quando você pensa sobre o passado e sobre o futuro, você está desperdiçando o tempo valioso e o poder que você possui no momento presente.

A única razão das pessoas serem infelizes é porque elas erram por não viver no momento presente, elas deixam de abraçar o agora. No lugar disso, elas geralmente pensam sobre como o momento presente delas deveria ser e permitem que os seus egos as dominem - daí a infelicidade se estabelece.

É impossível ter um problema e viver no momento presente ao mesmo tempo

Quando você vive no momento presente, sua atenção está completamente focada naquilo que está acontecendo neste exato instante. Não existem pensamentos sobre o futuro ou sobre o passado. Se você está no trabalho - focalize-se no trabalho. Se você está em casa - focalize-se na sua casa. Se você está com amigos - focalize-se em seus amigos.

Quando você faz isso, sua mente subconsciente é libertada e fica livre para começar a trabalhar no sentido de melhorar sua vida.

Quando você fica focado no passado ou preocupado com o futuro, seu subconsciente fica perdido em uma confusão. Ele não sabe o que você quer e fica forçado a ir do presente para o passado e do presente para o futuro, sem lhe ser dado o tempo e a habilidade para criar as situações que você precisa para melhorar sua vida no momento presente. Você nunca permite seu subconsciente de funcionar no momento presente - que é o único lugar que ele pode funcionar.

Foque no momento presente. Permita sua mente subconsciente trabalhar para você todos os dias - trabalhando com o poder do momento presente.

Muitos de vocês podem estar procurando respostas, tentando tomar decisões ou apenas esperando descobrir uma paixão que você possa seguir. Todas essas respostas vêm quando você vive no agora - quando você está focado no momento presente você irá receber suas respostas. Você não pode dar um passo atrás no passado ou dar um passo no futuro para receber estas respostas, elas apenas chegam no momento presente.

Mas, se você estiver focado no passado ou sendo consumido pelo futuro, então quando a resposta chegar você a irá perder. Por que? Porque você não estava vivendo no momento presente - este é onde você pode receber a resposta.

Se você deseja começar a direcionar sua mente subconsciente e se você deseja parar de viver no passado e começar a viver no agora, então você precisa tomar o controle de sua mente e da mente subconsciente e começar a criar a vida que você deseja.

Como viver no agora

Se você estiver preparado para começar a viver no agora e começar a criar a vida que você deseja, então dê uma olhada na sua situação presente e pergunte para você mesmo o que está errado com o presente instante no qual você está.

Não pense sobre o que aconteceu ontem ou algo do passado. Não focalize sua atenção naquilo que pode ou não acontecer amanhã. Dê uma olhada neste preciso instante em que você está agora, não daqui a 5 minutos no futuro - e veja se existe algo errado. Se você está em casa, se pergunte: existe algo errado?

Eu quero que você foque sua mente no que está acontecendo e, então, veja o que está errado com esse cenário.

Você não deveria encontrar nada errado no momento presente - ele é o que ele é - e uma vez que você aceite isso, você pode começar a viver novamente.

Sejamos realistas, você não consegue desligar sua mente, mas você pode fazer ela trabalhar de forma diferente, e isto é o que você deveria começar fazer.

Se você não tomar o controle de sua mente, sua mente irá te controlar - e isso não irá te ajudar a melhorar sua vida.

Pergunte a você mesmo estas questões: Você se encontra esperando por algo que pode acontecer? Você está esperando ter mais tempo para fazer coisas? Ganhar mais dinheiro? Encontrar a pessoa certa? Você está esperando pela oportunidade certa?

Esperar é um outro jogo feito pela mente porque ela não quer viver no momento presente.

Se você respondeu "sim" para qualquer das perguntas acima então você não está vivendo no momento presente - você está focado em tudo, menos no momento presente. Eu sei que você não pode focar no momento presente ou viver no agora as 24 horas do dia. Mas começe fazendo isso por alguns minutos por dia e, então, continue expandindo o exercício a cada dia. Então verifique o seu progresso. Veja como você se sente quando você apenas foca no que está acontecendo neste instante. Quando você fizer isso continuamente, você verá que você começará a gostar desse processo.

Aqui vai uma sugestão. Na próxima vez que você for andar ou dirigir seu carro, preste atenção apenas no que está acontecendo à sua volta. Ouça aos sons, observe as pessoas. Não pense sobre o que você tem que fazer, ou no que aconteceu ontem, ou o que pode acontecer amanhã, ou o que pode acontecer daqui a 5 minutos. Foque sua atenção apenas naquilo que está acontecendo agora. Fazendo isso irá levar sua mente a começar a viver no momento presente e antes que você perceba você será capaz de focar sua mente e utilizar o poder do agora.

Começe a utilizar o poder do agora - você ficará mais focado e você irá gostar do momento presente. O melhor de tudo é que você começará a se mover na direção de conseguir seus objetivos e viver a vida que você deseja.

Se divirta um pouco!

Lembre-se de se divertir um pouco. Gozar a vida. Fazer as coisas de formas diferentes. Agir como uma criança, quando você puder - as crianças estão sempre vivendo no agora - isso é tudo que elas sabem fazer. Esqueça seus problemas e faça algo completamente diferente - e se divirta com isso. Quando você começa a fazer isso, você verá que as coisas começam a se encaixar em seus devidos lugares. Se você tem paixão por esportes, começe a praticar o esporte que você gosta. Se você tem paixão para cozinhar, prepare uma refeição ou duas nos próximos dois dias. Faça o que você gosta e você começará a atrair mais situações positivas para sua vida.

Fonte:
Karim Hajee, 101 Great Ways to Improve Your Life (livro).

Labels:


Monday, May 22, 2006

 

Oscar Quiroga - 15

DESPREOCUPAR-SE É ATIVIDADE SUBVERSIVA.

