Monday, August 31, 2009

 

O Oceano de Plástico


Onde rios desaguam ? No mar, é claro ... Que absurdo o que estamos fazendo c/ nosso planeta !


Um Oceano de plástico


Foto do vórtex

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos. Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.


Ocean Plastic

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.



Tartaruga deformada por aro plástico

A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso ?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.

Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.


Todas a peças plásticas à direita foram tiradas do estômago desta ave

Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.


Ave morta com o estômago cheio de pedaços de plástico

E, para piorar, essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.

Fontes:
The Independent, Greenpeace e Mindfully

Ver essas coisas sempre servem para que nós repensemos nossos valores e pricipalmente nosso papel frente ao meio ambiente, ou o ambiente em que vivemos.

Antes de Reciclar, reduza o consumo!

Labels: , ,


 

Visão Chinesa da Auto-Hemoterapia

A Auto-Hemoterapia já é uma técnica consagrada e pode-se achar centenas de milhares de relatos de melhoras e curas pela internet e sempre com alguns conhecidos que a praticam. Não é minha intenção, portanto, duvidar de seus benefícios... Com esse artigo gostaria apenas de traduzir o que alguns médicos chineses parecem crer. Aparentemente na China a Auto-Hemoterapia é praticada já há mais de cem anos, associada à Acupuntura: o sangue é retirado da prega do cotovelo e inserido em alguns pontos de acupuntura (músculos ou não) dependendo da patologia apresentada pelo paciente. Porém um conselho nos dizem os profissionais chineses: "jamais usar a Auto-Hemoterapia como prevenção". Por que pensam assim? Aparentemente por três claras razões:

1) A Auto-Hemoterapia só funciona se realizada semanalmente por alguns meses, ou até anos, e com isso os riscos de algum tipo de contaminação aumentam estatísticamente.

2) Pela frequência das perfurações venosas e aplicações musculares (principalmente nos moldes ocidentais, fora das técnicas acupunturais) as lesões em veias e o risco de friboses, necroses e destruições musculares são crescentes.

3) O terceiro motivo, mais importante, diz respeito ao conceito chinês de "Jing", ou seja, a Auto-Hemoterapia curaria sim muitas patologias, mas o preço disso seria o envelhecimeto acelerado com grande desgaste desse "Jing"... E o que é isso?

Jing, habitualmente traduzido por "essência", é um conceito um tanto difícil de compreender da Medicina Tradicional Chinesa. Jing pode ser considerado a escora de todos os aspectos de vida orgânica. Uma "bateria", ou tempo de "Energia Vital" que recebemos quando nascemos.

Se o Jing é abundante, haverá uma forte força vital e o organismo será saudável e radiante, ao passo que em caso de Jing deficiente, a força vital enfraquece e o organismo fica susceptível à doença e a desordens de todo o tipo. Ou seja, a vitalidade e potencial de cura da Auto-Hemoterapia viria justamente desse maior uso de nosso "Jing".

Será, talvez, útil distinguir "Jing" de "Chi" (Qi), considerando a noção de movimento. O "Chi" é responsável pelos movimentos diários do corpo, e Jing poderá ser associado às alterações lentas de desenvolvimento que caracterizam o crescimento do organismo desde o feto ao longo da vida até a idade adulta e morte.

Origens e tipos de Jing

O Jing Congenital (Xian Tian Zhi Jing, que poderíamos chamar de Energia Ancestral) é formado pela união das energias sexuais do homem e da mulher no ato da concepção. Assim, este Jing Congenital forma a base do crescimento pré-natal no útero e alimenta o desenvolvimento do feto e do embrião. A quantidade e a qualidade do Jing Congenital de cada pessoa são fixas e determinam as suas constituição e características ao longo da vida.

O Jing Pós-Natal (Hon Tian Zhi Jing) é o Jing que preservado a partir dos alimentos, sólidos e líquidos, ingeridos através da ação do Baço e do Estômago. Este Jing Pós-Natal serve para suplementar o Jing Congenital e, em conjunto, eles constituem o Jing total do organismo.

A medicina chinesa associa estreitamente o Jing à função dos Rins, e o Jing dos Rins representa uma outra distinção entre o Jing Congenital e o Jing Pós-Natal. Bastará para esta abordagem reconhecer que o Jing dos Rins promove a transformação de Yin dos Rins em Chi dos Rins sob a influência quente de Yang dos Rins.

Funções do Jing

O Jing regula o crescimento, a reprodução, a vitalidade, o potencial de cura e o desenvolvimento.
Jing é crucial para o desenvolvimento de indivíduo ao longo da vida.

Na infância é responsável pelo crescimento dos ossos, dos dentes e do cabelo. Além disso, promove igualmente o desenvolvimento do cérebro e a maturação sexual. Na idade adulta, Jing forma a base da reprodução. A fertilidade, tanto no homem como na mulher, depende de um forte Jing dos Rins.

Jing promove o Chi dos Rins. Como se disse acima, a relação entre Jing e os Rins é muito forte. O Chi dos Rins é especialmente importante, pois é considerado a base de todo o Chi no organismo. Assim, se o Chi dos Rins estiver de algum modo deficiente ou enfraquecido, então isto levará a uma deficiência e fraqueza do Chi de todo o organismo.

Jing produz Medula

Na medicina chinesa, o conceito de Medula vai para além da noção ocidental de medula óssea, para incluir a constituição fundamental da medula espinhal e do cérebro. Uma vez que Jing é responsáveI pela produção de Medula, poderá haver conseqüências graves se este processo for enfraquecido pela Auto-Hemoterapia prolongada. O preço da saúde seria abreviar a vida, ou ao menos a "qualidade da vida" na medida em que o tempo passa. Para os chineses "nada é gratuito", se aumentamos agora uma função, no caso a produção de macrófagos, por exemplo, então estaríamos gastando de um outro lugar, pervertendo a sabedoria do corpo.

Jing forma a base da nossa constituição

A força do nosso Jing determina a nossa força constitucional básica. Assim, o Jing atua em cooperação com o Wei Chi para ajudar a proteger o organismo dos fatores externos. Se Jing é fraco, o indivíduo poderá ser cronicamente propenso a infecção e doença.

Desarmonias de Jing

As desarmonias de Jing tendem a relacionar-se diretamente com as funções acima descritas.

Distúrbios de desenvolvimento

Qualquer perturbação no desenvolvimento - dificuldades de aprendizagem e incapacidades físicas nas crianças - é devida a uma deficiência de Jing. Na vida adulta, à medida que Jing diminui, ocorre a deterioração fisica, vulgarmente verificada na forma de deficiências visuais e auditivas, embranquecimento do cabelo e calvicie, bem como fragilidade geral e senilidade.

Distúrbios relacionados com os Rins

Devido à estreita relação de Jing com os Rins, qualquer deficiência de Jing pode provocar problemas relacionados com os Rins como a impotência, dores na parte inferior das costas e zumbido nos ouvidos.

Distúrbios relacionados com a Medula

Se Jing for fraco, poderá ocorrer disfunções do cérebro como fraca memória, diminuta capacidade de concentração e tonturas.

Debilidade constitucional

Isto pode levar a uma tendência crônica para doenças externas e alergias, que o individuo tem muita dificuldade em debelar.

Concluindo, para os chineses a Auto-Hemoterapia é válida e excelente, mas deveria ser usada apenas como curativa e não como preventiva. Para prevenir patologias eles nos deram a Acupuntura, a Dietética, a Fitoterapia, o Qi Gong e toda uma milenaridade em sabedoria...

Fonte: Artigo obtido na internet, que faz referência ao site:

www.papyrusdigitais.blogspot.com

Labels: , , , , ,


 

Água Clorada nos Mata


É impressionante o descaso e negligência das autoridades com a água pública distribuída para toda a população. A água pública encanada possui cloro. O cloro na água destroi qualquer tipo de vida biológica que usa essa água, como qualquer criador de peixinhos e tartarugas de aquário sabe [1].