Enquanto isso, aqui na nave Terra que nossa humanidade desperte vagarosamente, exorcizando sumariamente suas preocupações mundanas, seus tormentos mentais, a tortura da ansiedade, substituindo o tempo que gastaria nesses exercícios sórdidos pela prática da sagrada arte da despreocupação. Despreocupar-se é a verdadeira atividade subversiva à qual todo ser humano de boa vontade devia entregar-se diariamente, de modo a desconstruir esse mundo perverso e inventar outro, maior e melhor, no qual a freqüência da felicidade possa aumentar exponencialmente. Neste momento, em que é virtualmente impossível haver acordos entre as partes que estão em conflito, cada ser humano deve dedicar o máximo tempo possível à alegria, ao descanso e à despreocupação.

Friday, May 19, 2006

 

Pensamentos de Sondra Ray - 7

Da Referência [1]:

Há idéias que podem liberar as pessoas da continuidade do ciclo nascimento/morte. Há muitas coisas acontecendo por aí além do que lhe contam na escola. Seja bem claro sobre o que você diz às suas células, para que elas não se confundam. O ponto principal é que você tem uma opção e que deveriam lhe ensinar isso desde cedo. O que você diz é o que você consegue com seu corpo. É importante para nós reconhecer que, se você quer morrer, isso está perfeitamente bem. Achamos importante que você e todo mundo saibam, no entanto, que a morte é passível de controle e que você pode fazer o que bem quiser a respeito disso. Você tem opção. Alguns podem sentir que já é tarde demais para eles e querem reencarnar, ficar no plano astral ou onde quer que sua experiência de morte os deixe. Todo mundo tem o direito de fazer o que quer. Há livre-arbítrio.

Certas expressões, como "Reino dos Céus", foram traduzidas como o estado totalmente oposto da vida aqui, e fez o propósito da salvação ficar adiado para uma "próxima vida". O poeta Kabir diz:
Se não romper suas cordas enquanto está vivo,
você acha que os fantasmas
farão isso depois?
O que é encontrado agora é encontrado depois.
Se você nada encontra agora, simplesmente vai acabar
em um apartamento na cidade da morte.


O Que Causa a Morte?

A maioria das pessoas crê que a morte está além de seu controle. Algumas pessoas acreditam que a morte é a vontade de Deus ou que a culpa é de Satã. Outras simplesmente colocam a culpa da morte na "natureza", alegando que é claro que é "natural" morrer.

Mas, se você acredita que Deus causa a morte, então você faz dele um assassino, que não segue seu próprio mandamento que diz "Não matarás!". E culpar Satã ou a Natureza pela morte, sustenta a idéia de que há alguém ou algo lá no Universo que vai matá-lo e que determina quanto tempo você tem para viver.

Tal crença, sustentada dia após dia, ano após ano, obviamente impossibilita que se relaxe no Universo Físico. Alan Harrington, autor do livro The Immortalist [O Imortalista], diz que "...os humanos sempre odiaram Deus por colocá-los em um universo fechado do qual eles não podem escapar da morte". No livro Stop Dying and Live Forever [Pare de morrer e viva para sempre], o autor Stanley Spears cunha uma frase maravilhosa: "A morte é um grave erro!".

Jesus explica, na Bíblia e no livro Um Curso em Milagres, como a morte se tornou parte da vida. Em resumo, a morte foi criada. O eu pós-separado tem o pensamento - "Sou separado de Deus". Ao optar por esse pensamento, nós entramos em guerra contra Deus. O ego é um falso eu que construímos para substituir Deus. É uma decisão de continuar separados, vinda do pensamento "Eu não sou".

Criamos nossos próprios infernos vivos. Inferno é o que o ego tem feito do presente. Depois de usar mal o poder e criar o inferno, pensamos que merecemos morrer. Em nossa mente, a morte torna-se a única saída. No velho sistema, a culpa requer punição, e nossa culpa é tão grande que a morte seria o único castigo apropriado. Portanto, nos julgamos indignos da vida eterna. No livro Um Curso em Milagres diz-se: Morte é o resultado do pensamento que chamamos ego, tão certo quanto vida é o resultado do pensamento chamado Deus. O pensamento de que "a morte é invevitável" é o favorito do ego! A morte foi inventada quando as pessoas esqueceram quem eram e criaram o ego.

Uma vez aceita a idéia de separação, tudo entra em declínio, e você também estará fora do Jardim do Éden. O pecado original, o pensamento de que você não é Deus, é que o leva para fora do Céu. A fim de não ser Deus, você usa o poder para se livrar da presença Dele. Para fazer isso, você tem de achar que é melhor do que Deus. Você tem de pensar que pode superar Deus tornando imperfeito o que Ele fez perfeito.

A finalidade do corpo é fazê-lo reaprender quem você é e expressar sua divindade em toda a plenitude. A vida é um ashram no qual você tem a oportunidade de continuar a elevar sua velocidade vibratória a extensões cada vez maiores. O impulso de morte é simplesmente um pensamento antivida construído pela família e pela tradição cultural. Somos criados com o pensamento de que a morte é inevitável. Nossa criatividade é inibida por essa mentalidade afeita à morte e daí acreditamos que a morte é a única opção possível para nós.

Seus pensamentos produzem seus resultados. Enquanto uma pessoa se ativer às vibrações do pensamento negativo, ele não avançará para a luz. Todo pensamento e sentimento negativo torna-se um peso sobre seu corpo e um fardo para sua alma. Todos os pensamentos e ações maus e negativos (e emoções como ódio, raiva, inveja, medo e outras) propiciam condições de envelhecimento, doença e morte.

Sua Mente é o meio através do qual o Espírito cria. O espírito, através do meio mental, cria o corpo. Quem pensa cria resultados com seus pensamentos. Essa é uma das verdades fundamentais da iluminação. Iluminação é a certeza de que seus pensamentos produzem resultados.

Você pode acreditar que é responsável pelo que faz, mas não pelo que você pensa. A verdade é que você é responsável pelo que pensa, porque é somente neste nível que você pode exercitar sua escolha. O que você faz resulta do que você pensa.

O homem percebe à medida que pensa. Deste modo, ele deve procurar não mudar o mundo, e sim o seu modo de pensar a respeito do mundo. É impossível que o Filho de Deus (você!) seja meramente levado por eventos externos a Ele. É impossível que acontecimentos que ocorram a Ele não sejam de Sua escolha.

Eu Sou responsável pelo que vejo. Eu escolho o sentimento que vivencio e dicido sobre a meta a atingir. E tudo que parece acontecer para mim, eu peço por isso e recebo o que pedi. Então, obviamente, já que você cria tudo com sua mente, da mesma maneira você cria sua própria morte. A morte, portanto, não lhe é imposta.

A morte é o resultado de pensar o pensamento: "A morte é inevitável". Uma vez que você concorde com esse pensamento, você constrói diferentes formas de representar esse pensamento - diferentes formas de se matar.

O Espírito, a Mente e o Corpo são na realidade feitos da mesma substância, mas têm atividades diferentes em vibrações diferentes, da mesma forma que vapor, água e gelo são o mesmo elemento [H2O], mas têm propriedades diferentes em temperaturas diferentes.

A Mente é o Espírito condensado. O Corpo é a Mente condensada. Portanto, o Corpo é sumo Espírito. Sabendo disso, a Imortalidade Física faz sentido.


Referência:
[1] Sondra Ray, Viva Para Sempre, Editora Gente, 1999.

Thursday, May 18, 2006

 

Meus Queridos Urubu, Micróbio, Vírus, Vibrião,...

A Bíblia nos conta que Deus, após criar o Universo, verificou que tudo estava bom, tudo estava bem feito. Ele criou um grupo de seres divinos encarregados da árdua tarefa de limpar o planeta Terra de corpos mortos e doentes. Nesta categoria estão os seres macroscópicos conhecidos como hienas e urubus, por exemplo, e seres microscópicos conhecidos por vários nomes, como micróbios, vírus, bactérias, bacilos, fungos, vibriões, germes, etc. Quando entramos em uma floresta virgem, respiramos um ar puro e agradável devido à ação desses seres, que somem com os corpos dos milhões de animais que ali morreram desde a formação deste planeta.

Tudo corria normalmente, até que surgiu um pesquisador francês chamado Louis Pasteur. Resumidamente, este senhor propôs a teoria de que a causa de todas as doenças eram seres muito pequenos para serem vistos a olho nu, que foram chamados de micróbios [micro=pequena, bio=vida]. Esta era uma roupagem científica para as afirmações dos curandeiros e charlatães de que os males humanos eram devidos a maus espíritos. Tanto os maus espíritos como os micróbios não podem ser vistos por nossos olhos. A teoria proposta por Pasteur foi entusiasticamente adotada pela ciência médica daquela época e perdura até hoje. No entanto, o próprio Pasteur, já no seu leito de morte, descobriu que sua teoria estava errada, quando afirmou "O germe não é nada, o terreno é tudo". Porém, esta retratação chegou muito tarde e a ciência médica continuou adotando a idéia inicial de Pasteur, até hoje.

O erro na teoria de Pasteur é trocar efeito por causa. Os microorganismos, chamados "patogênicos" [causadores da doença], só se proliferam em um corpo apropriado para seus desenvolvimentos. Este "corpo apropriado" é um corpo intoxicado/envenenado, devido à adoção de hábitos patogênicos pelo dono desse corpo. O hábito patogênico mais praticado pela população é comer comida cozida. Tentar matar os seres divinos, chamados de microorganismos patogênicos, para eliminar a doença (o efeito) é o mesmo que tentar eliminar a sombra (o efeito) de uma pessoa em uma parede, trabalhando apenas na sombra da parede, ao invés de eliminar a sombra removendo a pessoa (a causa da sombra) do local que propicia o aparecimento da sombra na parede. Todas as doenças são curadas apenas pela mudança de hábitos patogênicos para hábitos salutares. Remédios nunca curam doenças, apenas aliviam sintomas da doença, deixando a causa das doenças inalterada.

Os microorganismos, ditos patogênicos, só se desenvolvem em corpos poluídos, visando decompô-los. Várias pessoas, consideradas santas, morreram e seus corpos não se decompuseram, por serem corpos saudáveis. Não é por mero acaso que em todas as línguas que conheço, santo e saúde são sempre palavras de grafia e som muito próximos, como saint e santé em francês, holy e health em inglês. Pessoas mais evoluídas, acima das pessoas santas, levam consigo seu corpo após a "morte" [como Jesus, por exemplo] para não poluir o planeta com objetos inúteis [um corpo morto, sem decomposição]

Um abraço, Rui.
fragassi@gmail.com

Wednesday, May 17, 2006

 

A Neblina Eletromagnética

Temos a tendência de considerar inexistente aquilo que nossos olhos não enxergam. Recentemente estive lendo um artigo sobre televisores de plasma gigantes, que são pendurados em paredes. Fiquei sabendo que esses televisores não podem ser colocados juntos de qualquer parede: se a parede tiver muita fiação elétrica embutida nessa parede, isso irá distorcer o sinal de vídeo do televisor! Agora eu entendi: toda a fiação elétrica de nossa casa é uma fonte de poluição eletromagnética dentro de toda nossa casa. Isso não seria grande problema, se fosse a única fonte de emissão de ruído eletromagnético. No entanto, mesmo que não liguemos nenhum aparelho nas tomadas elétricas de nossa residência, estamos sendo banhados ininterruptamente, durante as 24 horas do dia, por sinais eletromagnéticos emitidos pelas estações convencionais de televisão, rádio e de telefonia celular de nossa região. Além desses sinais, somos banhados também, em qualquer lugar e em qualquer instante, pelos sinais eletromagnéticos de baixa freqüência [ 50 e 60 Hz] que "vazam" das redes de distribuição de energia elétrica de todos os países deste planeta.

Em nossa casa, no entanto, estamos acostumados a ligar muitas coisas na rede elétrica. Todas essas coisas irão contribuir, em algum grau, com a neblina (poluição) eletromagnética presente no interior de nossa residência. Vejamos uma pequena relação desses dispositivos: lâmpadas, televisores, rádios, geladeiras, telefones sem-fio e celulares, aspirador de pó, máquina de lavar, aparelho de ar condicionado, ventilador, liquidificador e similares, chuveiro elétrico, forno de microonda, controles remotos de aparelhos, computadores e monitores, ligações sem fio entre aparelhos [bluetooth, wi-fi, etc], portão eletrônico, rádio-relógio, videogames, etc. Um "bônus" adicional de muitos desses aparelhos é a geração concomitante de poluição sonora, além da eletromagnética.