O cloro elimina toda a vida biológica do seu lago, laguinho ou aquário, por destruir as bactérias aeróbicas. As bactérias aeróbicas transformam os compostos tóxicos de nitrogênio amônia (NH4) em nitrito (NO2) e nitrato (NO3), através de um processo oxidante. Essas bactérias aeróbicas dependem do oxigênio (O2) para viverem e, porisso, são chamadas de bactérias aeróbias ou aeróbicas.

Se o cloro, na água, mata peixes e tartarugas, por que as autoridades não percebem que essa mesma água também nos mata?? Por exemplo, é necessário remover completamente o cloro presente na água utilizada para diálise (processo utilizado por pessoas com problema de rins inoperantes), para garantir a segurança das pessoas e um efetivo funcionamento do processo de diálise [2].

Referências:
[1] http://www.fonteechafariz.com.br/site/desclorador.htm
[2] http://www.oxidial.com.ar/pt/produtos/tiras-reativas/detec--o-de-baixo-n-vel--de-cloro_B.2.13.html

Labels: , , ,


 

Cuide Bem de Você...


Labels:


 

Oscar Quiroga - 673


QUEM ESTÁ COM A RAZÃO?


Enquanto isso, aqui na Terra as notícias são perturbadoras, mas nem por isso uma boa porção de nossa humanidade deixa de sentir júbilo e regozijo. Inesperada e surpreendentemente, a alegria de viver se encontra disponível para as almas heróicas que se atrevam a sintonizar suas mentes e corações nessas condições que revelam vida mais abundante. Ao passo que o mundo institucionalizado finge estar tudo bem, mas seus homens e mulheres de poder envelhecem prematuramente, outra corrente de acontecimentos se torna mais importante e por ela muitas pessoas cometem a sagrada loucura de renovar-se. Apesar das notícias alarmante, há motivo de celebração. Quem, afinal, está com a razão? Os que enlouquecem e envelhecem ou os que celebram?

Todo mundo sabe da real necessidade de todas as pessoas estabelecerem laços de auxílio mutuo. Porém, na prática isso continua uma teoria, pois a todo momento as atitudes apontam no sentido contrário a isso.

Labels:


Sunday, August 30, 2009

 

O "Fruto Proibido" da Bíblia - 4

"O homem que tiver uma emissão de sêmen, lavará em água todo o seu corpo, mas ficará impuro até o anoitecer", Levítico 15:16

"A energia sexual nunca deve ser deixada sair", Décimo Quarto Dalai Lama

Afinal, o que é "comer o fruto proibido", quando se trata de sexo? Segundo os ensinamentos esotéricos gnósticos (leitura não-literal da Bíblia), isto significa atingir o orgasmo (válido para homens e mulheres) durante uma relação sexual (coito). Por que isto é mortal (se praticado rotineiramente), segundo a Bíblia? Porque ao ocorrer o orgasmo (uma ejaculação, no homem) nos desfazemos de uma parte de nossa energia ancestral, aquela que nos é transmitida pelos nossos pais, e que não pode ser aumentada durante toda nossa vida encarnada. A energia ancestral, como vimos, só pode ser conservada ou diminuida ao longo de nossa vida. Cada vez que temos um orgasmo, a energia ancestral é diminuída. Quando a energia ancestral cai a zero, nós desencarnamos.

O Jardim do Éden (Paraíso) é o símbolo da inocência e da felicidade, o estado inicial da humanidade. Após comer da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal (após Adão "conhecer" Eva, tendo nascido os filhos), Adão e Eva passaram a conhecer também o sofrimento e a dor (o Mal), que não conheciam anteriormente (conheciam anteriormente apenas o Bem, quando estavam no Paraíso), antes desse "pecado".

As águas da vida fluem da Árvore da Vida; toda vida nasce das águas, dos fluidos sexuais. No tempo de Adão e Eva, as relações sexuais eram apenas praticadas nos Templos, sob orientação dos Elohim. O Arcanjo Gabriel e suas legiões de anjos, guiavam a humanidade neste ritual santo. Como é exposto em vários pontos da Bíblia (como nos casos de Jesus Cristo e João Batista, por exemplo), Gabriel costumava anunciar os novos nascimentos. Gabriel é o regente da Lua e, indiretamente, influencia toda forma de concepção. Daí surgiu o conceito de "Lua de Mel", para os recém-casados.

Para a concepção não era preciso necessariamente a ejaculação, pois os anjos supervisionavam os casamentos e guiavam UM SÓ espermatozóide para a união com um óvulo feminino no momento preciso e necessário para a gestação consciente e divina de uma nova criatura. Este é o significado oculto da expressão "concepção imaculada". Imaculada significa perfeitamente limpa, sem culpa moral, sem mácula, sem defeito.

Comer do fruto proibido da sexualidade significa ejacular a energia sexual, ter o orgasmo, significa desfocar-se da divina energia que ilumina a nossa alma e sustenta nosso corpo físico, para a satisfação da sensação bestial física (como os animais ejaculam, eles morrem). A energia destinada à manutenção da vitalidade física e espiritual do indivíduo é expulsa através do orgasmo. A humanidade passou a abusar da energia sexual de seus próprios corpos ao experimentar o orgasmo. É muito importante que esta maravilhosa energia, que dá ao ser humano a habilidade para criar, seja usada eficientemente, já que esta energia está conectada à mesma força energética que sustenta a vitalidade do próprio indivíduo. Sabe-se muito bem que a energia sexual está intimamente relacionada com a saúde de nossa psique e de nosso corpo físico. Esta energia não é somente necessária para a sustentação da vitalidade física, mas também para a vitalidade dos cinco sentidos físicos e dos nossos sete sentidos superiores (representados pelos sete chakras ou as sete igrejas gnósticas), que unem o ser humano à divindade.

Sem a energia sexual, a alma se atrofia e se rompe a nossa conexão com Deus. Quando ejaculamos a energia sexual, nós expulsamos a energia que estimula nossos sentidos internos. Esta é a razão pela qual os que fornicam (que ejaculam a energia sexual através do orgasmo) não podem perceber Deus diretamente. O orgasmo está simbolizado pela maçã envenenada que se oferece à Branca de Neve: apesar de ela ser agradável, pelo seu sabor, para os sentidos físicos, isso é um veneno para a alma. Ao comê-la resulta, como consequência, a nossa inconsciência. A humanidade de hoje está profundamente adormecida, por causa do abuso de comer da Árvore do Conhecimento (da Ciência) do Bem e do Mal. É porisso que foi proibido comer o fruto da Árvore do Conhecimento. Antes da humanidade abusar da árvore do conhecimento, o sexo era tratado com o mais profundo respeito e veneração, e o orgasmo era desconhecido e desnecessário para a humanidade. Esposo e esposa se uniam no ato sexual de acordo com as leis que Jeová Elohim lhes havia dado: eles desfrutavam da árvore do conhecimento, a sexualidade, mas nunca comiam de seu fruto. Este é o gênesis que marcou a diferença entre o bem e o mal. Uma humanidade, que só conhecia o bem, comeu do fruto proibido e descobriu o desejo animal, que sempre conduz ao sofrimento e à dor (e à maldade e à morte). Através do descobrimento do orgasmo, Adão e Eva passaram a conhecer o medo, conheceram a vergonha (de estarem nús) e conheceram o sofrimento (características do mal).

Desejo e Sofrimento

Ao comer o fruto proibido, Adão aprendeu a desejar. O desejo sempre conduz ao sofrimento.

"O desejo causou a queda de todos os Deuses de seus tronos... E é o desejo que leva todas as criaturas para o inferno", Skanda Purana 1.1.21 (Hinduísmo).

Desejar é ansiar, e aquele que ansia, sofre. Quem é escravo do desejo é escravo do pecado, e a recompensa para o pecador é sempre o sofrimento e a morte.

"Através do abandono do desejo, o estado imortal é alcançado", Budismo.

Inicialmente, a humanidade praticava as sete virtudes da alma:

1. Altruismo
2. Ações corretas
3. Castidade
4. Humildade
5. Amor
6. Temperança
7. Alegria pelos outros

Comendo o fruto proibido, a serpente humana ígnea desce formando o famoso "rabo de satanás", que estimula as sete virtudes de forma invertida (sete pecados capitais):

1. Avareza (ao invés de Altruismo)
2. Preguiça (ao invés de Ação)
3. Luxúria (ao invés de Castidade)
4. Orgulho (ao invés de Humildade)
5. Raiva (ao invés de Amor)
6. Gula (ao invés de Temperança/Abstenção)
7. Inveja (ao invés de Alegria pelos outros)

A Queda do Homem

O Jardim do Éden (o Paraíso, onde só se pratica o bem e impera a felicidade) existe em toda alma que está unida a Deus. Expulsar a luz de Deus de nosso interior (via ejaculação) é igual a expulsar a alma do Éden, é introduzir um grande vazio em nosso interior. A humanidade tem criado civilizações, idéias e religiões para substituir este vazio interior criado por esta desconexão com Deus, buscando substituí-las com riquezas materiais, poder e satisfação sexual. O desejo de sensações veio a ser um novo Deus, o que serviu para degenerar ainda mais a humanidade. O exterior é um reflexo do estado interior: quando os estados internos de alguém muda, então as circunstâncias externas também mudam (Daí, podemos concluir que é mais importante SER do que TER...). Com a expulsão voluntária das energias sutis de nosso interior, que mantia a relação da nossa alma com Deus, a humanidade foi expulsa simultaneamente do Paraíso (Jardim do Éden, dos prazeres) e jogada no Inferno (na terceira dimensão do sofrimento).

A Serpente

"Se você traz para fora o que está dentro de ti, o que está dentro de ti irá te salvar. Mas se você não traz para fora o que está dentro de ti, o que está dentro de você o irá matar", Jesus, no Evangelho de Tomé, 70.

A serpente está dentro de você. A serpente é o fogo sexual. Esta é uma poderosa energia atômica, com uma polaridade que pode ser usada para criar ou destruir. Por ser essa energia muito poderosa, o indivíduo precisa ter uma grande força de vontade para se sobrepor à sedução desta serpente. A tentação desta serpente é através do prazer sexual e da autogratificação.

Este aspecto tentador da serpente é Lúcifer [ Luci-fer = "Portador da Luz/Fogo" ], que, em hebreu, é chamado de "O Inimigo". A serpente, propriamente dito, é o Poder. É o indivíduo, com os seus atos, via livre arbítrio, quem decide se esse poder será usado para o bem ou para o mal.

A serpente é a kundalini: a serpente positiva dá poder e a negativa deve ser dominada, caso contrário, gera o rabo de Satã (no astral). O sexo pode ser luxurioso ou casto. O sexo pode criar ou destruir (matar). O sexo pode ser animal ou espiritual. O sexo pode nos levar a Deus ou ao abismo. O sexo é uma função natural do ser humano, mas só quando o ato sexual é realizado sob guiamento da vontade divina. O ato sexual realizado apenas sob controle da mente cria sofrimento, dor e morte espiritual.

"O desejo nunca é satisfeito pelo desfrute da luxúria, da mesma forma como o fogo certamente aumenta quanto mais se dá combustível a ele", Hinduísmo: As Leis de Manu 2:94

O Casamento Alquímico

[continua]

Labels: , , ,


 

Oscar Quiroga - 672


O EQUILÍBRIO


Enquanto isso, aqui na Terra as fortes personalidades individuais são símbolos importantes para as nações, porém mais importante ainda é que tais personalidades não esqueçam de que sua importância é eventual, para que a república das leis não se perca. No futuro, que é agora, deveria constar na Constituição a regra de que todo servidor público teria de passar por reciclagem periódica em lugares ermos, sem o auxílio de assessores nem facilidades tecnológicas, para nunca esquecer que o posto que ocupa não é prêmio, mas tarefa. Pela lei inexorável do tempo isto mesmo acontecerá a quantos ocuparam postos de poder e esqueceram-se de prestar o devido serviço atribuído às suas funções, não como castigo, mas para equilíbrio universal.

Quando você percebe uma situação em andamento, você se torna responsável por ela também. A responsabilidade é exatamente isso, a capacidade de responder à altura dos acontecimentos percebidos. Percebeu?

Labels:


Saturday, August 29, 2009

 

Oscar Quiroga - 671


HORA DE VOLTAR À REALIDADE


Enquanto isso, aqui na Terra a estrada humana é de auxílio mútuo. Por isso, os participantes da grande tarefa da evolução não podem ser os que odeiam a humanidade. Quem odeia? Quem acalentar qualquer tipo de raiva, ressentimento ou desejo de vingança é um desses que, não apenas não participa da grande tarefa quanto também é dos que colocam obstáculos sistemáticos ao processo. O ódio é vergonhoso, transforma belos e simples relacionamentos em ninhos de serpentes peçonhentas. Parece tudo tão normal, há inclusive tratados acadêmicos que legitimam esta suposta normalidade. Porém, a estrada da Vida é de auxílio mútuo, esta é uma simples verdade que, ao ser esquecida, produz ódio e vergonha. O tempo é precioso, é hora de voltar à realidade.

É sempre delicado o momento de ter de apontar falhas a alguém, inclusive porque se vê claramente que por esse caminho não se chegaria a lugar algum. Acontece que errar é imprescindível para depois acertar.

Labels:


Friday, August 28, 2009

 

Oscar Quiroga - 670


A IDÉIA QUE SOBREVIVE


Enquanto isso, aqui na Terra, é propício sustentar alegria e simplicidade no trato cotidiano com os afazeres e relacionamentos, pois é assim que o espírito manifesta e irradia sua luz. Melhor afastar-se dos raciocínios complicados, muito mais ainda afastar-se dos dogmas, mas não por isso deixar de conversar sobre o espírito sem, no entanto, transformar essa conversa num conflito sectário. Não há espírito onde não houver alegria e simplicidade, mas onde se arraigar a palavra que consolida o amor pela vida, aí sim se encontrará o milagre. A vida é bela na simplicidade, pouca coisa é imprescindível para o bem-estar e a irradiação dos melhores sentimentos e pensamentos. Esta idéia sobrevive e perdura para sempre.

A preguiça é mais prejudicial à saúde pública do que o hábito de fumar. Isso ainda não foi devidamente estudado porque, inclusive, deu preguiça nos pesquisadores, ao perceberem o tamanho da encrenca que tinham em mãos.

Labels:


Thursday, August 27, 2009

 

Oscar Quiroga - 669


ONDE É O UNIVERSO?


Enquanto isso, aqui na Terra ainda que uma considerável porção de nossa humanidade não nade, todas as pessoas são aptas a este tipo de exercício. Analogamente, toda nossa humanidade é apta para manter um relacionamento íntimo com a infinitude de nossa essência, mas quem se exercita diariamente neste sentido? Pelo contrário, todo o exercício sistemático e cotidiano é feito no sentido oposto, o de produzir limitações e confinamentos sofisticados para esta essência nossa, que é infinita, porque é parte integrante do Universo. Que tipo de raciocínio tortuoso aplicamos às nossas vidas para chegar à conclusão de que o Universo de que somos feitos é algo distante de nossas presenças? O Universo é aqui e agora, você lendo estas linhas.