Portanto, temos atualmente uma maldição desta época da telefonia móvel: no nosso ambiente doméstico temos inúmeros equipamentos cujos campos eletromagnéticos, segundo as pesquisas científicas, estão ligados à depressão, abortos e câncer, por exemplo. A neblina invisível, criada pela eletricidade que move nossa civilização, está causando câncer em crianças, causando abortos e suicídios e tornando certas pessoas alérgicas à vida moderna, como revela novas evidências científicas.

O problema de saúde surge pelo seguinte fato: nosso corpo físico é um sistema mecânico-químico que é controlado por sinais eletromagnéticos. Estes sinais eletromagnéticos, gerados no próprio corpo, sofrem a interferência dos sinais eletromagnéticos gerados pela humanidade (e pelo próprio planeta, como vimos na postagem sobre nossa conexão cósmica), fora do nosso corpo. Obviamente, essa interferência eletromagnética atrapalha o funcionamento de nosso corpo, que iremos detectar como mal-estar ou doenças.

Estando consciente desses perigos, podemos tentar diminuir as fontes geradoras desses sinais. Um exemplo típico é não optar pela moda atual de ligar aparelhos através de conexões sem-fio. Fique sempre alerta, seja uma pessoa de atenção.

Um grande abraço, Rui
fragassi@gmail.com


 

Perfect Health

Além deste local, estou compilando informações relacionadas à saúde, em inglês, no endereço:

http://perfecthealth-rui.blogspot.com

Um abraço, Rui
fragassi@gmail.com

Tuesday, May 16, 2006

 

Oscar Quiroga - 14

A Existência Artificial

Na Terra, nossa humanidade se acostumou a pensar que sua existência se processa desvinculada de qualquer plano maior e nesse pecado baseia todos os erros e crueldades que perpetra. Entretando, uma situação artificial dessas não poderia durar para sempre, pois, mesmo que o tenha feito por milênios, isso não é nada em comparação com o espírito universal, que a tudo sustenta em harmonia constante, enxergando o tempo como aliado. A existência artificial de nossa humanidade foi além do prazo de validade e se sustenta com mentiras e crueldades, mas o número crítico de seres conscientes será atingido e o artifício se desintegrará como se nunca tivesse existido.

 

Manipulação e Medo

Fique atento e tome cuidado! A manipulação das pessoas é feita pela geração de medo nas mesmas. Esta tática é conhecida como a seqüência Problema-Reação-Solução, empregada desde tempos imemoriais. Hitler a usou, assim como Bush a tem usado (via atentados de 11 de setembro de 2001). No Brasil estamos vivendo uma onda de violência (constituindo o Problema, primeira fase); logo teremos a fase da "Reação da sociedade", via meios de comunicação controlados pela Elite, e posteriormente a "Solução amarga", que consiste em tirar direitos da população, com a desculpa de resolver o Problema.

Não entre em sintonia com a vibração do medo e das trevas. Sintonize-se com a vibração do Amor e da Luz. Seja um farol iluminando no meio da noite. A solução de todos os problemas sociais começa em Você! Procure mudar a sua forma de ver o mundo e conscientize-se que você é um filho/filha de Deus e Deus é quem manipula seu corpo físico, do jeito que Ele quer.

Alguém disse: "Conheça a Verdade, e a Verdade vos libertará", o que significa que somos escravos (oposto de Libertação) das mentiras (oposto da Verdade) que nos foram passadas desde nosso berço. Eliminando essas mentiras e substituindo-as por verdades, passamos a viver uma outra realidade pessoal, na qual toda essa roubalheira e corrupção (que surge pela decadência da ciência chamada MORAL) não mais nos afetará. Você se transformará, sem o perceber, em uma antena transmissora da Verdade (da moralidade), contribuindo para a melhoria de toda a comunidade humana e do meio ambiente. Começe a mudança em você mesmo! Conscientize-se, também, que você não é "o dono da bola", mas apenas um instrumento manipulado por Deus, seu criador. Desta forma, sua vida ficará mais relaxada e mais tranquila de ser vivida, seguindo aquela frase do Osho "A vida não é um enigma para ser decifrado, mas um mistério para ser vivido", ou daquele outro "Não vos preocupeis com o dia de amanhã". Resolva os problemas na medida em que eles surgem, não os antecipe com pré-ocupações. As pré-ocupações só contribuem para nos roubar energia vital e somatizar doenças em nosso corpo. São coisas que poderão não ocorrer, ou ocorrer de forma diferente daquela antecipada, e que deverão ser lidadas de forma distinta daquela antecipada pela pré-ocupação.

Um grande abraço, Rui
fragassi@gmail.com
http://perfecthealth-rui.blogspot.com

Monday, May 15, 2006

 

A Crise é Ocasião de Oportunidade


A China possui várias tradições de sabedoria milenares. O Taoismo é uma delas. A escrita chinesa é outro repositório de sabedoria. O ideograma para a palavra "Crise" ( vide [1]) é constituído de dois ideogramas: "Momento de grande perigo" junto com "Oportunidade". Isto aplica-se a indivíduos e nações. No Brasil, por exemplo, a "crise do petróleo" de 1973 gerou a oportunidade do lançamento do programa "pró-álcool" de substituição de importação de petróleo por alternativa vegetal, renovável, nacional e menos poluente. Houve, portanto, um salto de qualidade ambiental no país, como conseqüência da solução adequada apresentada para essa crise.

Com relação ao nosso organismo, entramos em crise quando nosso corpo físico passa a não funcionar a contento: quando surge um mal-estar ou uma doença aguda. Uma doença crônica já constitui uma crise permanente. Todos esses sintomas desagradáveis são conseqüência de hábitos doentios que adotamos. Com o passar do tempo, todos os nossos hábitos doentios levam ao aparecimento de doenças. O envelhecimento, por exemplo, é uma doença crônica. Infelizmente, praticamente todas as pessoas só alteram seus hábitos doentios após o aparecimento da crise (doença). Nesta ocasião, temos a oportunidade de usar nosso livre-arbítrio de duas formas: certa ou errada. A maneira errada de enfrentarmos a crise é usarmos remédios para tentar curar a doença. Desta forma, apenas iremos agravar o conjunto total do corpo, pois iremos adicionar mais venenos (todos os remédios são venenos que visam matar os supostos micro-organismos patogênicos, causadores da doença) ao nosso sistema.

A maneira correta de enfrentar a crise é fazermos uma auto-análise criteriosa e identificar o hábito patológico que levou ao surgimento da crise (doença), e alterarmos esse hábito por outro hábito salutar. Dois hábitos que eliminam rapidamente todas as doenças é comer alimentos crus e fazer jejum.

Um abraço, Rui
fragassi@gmail.com

Para saber mais:
1. http://www.abrac.com.br/escrito/fax/ms-08-02-09.pdf
2. http://www.casaconhecimento.com.br/blog/2008/12/crise-perigo-oportunidade/

Referência:
[1]
wpe2.gif (1791 bytes) "CRISE"


O ideograma acima, que se pronuncia "KIKÍ" é o correspondente a "crise" na escrita chinesa.
A escrita chinesa, empregada em quase todos os países do leste asiático, é baseada em símbolos gráficos que traduzem uma idéia, daí serem conhecidos como ideogramas.
Por exemplo, o ideograma wpe3.gif (1224 bytes) (pronuncia-se yamá) é um desenho estilizado de uma
montanha. O símbolo wpe4.gif (1210 bytes) (ki) representa uma árvore.
Alguns ideogramas são de elaboração muito simples como os numerais wpe5.gif (980 bytes) , wpe6.gif (1004 bytes) , wpe7.gif (1028 bytes), etc. Outros são um pouco mais elaborados como em wpe8.gif (1100 bytes) (uê) que significa "em cima" e wpe9.gif (1102 bytes) (shitá) que significa "em baixo".

Outros ainda, são de elaboração um pouco mais complexa pois são formados pela montagem ou justaposição de outros ideogramas.
Encontramos isso em bosque (wpeA.gif (1307 bytes)) que é formado por algumas poucas árvores e na floresta (wpeB.gif (1327 bytes)) que é formado por muitas árvores.

Outro exemplo interessante são algumas variações do ideograma "porta" (wpeC.gif (1287 bytes)). Quando enxergamos a luz do dia através da porta (wpeD.gif (1320 bytes)) temos uma "fresta" ou uma árvore através da porta (wpeE.gif (1358 bytes)) temos "tranquilidade".

"Crise" é representada por 2 ideogramas: wpeF.gif (1267 bytes) e wpe10.gif (1451 bytes) que juntos (wpe11.gif (1800 bytes)) têm o significado de "Momento de grande perigo". O primeiro (wpeF.gif (1267 bytes)) representa "perigo, lugar perigoso, momento de perigo". O segundo (wpe10.gif (1451 bytes)) representa "oportunidade".

Por sua vez, o símbolo de oportunidade (wpe10.gif (1451 bytes)) é formado por árvore (wpe4.gif (1210 bytes)) que representa "estrutura", "organização" e trabalho (wpe12.gif (1386 bytes)) que representa "ação"e "realização". Oportunidade é, portanto, a realização de um trabalho orgranizado, estruturado.

Em resumo, podemos entender a "crise" na visão oriental, como sendo o momento de grande expectativa que prenuncia a realização de um trabalho organizado.


wpe13.gif (2941 bytes)
Roberto Massaru Watanabe
wpe14.gif (1632 bytes): (011) 6671-0466

roberto@ebanataw.com.br
Voltar para a página de abertura


Labels: , , ,


Wednesday, May 10, 2006

 

A Perturbação dos Mosquitos


A maioria de nós está em um baixo nível de evolução espiritual, que acaba atraindo mosquitos [e pernilongos, em particular] para junto de nosso corpo físico. Certamente, o Deus criador do Universo não é perturbado por mosquitos, como nós ! Se estivermos perfeitamente sintonizados com Ele, certamente também não iríamos atrair mosquitos para nós, não é mesmo?

Os mosquitos não são apenas uma perturbação (como o barulhinho dos pernilongos), pois suas picadas (como de pernilongos e borrachudos) podem desencadear reações alérgicas e causar complicações sérias como, por exemplo, transmissão de dengue, malária, febre amarela, encefalite e vírus West Nile para humanos e animais.

Existe duas formas de manter os insetos à distância de nosso corpo: não atraí-los e repelí-los. Essas duas formas de combate pode envolver métodos naturais ou tóxicos. Para implementar a tática de "não-atração", precisamos ter um ambiente limpo ao nosso redor (no nosso quintal) e dentro de nosso corpo. Um quintal limpo de lixo e de ambientes propícios para o desenvolvimento de larvas desses mosquitos (como no caso da dengue) irá contribuir para diminuir a quantidade desses pestinhas dentro de sua casa. Além disso, o nosso próprio corpo, quando possui bastante lixo armazenado em seu interior, irá também exalar odores que atrairá os pernilongos e cia. Para não acumular lixo em nosso interior, precisamos implementar uma alimentação saudável (e crua, sem adulterar a comida que Deus preparou para nós).

Para evitar criadouros para o pernilongo da dengue, em águas paradas limpas que se acumulam em plantas [como as bromélias] e em objetos deixados no quintal, pode-se usar pó de café (após usado para fazer sua bebida) e vinagre (conforme comentei em outra postagem, de 27.4.06) nos locais desses acúmulos de água.

Plantar cravo de defunto (marigold, em inglês) espalhado por seu quintal e jardim funciona muito bem para repelir insetos, porque essas flores exalam uma fragrância que os insetos não gostam. Esta é uma boa forma de espantar mosquitos sem usar inseticidas químicos.