Labels:


Wednesday, August 26, 2009

 

Bodhidharma e o Imperador Chinês

"Não espere recompensa pelos seus atos; seus atos já são a recompensa"

Bodhidharma nasceu na Índia, cerca de mil anos depois de Gautama Buda, seu mestre. Ele era filho do rei de Pallavas, no sul da Índia. Bodhidharma renunciou ao reino, dizendo ao seu pai: "Se não és capaz de me salvar da morte, por favor não me impeças de fazê-lo. Deixa-me ir em busca de algo que está além da morte". Seu pai consentiu e Bodhidharma foi iniciado por uma mulher iluminada chamada Pragyatara, e também se iluminou. Em seguida, foi para a China e o imperador chinês Wu foi recebê-lo, pois sua fama o antecedera naquele país.


A primeira pergunta do imperador Wu a Bodhidharma foi: "Mandei contruir milhares de mosteiros, alimentei milhares de eruditos, abri uma universidade dedicada aos estudos de Gautama Buda, pus todo o meu império e seus tesouros a seu serviço. Qual será a minha recompensa?". Bodhidharma respondeu: "Nada, não terás recompensa alguma. Pelo contrário, prepare-se para cair no sétimo inferno!".

E o imperador: "Mas não fiz nada errado! Por que o sétimo inferno? Tenho feito tudo que os monges budistas me mandam fazer".

Bodhidharma disse: "A menos que comece a ouvir sua própria voz interior, ninguém poderá ajudá-lo, seja budista ou não. E você ainda não ouviu a sua voz interior. Se a tivesse ouvido, não teria feito uma pergunta tão tola. No caminho de Gautama Buda não há recompensas, pois o simples desejo de recompensa é coisa de uma mente gananciosa. Todo o ensinamento de Gautama Buda consiste na ausência de desejo, e se você está fazendo todas essas supostas coisas virtuosas, construindo templos e mosteiros e alimentando milhares de monges, com um desejo em mente, você está abrindo caminho para o inferno. Se está fazendo essas coisas com alegria, para compartilhá-la com todo o império, sem nenhum desejo de recompensa, o próprio ato praticado é, em si, uma recompensa. De outra forma, não terá entendido nada".

Fonte: Osho, Encontro com Pessoas Notáveis, Editora Academia de Inteligência, São Paulo-SP, Brasil, 2009.

Labels: , , , ,


 

Oscar Quiroga - 668


TUDO É PERMITIDO


Enquanto isso, aqui na Terra tudo é permitido a despeito das inúmeras proibições inúteis que há em todas as congregações humanas. Tudo é permitido, tudo é possível praticar, convivemos com o maior enlevo espiritual e a abjeção hedionda. Tudo é permitido, mas o caminho que conduz à Verdade é estreito e até que não se saldam todas as dívidas provocadas por confinar o Espírito no que fazemos por aqui, esse estreito caminho não pode ser trilhado. Quando um ser humano se consagra a libertar a luz confinada em seu coração e em desejos meramente egoístas, ele ou ela presta um serviço inestimável à espécie, pois no vácuo de sua libertação facilita a libertação dos semelhantes também. Dissipar a miragem, este é o nome do jogo.

Labels:


Tuesday, August 25, 2009

 

Mensagem de Mãe Maria

Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.

A luz do amor incondicional se faz presente em vosso mundo e em vossas vidas para nutrir vossas mentes com clareza, com o intuito de ajudar-vos a enxergar o verdadeiro propósito dos acontecimentos que se fazem presentes em vosso momentum.

Não desanimeis, pois; não deixeis que a desesperança tome o lugar de vossa fé e determinação; é hora de enxergar vossa verdade, assumir vossa responsabilidade e mudar vossas vidas.

É hora de deixar vir à tona os acontecimentos do vosso passado que causaram dor e sofrimento para vós, e para os que vos cercam, e reconhecer a causa que deu origem a todos eles; sem isso não concluireis vossa missão.

Viveis por ciclos, amados, e a cada ciclo que se finda acumulais débitos e créditos em vossos registros.

É tempo, pois, de acessardes vossos registros akáshicos para reconhecerdes as pendências que ainda vos seguram no mundo da 3ª dimensão.

O tempo existente no mundo da 3ª dimensão se esvai rapidamente; este é o motivo pelo qual vossos desafios se acumulam; é preciso resolvê-los, amados; é preciso limpar o passado para que o futuro possa se abrir em um cenário de paz, abundância, prosperidade, saúde, e todos os atributos do Criador que necessitais sentir e expressar para ser feliz.

A partir de setembro vossas vidas passarão por novos desafios e até lá urge que possais purificar vossos corpos e vossas mentes da densidade criada no passado, para que vossas vidas readquiram sentido e a nova etapa que se descortina para os Filhos da Terra possa ser vivenciada com compreensão e responsabilidade.

O Pai vos deu o dom da escolha e a liberdade para concretizá-las, mas, lembrai-vos, junto com a liberdade vem a responsabilidade.

Viveis no mundo da dualidade e vossas escolhas são sempre resultado do que vos mostra o mundo dual; assumi, pois, a responsabilidade por vossas escolhas, reconhecendo que elas não podem mais se basear somente no que vossos sentidos vos apontam.

Buscai minimizar a influência dos vosso 5 sentidos, amados.

Fazei isso conscientemente, escolhendo o que projetais em vossas telas mentais não deixando mais que vossos pensamentos fluam desordenadamente; já resgatastes a capacidade de mudar o foco de vossos pensamentos e essa é uma lição preciosa que precisais por em prática no vosso dia a dia.

O mesmo precisa ser feito com vossos sentimentos; podeis já escolher os sentimentos que quereis expressar lembrando que eles sempre interferem em vossas ações; sentimentos compassivos trazem sempre à tona a força do amor, e quando o amor vos envolve todas as pendências encontram solução.

Assumir o controle sobre vossas ações também faz parte da lição a ser concluída neste tempo; para tanto é de vital importância que deixeis de culpar o que está fora de vós por vossos fracassos e desencantos.

Tomai, pois com vontade as rédeas de vossas vidas pondo em prática as lições que já aprendestes com o intuito de cumprirdes vossas missões neste ciclo de vossos aprendizados.

Bem amados, continuai centrados em vossos corações e persisti sempre em vossas orações, para que vossas almas alimentem vossos corpos e mentes e a clareza se imponha à escuridão que ainda permeia o mundo da 3ª dimensão.

Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.

Mensagem de Mãe Maria-25-2009 recebida por Jane M. Ribeiro aos 25 de agosto de 2009.

Labels:


 

Oscar Quiroga - 667


CIVILIZAÇÃO


Enquanto isso, aqui na Terra, Krishna explicou a natureza do Universo, Moisés apontou o dedo na direção da Terra Prometida, Buda se libertou da ilusão, Cristo encarnou o amor incondicional e Maomé promulgou as regras de uma vida organizada. Até agora nossa humanidade tenta entender o que isso significou para ela. Entendendo ou não, é inegável que aquilo que chamamos de civilização é o que nossa humanidade tenta fazer com as verdades espirituais com que entra em contato de tempos em tempos através dos Emissários do Altíssimo. Atualmente, estão dadas novamente todas as condições que evocam o aparecimento de um novo Instrutor, pois a política, religião e economia mundiais não servem mais para o bem geral das pessoas, servem ao sectarismo e à guerra.

Labels:


Monday, August 24, 2009

 

O "Fruto Proibido" da Bíblia - 3


Antes de continuar a investigar o que é o "fruto proibido", na concepção esotérica (vinculada à nossa atividade sexual), vamos comentar sobre outro tema relacionado a isso. As partes do nosso corpo físico mais importantes para a manutenção e funcionalidade de nossa vida encarnada foram todos feitos em duplicata: temos duas pernas, dois braços, dois rins, dois pulmões, duas narinas, dois olhos, dois ouvidos e dois cérebros. As funções menos importantes (menos críticas) são efetuadas por órgãos únicos sem "reserva em stand-by": existe apenas um pênis (ou uma vagina), um estômago, um fígado, um pâncreas, um coração, um ânus, uma boca, uma língua. Um saci-pererê, por exemplo, conseguiria viver com apenas uma das suas duas pernas...