O sabonete de citronela e o óleo de citronela, quando passados no corpo, ajudam a repelir pernilongos. Para uma proteção de mais alta intensidade, pode-se queimar incenso/vela de citronela. Os mosquitos evitam a citronela e eles odeiam a fumaça.

Existem no mercado repelentes eletrônicos que utilizam uma ou duas freqüências sonoras para simular libélulas e outros pernilongos machos (que não nos picam), que criam um ambiente de competição para as fêmeas que nos chupam sangue. Esses dispositivos costuma ter uma faixa de velcro para os manter junto à nossa roupa. Isso constitui uma unidade compacta e versátil que você pode levar para qualquer lugar, para manter sua proteção. Algumas unidades possuem inclusive uma lanterna embutida para uso noturno.

Vejamos mais algumas dicas úteis:

- Evite usar fragrâncias florais e de frutas nos perfumes, loções para o corpo e detergentes.
- Evite usar roupas escuras, pois os mosquitos são atraídos por roupas mais escuras.
- O amanhecer e o anoitecer são os períodos de pico das atividades dos mosquitos e, portanto, evite atividades externas durante esses períodos.
- Evite exercisar-se fora de casa durante os períodos de pico de mosquitos. Os exercícios criam mais ácido lático e seu corpo também irá expelir mais dióxido de carbono (CO2). Os mosquitos são atraídos por ambos esses odores. O suor também atrai os mosquitos, por criar um ambiente úmido em volta do corpo.
- Não permita que água parada se acumule no seu quintal (importante na dengue).
- Acenda velas de citronela ou incensos no lado de fora da casa.
- Coma mais alho. O alho repele os mosquitos [talvez também seu conjuge... :))] e também é encontrado em vários repelentes de mosquito comerciais.
- Erva-de-gato [catnip, em inglês] repele mosquitos. Mantenha um pouco dela no seu bolso ou esfregue-a nas suas áreas expostas (seu gato irá te adorar).
- Tente esfregar salsa nas suas partes expostas.

Existem certos óleos que repelem mosquitos. Uma combinação desses óleos pode repelir diferentes tipos de mosquitos. No entanto, antes de usar esses óleos certifique-se que você e sua família não possui um histórico de alergia aos óleos listados abaixo. Outro ponto a se lembrar, é que os ingredientes naturais são mais facilmente absorvidos pela nossa pele e se diluem mais facilmente em água (presente no suor), do que os repelentes químicos; portanto, para manter a proteção reaplique os óleos regularmente.

- óleo de citronela
- óleo de rícino
- óleo de alecrim
- óleo de cedro
- óleo de hortelã
- óleo de cravo-da-índia
- óleo de gerânio

Outras opções de óleos, menos efetivos, são os de verbena, alfazema, pinheiro, canela, tomilho, pimenta-da-jamaica, soja e alho.

A maioria dos repelentes comerciais de insetos possui um produto químico chamado Deet, que deve ser evitado, pois pesquisadores descobriram que ele pode causar perda de memória, dor de cabeça, fraqueza, fadiga, dores nos músculos e juntas, tremores e falta de respiração, quando de seu uso intenso.

Quando usar repelentes naturais de mosquitos, lembre-se de adotar uma abordagem integral trabalhando no seu corpo e no ambiente, focando tanto em repelir os mosquitos como também evitando sua atração. Selecione uma tática que funcione melhor para você e para sua família.

Se tudo falhar, use alguns sapos no seu quintal!!

Um abraço, Rui
fragassi@gmail.com

Labels: , ,


Sunday, May 07, 2006

 

Pensamentos de Sondra Ray - 6

Da Referência [1]:

O corpo é o campo de teste para os nossos sonhos. A soma total de suas crenças é o que você vivencia. O impulso da consciência é incorporar o conhecimento, de tal forma que a Alma se torna corporificada e o corpo se torna "um objeto comandado livremente pela imaginação". Na realidade, isto já é assim, apenas nós é que não percebemos. Não há separação entre físico e espírito. Nós somos nosso sonho. Para dominar o jogo da Vida, devemos nos tornar conscientes de que somos os autores de nossa realidade. Precisamos parar de nos "matar" com a nossa crença na morte. Na realidade só existe Vida, antes e após esta transição chamada de "morte".

Há uma alternativa para a morte física. É possível continuar vivendo para sempre, sem "abandonar" o corpo físico - embora tenhamos sido levados a acreditar no contrário. É possível continuar vivendo para sempre. Há pessoas que o fizeram. As tradições siddha, na Índia, por exemplo, adotam a idéia de que alguns indivíduos estão neste mundo desde que o corpo humano evoluiu, esperando pacientemente que o resto de nós compreenda isso.

Algumas verdades metafísicas básicas são: (1) seus pensamentos produzem seus resultados (por exemplo, pensamentos negativos produzem resultados negativos); (2) seu corpo obedece às instruções que recebe de sua mente (em outras palavras, a mente governa o corpo em todos os casos); (3) toda morte é suicídio. A morte, portanto, é um sistema de crenças. E sistemas de crenças - e crenças - podem ser mudados. Desta forma pode-se compreender e aceitar a Imortalidade Física.

Há também uma alternativa para o envelhecimento. O hábito de afirmar o poder (e a inevitabilidade) da morte é o mesmo que causa envelhecimento, doenças e estados de debilidade que levam à morte. Se a vida inteira você ouviu que "vai envelhecer e morrer", é nesse hábito de pensamento que você crê.

Então, o que matou mais pessoas do que todas as outras causas de morte combinadas? O pensamento de que a morte é inevitável.

Jesus disse: "O poder da vida e da morte está na língua!". Em outras palavras, o que você diz é o que você consegue. Jesus também disse: "Vou deitar este corpo e levantá-lo novamente três vezes", e foi exatamente o que Ele fez. Ele não morreu. Ressucitou e, então, levou Seu corpo com Ele.