É muito fácil verificar este grau de hierarquia: podemos passar apenas alguns minutos sem ar (nos dois pulmões) antes de morrer, mas, sem ingerir substâncias pela única boca e sem usar sexualmente o pênis ou a vagina, podemos passar um período muito longo de dias (ou anos). Esta hierarquia de importância está implícita em vários ditados populares, como "Falar (pela boca, com a língua) é prata, escutar (pelos dois ouvidos) é ouro", etc.

Portanto, comer do fruto proibido pela boca (interpretação literal e exotérica) ou pelo uso inadequado do pênis ou vagina (interpretação oculta e esotérica), são atividades não-críticas para a nossa sobrevivência física. O nosso corpo físico é um mecanismo movido a ar e, portanto, os nossos pulmões estão no caminho crítico para a nossa sobrevivência física. Felizmente, os controladores do mundo ainda não encontraram um meio de taxar/cobrar pelo ar que respiramos, ao passo que com os alimentos e o sexo foi montado um esquema social que nos exige dinheiro para os acessar, o que permite a nossa escravização por esses controladores sociais.

Por que temos dois rins, mas apenas um fígado? Aqui vale a pena relembrar a lenda grega de Prometeu, aquele que trouxe o fogo para a humanidade. Com o fogo, o homem passou a cozinhar os alimentos, tendo acesso direto à Árvore da Morte, ao invés da Árvore da Vida, e perdeu a sua imortalidade física. Por esta malvadeza feita com a humanidade, Prometeu foi punido: foi amarrado no alto de uma montanha, onde uma águia ia devorar o seu fígado diariamente, que, no entanto, se regenerava todos os dias, para um novo ataque da águia. Minha interpretação desta lenda: a águia é a comida que passou pelo fogo e que ataca o nosso fígado diariamente (exige o seu funcionamento contínuo); o fígado é o órgão do nosso corpo com a maior capacidade de regeneração, pois precisa estar funcional para o ataque diário da águia (correspondendo à ingestão de nossa alimentação cozida diária, um veneno para nosso organismo, que é combatido pelo fígado e pelo pâncreas). Porém, como a alimentação bucal é um item facultativo para o ser humano, temos apenas um estômago, um fígado, um pâncreas, um baço, um intestino e um ânus. Li, certa ocasião, que em pessoas que ficam muito tempo sem alimentação bucal, o ânus some (fecha-se esse orifício)... em concordância com a afirmação de que "tudo que não é usado, atrofia-se"...

Mas, por que dois rins? Simples: os rins filtram o sangue (veículo que alimenta todas as células do nosso corpo), limpando-o; o sangue é afetado imediatamente pela qualidade do ar que entra nos pulmões; se o ar que respiramos, indispensável e crítico à manutenção de nossa vida física, estiver contaminado/poluído, os rins imediatamente tentam eliminar os venenos do sangue, para manter nosso organismo vivo. Esta atividade é, portanto, extremamente crítica. Vale, aqui, lembrar de um fato: todos os locais do planeta onde existe a maior densidade de pessoas centenárias, são pequenos vilarejos nos topos das montanhas, onde o ar (nosso principal alimento, gasoso) é puríssimo...

[continua na Parte 4]

Labels: ,


 

Oscar Quiroga - 666


O QUE VAI SOBRAR?


Enquanto isso, aqui na Terra com muita dificuldade nossa humanidade se livra dos decrépitos preconceitos religiosos que tanto mal fazem, mas que por serem familiares confortam no terreno conhecido. Porém, que conforto sente aquele que é açoitado? O de conhecer intimamente seu carrasco? Historicamente, o avanço das novidades nunca foi bem recebido, porém, que diferença isso fez ao longo do tempo? Nenhuma! Nossa humanidade quis pensar livremente, aí as fogueiras da Inquisição arderam. O que sobrou? A Inquisição? Não! Sobrou nossa humanidade livre! Vieram as máquinas e a tecnologia, também resistiram os que viam o demônio por trás delas. Quem ganhou? Agora vem o relacionamento direto com o Altíssimo, a ciência entrando em contato com o que outrora foi objeto de religião. O que vai sobrar de tudo isso?

Labels:


Sunday, August 23, 2009

 

Oscar Quiroga - 665


A fadiga se apodera do corpo, mas a alma continua incansável. É necessário dar ao corpo o que ele precisa, mas na dose certa, sem excesso, porque a batalha empreendida requer muito mais alma do que corpo.

Labels:


Saturday, August 22, 2009

 

Oscar Quiroga - 664


A ARTE DA REUNIÃO POLÍTICA


Enquanto isso, aqui na Terra se um pouco de iluminação for pretendida nos meios políticos, então os humanos terão de exercitar-se na verdadeira arte de reunir-se. A hora da reunião deve ser considerada rara e profundamente valiosa e, por isso, não pode proceder na proximidade de hábitos brutais como fumar, beber, exceder-se na comida, fazer mexericos, censurar ou tomar atitudes ressentidas. Quando as pessoas se reúnem para tomar decisões importantes devem, em primeiro lugar, ficar quietas e em silêncio durante vários minutos e quem não encontrar força para tanto deverá, então, calar durante toda a reunião. Quem não domina a própria consciência não deve considerar-se apto para o governo e deve, por isso, passar a bola para frente.

Labels:


Friday, August 21, 2009

 

O "Fruto Proibido" da Bíblia - 2


Na postagem anterior desta série, já havíamos alertado sobre a grande precisão da linguagem usada no Antigo Testamento da Bíblia. Vamos tentar extrair mais algumas informações sobre a passagem que fala do "fruto proibido", Gênesis 2:15-17:

O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden (no Paraíso!) para o cultivar e guardar. Deu-lhe este preceito: "Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente".

Note nesta frase do Senhor Deus [em hebraico, Jeová Elohim; Elohim é uma palavra plural, que refere-se a Deuses e Deusas, Macho e Fêmea; portanto, no início da Bíblia, Deus é um ser andrógino, simultaneamente masculino e feminino, da mesma forma como Adão foi feito, andrógino] que ele dá uma PERMISSÃO ["Podes comer..."] de comer as frutas das árvores (que dão semente, como vimos); portanto, comer frutas saudáveis é algo facultativo ao homem, pois nem da fruta ele precisa para a sua fisiologia: ele pode viver de ar e luz, apenas! As frutas servem para dar uma satisfação à vista e ao paladar. Outro ponto óbvio desta frase é a definição de que o ser humano é frugívoro, comedor de frutas (se decidir ingerir algo pela boca).

Na mesma frase citada, Deus Elohim dá uma PROIBIÇÃO ["não comas do fruto 'proibido'..."], para evitar que o homem imortal se torne mortal. Este é o primeiro ponto na Bíblia que se fala em "morte"!

Vamos tentar tirar mais algumas conclusões desta nossa interpretação direta, literal e explícita (portanto, exotérica) do texto bíblico. Já vimos que a Árvore do Conhecimento (também chamada Árvore da Ciência, pesquisada portanto pelos cientistas) gera frutos proibidos (as sementes e os frutos-semente) que, se comidos, nos levam à morte. Podemos, portanto, chamar essa árvore de Árvore da Morte. Por exclusão, todas as outras árvores frutíferas que geram frutos permitidos por Deus para o nosso consumo (os frutos que têm semente, mas sem comer suas sementes) são aquilo que podemos chamar de Árvore da Vida. Esotericamente falando, a Árvore da Vida é estudada pela Cabala (ou Kabbalah, em inglês).