Você também pode fazer isso, tornando-se um mestre espiritual, que é algo que você pode fazer, porque você é uma unidade com Deus. Não está separado de Deus. No entanto, a prática da morte física é um hábito antigo. Pode ser que um dos motivos da popularidade da morte seja o medo que as pessoas têm de questioná-la. Muitos filósofos e cientistas evitaram o estudo da morte porque achavam que ela lhes ocorreria enquanto a estudavam (Naturalmente, isto aconteceu a eles de qualquer maneira, justamente porque eles não a estudaram).

A Bíblia diz: "A morte é o último inimigo a ser vencido", e portanto isto significa que a morte pode ser vencida. Aceitar a filosofia da Imortalidade Física tem tanto valor quanto aceitar uma filosofia voltada para a morte. E tenho certeza de que a primeira é melhor para sua saúde.

Meditar e pensar sobre Imortalidade Física é divertido e estimulante. Vamos tentar ter o pensamento: "Posso viver por quanto tempo quiser em meu corpo físico" (Isso é Imortalidade Física). A Imortalidade Física pode ser definida como uma existência infinita: especificamente, é a existência infinita de seu corpo físico com saúde e juventude perpétuas, por tanto tempo quanto você quiser (portanto, você só morre quando quiser).

O corpo humano é maravilhoso. A Inteligência que criou o universo físico também criou o nosso corpo a partir da mesma substância. Apreende-se, portanto, que o corpo humano, que contém a mais alta expressão dessa Inteligência, deveria durar tanto quanto o resto do universo físico. Destruir nosso corpo morrendo não é um insulto à Inteligência que o criou? Lembre-se sempre que suas crenças controlam seu corpo físico.

Seu corpo tem a capacidade de produzir novas células. Uma teoria científica afirma que o corpo se renova totalmente a cada onze meses. Portanto, podemos fazer nossa vida fluir na direção do envelhecimento ou do (re)juvenescimento. O processo conhecido como Renascimento é uma técnica de rejuvenescimento natural, já que você estará inundando suas células com oxigênio.

Sua mente é o elemento que mais o envelhece, se você permitir. Em outras palavras, sua mente cria novas células que são mais velhas, correspondendo às crenças nela programada. É um fato histórico, muito conhecido, que a rainha francesa Maria Antonieta ficou com seus cabelos brancos (envelheceu) na véspera de ser decapitada.

Pense sobre seu potencial jovem. Um bebê, um ser novo, sempre vem novo, independente da idade da sua mãe; pense nisso. E assim, você pode querer tentar juvenescer dez ou vinte anos e, então, parar nisso por algumas década ou alguns séculos. E depois você pode tentar envelhecer de novo. Alguns mestres espirituais não só se materializam e se desmaterializam, como podem transformar seus corpos no sexo oposto. Babaji já apareceu para mim como bebê, como velho e como mulher, e já flutuou na minha frente.

Se você acreditar que a morte é inevitável, então você está no processo de morrer neste exato momento!

É preciso muito esforço para conseguir destruir o corpo físico; se você tem a capacidade de fazer isso, você também pode optar por preservá-lo.

Nossos programas - pulsões de morte e pulsões de vida - funcionam em sua mente, na maior parte das vezes, sem que você esteja ciente deles.

Pensar que "eu herdei isso" significa na verdade "entrei em acordo com a maneira de pensar de meus ancestrais e não vou mudar isso". Mas por que ficar empacado nesse pensamento quando você pode mudar suas células, seu DNA, tudo? Você não tem de ficar preso a esses velhos padrões de pensamento.

No caso de alguém de sua família ou um ente amado realmente morrer, é importante saber que a sua "pulsão inconsciente de morte" pode ser "ativada". Coisas suas podem começar a "morrer", ou seja, cair aos pedaços ou quebrar, como utensílios domésticos, escadas, equipamentos, etc. Plantas e animais podem morrer em sua presença. Você pode ficar doente ou atrair pessoas doentes. Seu negócio pode falir; negociações e investimentos podem falhar. Pode parecer "azar", mas isso não existe. Apenas sua pulsão de morte está em alta. Você pode se sentir triste, deprimido, com pouca energia e esgotado.

O envelhecimento é autocriado na mente. O juvenescimento também pode ser autocriado pela mente. O envelhecimento é controlado pela consciência. É uma questão de transformar a natureza do corpo, de forma que ele passe a expressar sua natureza mais elevada. Você atrai o que teme. O que você teme recai sobre você.

Está dito no livro Um Curso em Milagres : "Você não tem medo de sofrer, da dor, da infelicidade e da morte. Você tem feito isso em todas suas vidas. Seu verdadeiro medo é da redenção, da vida e de Deus!". As pessoas dizem que têm medo da morte, mas elas também têm medo da vida. Um dos motivos de temermos a vida é que achamos que a vida nos mata. O velho pensamento aqui é de que Deus é Vida e Deus mata pessoas, portanto a Vida nos mata. Isto não é insano? Isso mostra quão insano nosso pensamento se tornou. É confusão atrás de confusão.

Os ocidentais costumam desejar a Imortalidade Física para ter tempo suficiente para concluir uma tarefa relevante, envolvendo normalmente uma responsabilidade pelo planeta. Alguém que gosta de fazer isso e estiver disposto a servir a todo mundo, deve tornar-se imortal.

Um dia minha mãe me disse: "Bem, Sondra, acho que quando você fala de Imortalidade Física você deveria falar talvez, em vez de agir com tanta certeza". Eu respondi: "Bem, mãe, a única forma de tê-la é ter certeza sobre ela."

Se você pensa e diz: "Duvido, mas talvez...", então você não está programando suas células apropriadamente para evitar o envelhecimento. Isto não significa que você não deva verbalizar suas dúvidas e tirá-las de seu subconsciente. Na realidade, a maneira de se livrar de suas dúvidas e medos é verbalizá-los, encará-los, atracar-se com eles, botá-los para fora e, então, mudá-los conscientemente. Mas apegar-se às dúvidas não produzirá mudanças no nível físico.


Referência:
[1] Sondra Ray, Viva Para Sempre, Editora Gente, 1999.

Saturday, May 06, 2006

 

Coma para Ficar Fraco

"Coma mais para ficar forte!", diziam nossas mães quando éramos crianças, não é mesmo? Porém, qual a nossa experiência a esse respeito? Após uma farta e rica refeição você está cheio de energia e capaz de participar de uma maratona de 42 quilômetros? Certamente que não, não é mesmo? Portanto, como funciona nosso sistema digestivo?

Este sistema transforma as substâncias sólidas e líquidas ingeridas, que chamamos geralmente de comida, alimentação ou nutriente. Este processo faz a pessoa se sentir contente, principalmente após encher o estômago. Também, a fome e a sede desaparecem após comer um pouco (é um comportamento típico de um viciado).

A explicação e entendimento "científico" universal, de como as substâncias consumidas constroem e energizam o corpo é a seguinte. A comida consumida é dissociada (pelos fluidos digestivos e pelas enzimas) em substâncias mais simples (em compostos químicos, como glucose, aminoácidos, etc). Em seguida, essas coisas são usadas pelo corpo para sintetizar (construir) aquilo que ele precisa e para extrair a energia vital (para ser usada para se mover, pensar, aquecer o corpo, etc). A conclusão resultante parece ser simples, de que as substâncias consumidas dão ao corpo a energia e os materiais de construção. Portanto, considerando a energia, o corpo pode ser comparado com um carro ou uma locomotiva nos quais o combustível é queimado para obter a energia que move todo o mecanismo [1].

Observando as pessoas à nossa volta, notamos que não existe uma conexão absoluta entre a quantidade de comida ingerida, e sua composição, com a aparência do corpo e quanta energia uma pessoa possui. Por que isto acontece? Se uma quantidade maior de comida ingerida desse mais energia vital, então as pessoas que comessem mais deveriam se sentir mais energizadas. Existe inclusive o conceito de "valor energético" da comida (ferramenta eficiente para manipular as pessoas). No entanto, porque após uma refeição saciante e farta a pessoa, ao invés de ficar radiante de energia, fica sonolenta, preguiçosa e enfraquecida? "Coma mais para ficar forte" é uma trapaça feita com as crianças, que mais tarde em suas vidas irá resultar em muitos sofrimentos, como doenças, envelhecimento e morte prematura do corpo.

Um dos mais sérios danos que podemos fazer com uma criança é força-la a comer. Ficar vigiando para se certificar que a criança termine de comer tudo que está no prato, prejudica o corpo dessa pessoa que você ama. Isto causa, entre outras coisas, mudanças nas estruturas psicológica e física da criança, que são difíceis de se reverter e que encurtam a vida desse ser. Em resumo, forçar a criança comer mais do que ele deseja, danifica o corpo da criança.

Deixe seu filho decidir por si mesmo. Não se preocupe, seu filho não irá morrer de fome e nem comer em excesso, a não ser que estes programas já tenham sido induzidos nele. Você apenas deve protegê-lo contra venenos tais como doces, frituras, chips e toda comida frita, defumada e grelhada, e também contra leite animal, inclusive todos os produtos derivados dele.

Para responder às perguntas levantadas acima, primeiramente precisamos saber que o alimento comido não dá qualquer energia para o corpo. Todo o alimento comido causa uma reação oposta, pois ele força o corpo a despender energia para decompor, neutralizar e excretar tudo que foi comido. Na realidade, o corpo usa sua própria energia para transformar e excretar o que a pessoa inseriu no seu tubo digestivo. Daí vem o "cansaço" e sonolência após as refeições, devido à queda de energia disponível para nossas outras funções, que não a digestão.

Em segundo lugar, a comida engolida não é usada para construir as células do corpo humano. Ela tem um impacto em como as células são construídas e como elas funcionam, mas a comida não as constrõem. O corpo não constroi diretamente suas células do alimento ingerido.

Que faz o corpo com a comida engolida? O corpo irá remover completamente a comida engolida, se ele estiver funcionando adequadamente. O corpo remove as substâncias supérfluas e venenosas através das fezes, gases, urina, suor, saliva, sebo, sangue (menstruação), respiração, cabelo, unhas e epiderme. Porém, se existir algo errado com o funcionamento do corpo (algo normal na presente civilização, onde praticamente não existe uma pessoa idealmente saudável) então ele trata de forma diferente certas partes do alimento ingerido. Parte do alimento é armazenado (exemplo, como gordura, glicogênio), outra parte é colocada de lado para ser removida posteriormente (aquelas substâncias que requerem maior quantidade de energia, como os metais pesados).

O material comido é, então, decomposto em diferentes componentes químicos. Estes entram no sangue e circulam por todo o corpo, alcançando as células. Cada composto químico, criado desta forma, constitui informação. Esta informação afeta o trabalho da célula. Portanto, as células são afetadas pela informação originada pelo material comido. Informação é um programa que afeta a célula. A célula, sendo afetada pelo programa, irá produzir o que ela precisa para viver, como proteínas, minerais, etc.

Os componentes químicos (originários do que a pessoa come e bebe) que chegam até as células, fazem a função de catalisadores que irão causar reações específicas. Isto é a causa da aparência e comportamento de uma pessoa depender do que essa pessoa come. Quanto maior a quantidade de informação não-benéfica (como as causadas por venenos), mais cedo a célula morre.

O corpo humano precisa de alguns milhares de compostos químicos e de elementos por dia, para funcionar adequadamente, cada um na quantidade certa e no tempo certo. Se o corpo não os recebe no tempo certo e na quantidade certa, ele começa a funcionar inadequadamente - isso é chamado de doença. Isto causa um desgaste mais rápido (morte) do corpo.

Você pensa que com sua comida você pode entregar todas essas substâncias ao corpo no tempo adequado e na proporção correta? Isto é praticamente impossível, não é mesmo? Felizmente, o corpo consegue sintetizar essas substâncias diretamente da Luz (ou outras coisas), mas apenas sob a condição de que a pessoa não interfira (com a sua Pequena Inteligência).

Um abraço, Rui.

Referência:
[1] Joachim M. Werdin, Life Style Without Food, http://niejedzenie.info/english/text/lswf.pdf

This page is powered by Blogger. Isn't yours?