Com esta interpretação da Árvore da Vida, vamos avançar um pouco mais no Gênesis, para a passagem da expulsão de Adão e Eva do Paraíso (Jardim do Éden):

E o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos para que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da Árvore da Vida, e o coma, e viva eternamente (continue a ser imortal)". O Senhor Deus expulsou-o do Jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado. E expulsou-o, colocando ao oriente do Jardim do Éden Querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da Árvore da Vida. Gênesis 3: 22-24.

Desta passagem tiramos duas conclusões:

1. Se o homem comer sempre os frutos da Árvore da Vida (os frutos das árvores frutíferas, que dão semente) ele irá permanecer sempre fisicamente imortal.

2. O que Deus fez para impedir o acesso do homem à Árvore da Vida? Ele introduziu o FOGO! ("Querubins com espada flamejante..."): o fogo mata o fruto vivo da Árvore da Vida, matando quem comer este fruto morto (cozido pelo fogo), pois "a vida só vem da vida, e da morte só vem morte". Nas lendas gregas, o nome de um dos citados querubins é Prometeu (que comentaremos a respeito, posteriormente)...

Considero corretas todas essas interpretações literais diretas (exotéricas) do texto bíblico sobre nossa alimentação bucal correta e incorreta. No entanto, existe uma outra interpretação oculta (esotérica), também correta, deste mesmo trecho bíblico que fala sobre esse "fruto proibido". Trata-se de uma interpretação vinculada à nossa sexualidade. Da mesma forma que alimentos incorretos nos matam, uma sexualidade incorreta também nos mata. O que é essa prática sexual errada? É comer do 'fruto proibido'! Que vem a ser isso, em termos de sexo?

Vejamos alguns trecho da Bíblia em que se trata de conhecimento, de conhecer, para nos guiar nas análises:

"Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim", Gênesis 4:1
"Caim conheceu sua mulher e ela concebeu e deu à luz Henoc", Gênesis 4:17
"Adão conheceu outra vez sua mulher, e esta deu à luz um filho...", Gênesis 4:25
"Ouça, eu tenho duas filhas que não conheceram homem (eram virgens)...", Gênesis 19:8
"A jovem era extremamente bela, uma virgem que nenhum homem havia conhecido", Gênesis 24:16
"...400 moças virgens que não tinham conhecido varão...", Juízes 21:12
"Maria perguntou ao anjo Gabriel: 'Como se fará isso (concepção e nascimento de Jesus Cristo), pois eu não conheço homem?'", Lucas 1:34

Percebe-se, por essas passagens, que "conhecer" alguém, na Bíblia, é ter relação sexual com essa pessoa. Portanto, "conhecimento" (e, portanto, a "Árvore do Conhecimento") está associado à nossa sexualidade.

[continua na Parte 3]

Labels: , , , , ,


 

Oscar Quiroga - 663


RELIGIÃO E POLÍTICA


Enquanto isso, aqui na Terra religião é o apelo de nossa humanidade na direção de um mundo superior, mais abrangente. De tanto dar as costas a este mundo superior, que é o Espírito, que é a Vida de nossas vidas, só poderíamos ter provocado desprezo e miséria e, agora, mergulhados numa civilização enfastiada e dilapidada começamos o retorno, inexorável e inadiável. A verdadeira religião aflora no coração humano, a necessidade de estreito relacionamento com a Hierarquia Espiritual que verdadeiramente é responsável pelo governo deste planeta. Isto provoca um forte estremecimento no governo político, que é só aparência, tendo ficado muito claro que ninguém domina absolutamente nada, é tudo discurso falso e maquiagem.

Olhe para frente, mas diminua as expectativas a respeito dos resultados pretendidos. Guie seus passos muito mais pela alegria que o futuro esperançoso produz do que pela ansiedade de obter tais ou quais resultados.

Labels:


Thursday, August 20, 2009

 

Oscar Quiroga - 662


O PONTO SEM RETORNO


Enquanto isso, aqui na Terra foram preenchidas as três condições necessárias para o reaparecimento da realidade espiritual, a Hierarquia de Seres que é verdadeiramente responsável pelo governo deste planeta. Há uma sensação generalizada de desastre provocada pelo egoísmo humano, esta é a primeira condição. Este desastre nos fez reconhecer os erros que cometemos e deu lugar à emergência da vida espiritual, através do culto aos princípios universais, esta é a segunda condição. Tanta desgraça e tanta infâmia nos faz elevar o clamor na direção do mundo espiritual, invocando o reaparecimento do Instrutor Estelar que precisamos para colocar a civilização num rumo essencial, esta é a terceira condição. Estamos num ponto sem retorno.

Labels:


Wednesday, August 19, 2009

 

A Soja - 2


SOJA – A História Não É Bem Assim

Hoje em dia existe uma verdadeira febre de consumo de soja. Propagada como um alimento rico em proteí­nas, baixo em calorias, carboidratos e gorduras, sem colesterol, rico em vitaminas, de fácil digestão, um ingrediente saboroso e versátil na culinária, a soja, na verdade, é mais um “conto do vigário” do qual a maioria é ví­tima.

É bem verdade que a soja vem da Ásia, mais especificamente da China. Porém, os chineses só consumiam produtos FERMENTADOS de soja, como o shoyu e o missô.

Por volta do século 2 A.C., os chineses descobriram um modo de cozinhar os grãos de soja, transfomá-los em um purê e precipitá-lo através de sais de magnésio e cálcio, formando o assim chamado “queijo de soja” ou tofu. O uso destes alimentos derivados de soja se espalhou pelo Oriente, especialmente no Japão. O uso de “queijo de soja” como fonte de proteí­na data do Século 8 da era cristã (Katz, Solomon H: “Food and Biocultural Evolution: A Model for the Investigation of Modern Nutritional Problems”, Nutritional Anthropology, Alan R. Liss Inc., 1987 pág. 50).

Não é à toa que os antigos chineses não se alimentavam do grão de soja. Hoje a ciência sabe que ela contém uma série de substâncias que podem ser prejudiciais à saúde, e que recebem o nome de antinutrientes.

Um destes antinutrientes é um inibidor da enzima tripsina, produzida pelo pâncreas e necessária à boa digestão de proteí­nas. Os inibidores da tripsina não são neutralizados pelo cozimento. Com a redução da digestão das proteí­nas, o caminho fica aberto para uma série de deficiências na captação de aminoácidos pelo organismo. Animais de laboratório desenvolvem aumento no tamanho do pâncreas e até câncer nessa glândula, quando submetidos a dietas ricas em inibidores da enzima tripsina.

Uma pessoa que não absorve corretamente os aminoácidos, tem o seu crescimento e desenvolvimento prejudicado. Você já notou que os japoneses são, normalmente, mais baixinhos? Já os descendentes que vivem em outros paí­ses e adotam as dietas desses paí­ses, costumam ter uma estatura maior que a média no Japão. (Wills MR et al: Phytic Acid and Nutritional Rickets in Immigrants. The Lancet, 8 de abril de 1972, páginas 771-773).

O efeito inibitório da absorção de aminoácidos pode comprometer a fabricação de inúmeras substâncias formadas a partir dos mesmos, entre os quais, os neurotransmissores. A enxaqueca, a cefaléia em salvas, a cefaléia do tipo tensional, e outras dores de cabeça, além de depressão, ansiedade, pânico e fibromialgia, são causadas por um desequilí­brio dos neurotransmissores. Qualquer fator que prejudique a sua fabricação, pode aumentar ou perpetuar esse desequilí­brio.

A soja contém também uma substância chamada hemaglutinina, que pode aumentar a viscosidade do sangue e facilitar a sua coagulação. Portadores de enxaqueca já sofrem de um aumento na tendência de coagulação do sangue e uma propensão maior a acidentes vasculares. A pior coisa para esses indiví­duos é ingerir substâncias que agravam essa tendência.

Tanto a tripsina, quanto a hemaglutinina e os fitatos, que mencionaremos a seguir, são neutralizados totalmente pelo processo de fermentação natural da soja na fabricação de shoyu e missô, e parcialmente durante a fabricação de tofu.

Os fitatos, ou ácido fí­tico, são substâncias presentes não apenas na soja, mas em todas as sementes, e que bloqueiam a absorção de uma série de substâncias essenciais ao organismo, como o cálcio (osteoporose), ferro (anemia), magnésio (dor crônica) e zinco (inteligência).

Você não sabia de nada disso?

Mas a ciência já sabe, estuda esse fenômeno extensamente e não tem dúvidas a respeito. Já comprovou este fato em estudos realizados em paí­ses subdesenvolvividos cuja dieta é baseada largamente em grãos. (Van-Rensburg et al: Nutritional status of African populations predisposed to esophageal cancer, Nutr Cancer, volume 4, páginas. 206-216; Moser PB et al: Copper, iron, zinc and selenium dietary intake and status of Nepalese lactating women and their breast-fed infants, Am J Clin Nutr, volume 47, páginas 729-734; Harland BF, et al: Nutritional status and phytate: zinc and phytate X calcium: zinc dietary molar ratios of lacto-ovo-vegetarian Trappist monks: 10 years later. J Am Diet Assoc., volume 88, páginas 1562-1566).

Claro que a divulgação desse conhecimento não é do interesse de toda uma indústria multibilionária da soja. A soja contém mais fitato que qualquer outro grão ou cereal. (El Tiney AH: Proximate Composition and Mineral and Phytate Contents of Legumes Grown in Sudan”, Journal of Food Composition and Analysis, v. 2, 1989, pp. 67-78).

Para os demais cereais e grãos (arroz integral, feijão, trigo, cevada, aveia, centeio etc), é possí­vel reduzir bastante e neutralizar em grande parte o conteúdo de fitatos, através de cuidados simples, como deixá-los de molho por várias horas e, em seguida, submeter a um cozimento lento e prolongado. (Ologhobo AD et al: Distribution of phosphorus and phytate in some Nigerian varieties of legumes and some effects of processing. J Food Sci volume 49 número 1, páginas 199-201).

Já os fitatos da soja não são reduzidos por essas técnicas simples, requerendo para isso um processo bem longo (muitos meses, no mí­nimo) de fermentação. O tofu, que passa por um processo de precipitação, não tem os seus fitatos totalmente neutralizados.

Interessantemente, se produtos como o tofu forem consumidos com carne, ocorre uma redução dos efeitos inibidores dos fitatos. (Sandstrom B et al: Effect of protein level and protein source on zinc absorption in humans. J Nutr volume 119 número 1, páginas 48-53; Tait S et al, The availability of minerals in food, with particular reference to iron J R Soc Health, volume 103 número 2, páginas 74-77).

Mas geralmente, os maiores consumidores de tofu são vegetarianos que pretendem consumi-lo em lugar da carne!

O resultado?

Deficiências nutricionais que podem levar a doenças como dores crônicas, como dor de cabeça e fibromialgia. O zinco e o magnésio são necessários para o bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. O zinco, em particular, está envolvido na produção de colágeno, na fabricação de proteí­nas e no controle dos ní­veis de açúcar no sangue, além de ser um componente de várias enzimas e ser essencial para o nosso sistema de defesas. Os fitatos da soja prejudicam a absorção do zinco mais do que qualquer outra substância. (Leviton, Richard: Tofu, Tempeh, Miso and Other Soyfoods: The “Food of the Future” – How to Enjoy Its Spectacular Health Benefits, Keats Publishing Inc, New Canaan, CT, 1982, páginas 14-15).

Por conta da tradição oriental, a indústria da soja conseguiu inseri-la num patamar de “alimento saudável”, sem colesterol e vem desenvolvendo um mercado consumidor cada vez mais vegetariano. Infelizmente, ouvimos médicos e nutricionistas desinformados, ou melhor, mal informados por publicações pseudo-cientí­ficas patrocinadas e divulgadas pela indústria da soja, fornecendo conselhos, em programas de TV em rede nacional, no sentido de consumi-la na forma de leite de soja (até para bebês!!), carne de soja, iogurte de soja, farinha de soja, sorvete de soja, queijo de soja, óleo de soja, lecitina de soja, proteí­na texturizada de soja, e a maior sensação do momento, comprimidos de isoflavonas de soja, sobre a qual comentarei mais adiante neste livro. A divulgação, na grande mí­dia, destes produtos de paladar no mí­nimo duvidoso, como sendo saudáveis, tem resultado em uma aceitação cada vez maior dos mesmos por parte da população.

Que prejuí­zo! (Não para a indústria, é claro!)

Sabe como se faz leite de soja?

Primeiro, deixa-se de molho os grãos em uma solução alcalina, de modo a tentar neutralizar ao máximo (mas não totalmente) os inibidores da tripsina. Depois, essa pasta passa por um aquecimento a mais de 100 graus Celsius, sob pressão. Esse processo neutraliza grande parte (mas não a totalidade) dos antinutrientes, mas em troca, danifica a estrutura das proteí­nas, tornando-as desnaturadas, de difícil digestão. (Wallace GM: Studies on the Processing and Properties of Soymilk. J Sci Fd Agric volume 22, páginas 526-535). Além disso, os fitatos remanescentes são suficientes para impedir a absorção de nutrientes essenciais.

A propósito, aquela tal solução alcalina onde a soja fica de molho é à base de n-hexano, nada mais que um solvente derivado do petróleo, cujos traços ainda podem ser encontrados no produto final, que vai para a sua mesa, e que pode gerar o aparecimento de outras substâncias cancerí­genas. Este n-hexano reduz, também, a concentração de um aminoácido importante, a cistina. (Berk Z: Technology of production of edible flours and protein products from soybeans. FAO Agricultural Services Bulletin 97, Organização de Agricultura e Alimentos das Nações Unidas, página 85, 1992). Felizmente, a cistina se encontra abundante na carne, ovos e iogurte integral – alimentos estes normalmente evitados pelos consumidores de leite de soja.

Mas como? A soja não é saudável? Não é isso que dizem os médicos e nutricionistas?

Infelizmente, a culpa não é deles, e sim do jogo de desinformação que interessa à toda a indústria alimentí­cia. A alimentação, assim como a saúde, é um grande negócio. Dois terços de todos os alimentos processados industrialmente, contém algum derivado da soja em sua composição. É só conferir os rótulos. A lecitina de soja atua como emulsificante. A farinha de soja aumenta a “vida de prateleira” de uma série de produtos. O óleo de soja é usado amplamente pela indústria de alimentos. A indústria da soja é enorme e poderosa.

E como se fabrica a proteí­na de soja?

Em primeiro lugar, retira-se da soja moí­da o seu óleo e o seu carboidrato, através de solventes quí­micos e alta temperatura. Em seguida, mistura-se uma solução alcalina para separar as fibras. Logo após, submete-se a um processo de precipitação e separação utilizando um banho ácido. Por último, vem um processo de neutralização através de uma solução alcalina. Segue-se uma secagem a altas temperaturas e à redução do produto a um pó. Este produto, altamente manipulado, possui seu valor nutricional totalmente comprometido. As vitaminas se vão, mas os inibidores da tripsina permanecem, firmes e fortes! (Rackis JJ et al: The USDA trypsin inhibitor study. I. Background, objectives and procedural details. Qual Plant Foods Hum Nutr, volume 35, pág. 232).

Não existe nenhuma lei no mundo que obrigue os alimentos à base de soja a exibirem, nos rótulos, a quantidade de inibidores da tripsina. Também não existe nenhuma lei padronizando as quantidades máximas deste produto. Que conveniente!

O povo… coitado… só foi “treinado” para ficar de olho na quantidade de colesterol – esta sim, presente em todos os rótulos. Uma substância natural e vital para o crescimento, desenvolvimento e bom funcionamento do cérebro e do organismo como um todo.

O povo nunca ouviu falar nos antinutrientes e inibidores da tripsina dos alimentos de soja.

A proteí­na texturizada de soja (proteí­na texturizada vegetal, carne de soja) possui um agravante: a adição de glutamato monossódico, no intuito de neutralizar o sabor do grão e criar um sabor de carne.

Alguns pesquisadores acreditam que o grande aumento das taxas de câncer de pâncreas e fí­gado, na África, se deve à introdução de produtos de soja naquela região. (Katz SH: Food and Biocultural Evolution: A Model for the Investigation of Modern Nutritional Problems. Nutritional Anthropology, Alan R. Liss Inc., 1987 pág. 50).

A minha dica: Quando consumir soja, utilize apenas os derivados altamente fermentados, como o missô e o shoyu. Mesmo assim, muita atenção para os rótulos. Compre apenas se neles estiver escrito “Fermentação Natural”, e se NÃO contiverem produtos como glutamato monossódico e outros ingredientes artificiais. Quando consumir tofu, certifique-se de lavá-lo com água corrente, pois grande quantidade dos antinutrientes ficam no seu soro.

Fonte: Não sei exatamente o autor deste artigo, que tive acesso através da internet.

Labels: , , , , , , , , , ,


 

Oscar Quiroga - 661


MATÉRIA NÃO É ADUBO


Enquanto isso, aqui na Terra a matéria não é adubo, mas substância radiante de possibilidades. Perdida está a humanidade materialista que se convenceu de que fechando os olhos ao espírito glorificaria seu oposto, pois foi assim que se embrenhou numa ilusão inconsequente que, ao parecer exaltar a matéria na verdade a desprezou, erguendo suntuosos templos e salões onde não se entoam cânticos ao Altíssimo. Exaltar a matéria sem glorificar sua real origem é como apropriar-se de um corpo rejeitando a consciência que o anima. As privações que a humanidade sofre na civilização são todas decorrentes deste desprezo pela matéria, do fazer de conta que se pode erguer suntuosidade sobre um cadáver. Matéria é substância radiante de espírito.

Labels:


Tuesday, August 18, 2009

 

Mensagem de Mãe Maria

Amados Filhos,

Que as bênçãos do amor tragam paz aos vossos corpos, mentes e corações.

A luz sempre vos espera no final do túnel; não desanimeis, pois, se neste momento só enxergais a escuridão!

É a escuridão que alimenta a desesperança que permeia vosso planeta e vossas vidas neste tempo, mas urge que possais compreender o porquê de tanto caos, tanta negatividade, tantos desencontros para neles por um fim.

Lembrai-vos que este é um tempo em que a cortina que vos permite enxergar o novo mundo fica cada vez mais transparente, revelando-vos todos os aspectos de vós mesmos que ainda precisam ser purificados.

Não desanimeis amados; aceitai os desafios, lembrando que possuis todas as ferramentas e todo entendimento para ser um vencedor.

Não é fácil limpar toda a densidade que criastes ao longo de vossas múltiplas vidas; não é fácil olhar ao vosso redor e enxergar vossos problemas, não é fácil viver o dia a dia tentando não mergulhar no caos.

Muitos desafios ainda vos esperam antes que possais penetrar no novo mundo; lembrai-vos, contudo, que esses momentos se dissolverão rapidamente se souberdes acalentar a fé na divindade que sois.

Este é um momento na transformação de vosso planeta, e de vossas vidas, onde muitos se rendem ao “status quo”, muitos desistem, muitos permitem serem novamente sugados pelo mundo da ilusão pensando, assim, poder fugir dos problemas, deixando-se envolver pela felicidade efêmera, tornando-se surdos para os anseios da própria alma.

É com este mesmo comportamento que a humanidade já retrocedeu em sua evolução em outros momentos de transição por que passou vosso planeta.

A fé no Pai Altíssimo, e na herança que Ele vos legou, não foi suficiente para impulsionar os Filhos da Terra rumo à conquista da plenitude.

Lembrai-vos, a plenitude não chega de graça; ela precisa ser conquistada; ela é a coroação do esforço de cada Filho da Terra e chega agora, mais uma vez, como uma grande oportunidade de vivenciardes vossas novas experiências sem dor, sofrimento, limite ou caos.

É preciso trabalhar com afinco, amados, é preciso determinação, é preciso acreditar no vosso poder, é preciso ousar, é preciso pelo menos por alguns instantes ouvir a voz do coração nos momentos difíceis para assim poder enxergar a claridade no meio da escuridão e, então, seguir em frente imbuídos da certeza de que as soluções sempre estão contidas nos desafios e que é preciso crer para ver.

Nada é definitivo no mundo da ilusão!

Tendes sempre o poder da escolha.

Lembrai-vos que o Pai não vos desafia sem vos abastecer de tudo que precisais para vencer! Ele somente espera de vós que possais usar a luz que Ele vos ofertou e o vosso poder de escolha para fazer a escolha certa (via livre-arbítrio)

Esse é o vosso trabalho. Escolher!

Tudo que a vida vos coloca tem o objetivo de desafiar-vos para que possais exercitar a melhor escolha; sabeis já que a melhor escolha - ou a única escolha que tendes a fazer - é a escolha da Luz em detrimento da escuridão.

Prestai, pois, atenção aos vossos desafios, lembrando-vos que eles chegam trazendo sempre na bagagem a solução ideal para vos ajudar a vencer, e assim sempre prosseguir na busca de novos horizontes, de novos espaços, de novas oportunidades de ser feliz.

Deixai, pois, que o desânimo e a falta de confiança se dissipem de vosso momento e de vossas vidas.

Os desafios não se dissolverão pela falta de coragem de enfrentá-los, amados. Pelo contrário. Eles só criarão mais força para retornar às vossas vidas, impondo-vos cada vez mais dificuldades para poderem ser varridos definitivamente de vossas realidades.

Enfrentai, pois, todos os vossos desafios; eles ainda são muitos porque todos os Filhos da Terra precisam concluir seus processos de purificação de todas as criações equivocadas do passado, que foram agregadas as suas auras, e tem influenciado todos os egos-personalidades na alimentação do caos em vosso planeta e em vossas vidas.

Tendes poder e tendes as ferramentas necessárias para vencer todos os obstáculos, lembrai-vos disso mais uma vez.

Usai, pois, vosso verdadeiro poder, enfrentando a escuridão de vosso ego-personalidade com a luz contida em vossas orações, envolvendo-o com o amor sustentado por vossa chama trina, dando um basta a todas as distrações do mundo da ilusão, absorvidas por vossos olhos, e que só objetivam vos distrair com o intuito de impedir que vosso verdadeiro propósito seja alcançado.

Orai, amados, orai com afinco acreditando no poder da oração como ferramenta para nutrir vossos corpos de discernimento e esperança, de fé e compreensão, de vontade e determinação.

Colocai em cada palavra que pronunciais diuturnamente todo o poder da alegria, envolvendo-as no amor que permeia vossos corações, na força que se desprende de vossas almas e segui em frente amados, na certeza de que o mundo espiritual vos ilumina, vos protege, vos incentiva e vos alimenta para que, nutridos pela luz do Pai, possais finalmente vencer os últimos obstáculos que se apresentam em vossas vidas, e que escondem a beleza de vossa nova morada na terra prometida que abre suas portas para dar-vos as boas vindas com as bênçãos do Criador.

Bem amados, orai com fervor! Atendei a este apelo na certeza que através de vossas orações Eu sempre estarei junto a todos vós, abençoando-vos e alimentando-vos com o meu amor.

Bem amados, Eu vos deixo agora derramando sobre todos vós as minhas bênçãos e envolvendo a todos no meu manto de proteção, porque Eu Sou Maria, Vossa Mãe.

Mensagem de Mãe Maria-24-09 recebida por Jane M. Ribeiro aos 18/08/09

Labels:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?