Saturday, December 31, 2016

 

Oscar Quiroga - 3220

SINCRONIA


Talvez hoje à noite seja uma das poucas vezes em que o evento arbitrário de passagem de ano aqui na Terra encontra uma referência estelar e, por isso, céu e terra dançam em sincronia. Geralmente, nada há no céu que indique uma mudança de calendário nesta data, esse é um fato determinado arbitrariamente, por decreto, desconsiderando a necessária harmonia entre a subjetividade estelar e a objetividade terrestre. Hoje, porém, é diferente, há um evento estelar importante que te dará consistência para as esperanças que lançares ao futuro e, também, para o merecido festejo em que te envolverás. A vida seguirá teus pensamentos com o ardor que lhe é inerente, por isso, te posiciona de forma digna e orienta teu coração pelos mais elevados desejos, irradiando tua melhor influência agora e sempre.

Labels:


Friday, December 30, 2016

 

Oscar Quiroga - 3219

A VIDA TENTA TE PROTEGER

Fatores variados se combinam hoje para que entre o céu e a terra, onde está teu coração, os eventos se caracterizem pela distorção e, um pouco pela ansiedade de se livrar de um ano tenso, um tanto pela angústia e esperança para que o próximo ano seja melhor, além da precipitação para chegar a algum lugar onde se refrescar e passar o réveillon, tudo se inclina na direção de eventos de risco. Em muitos casos a Vida de tua vida tentará te proteger fazendo com que teus planos não consigam se materializar. Diante disso, em vez de te enfadar, aproveita para mudar tudo, ou ainda melhor, para te aquietar onde estiveres, aguardando pela intuição que te informe o momento de te movimentares novamente. Aceita haver uma vontade maior e melhor do que a tua, hoje não teimes em fazer prevalecer a tua.

Labels:


Thursday, December 29, 2016

 

Oscar Quiroga - 3218

A PROTEÇÃO DA VIDA


O modo de operação da Vida de tua vida, que te nutre e protege eternamente em teu andar experimental pelo infinito, nem sempre coaduna com teus desejos, porque não está nem aí com teus caprichos, que a ti parecem muito importantes, mas porque são construídos com visões estreitas te colocam em perigo e, por isso, a Vida de tua vida que te protege precisa te orientar numa direção saudável. É assim que tu vês teus planos darem errado e te enfureces, enfadas, deprimes e violentas por isso, te parecendo que a vida está sendo injusta contigo, que tu fizeste tudo direito e que, por isso, merecerias conforto. Acontece que pensar exclusivamente em ti é uma operação que contraria o modo de ser da Vida de tua vida que, para te proteger do perigo que isso significa, faz teus planos irem por água abaixo.

Labels:


Wednesday, December 28, 2016

 

Oscar Quiroga - 3217

LUCIDEZ

Prefere uma verdade dura a uma mentira acolhedora, tu precisas de lucidez e essa não chega acariciando, mas abrindo tua visão a um panorama mais amplo de conexões que mudam o sentido das coisas, pessoas e relacionamentos que tu davas por sabidos. A lucidez te empurra para trás com força, tal qual uma luz intensa que impressiona teus olhos surgindo repentina das entranhas densas daquela que, nesse exato instante, tu verificas ser a tua ignorância. No começo, a lucidez te parece perturbadora e indesejável, já que a ignorância te acompanhou por tanto tempo que te apegaste a ela, lhe tens afeto. Por isso, te afirmo, prefere uma verdade dura a uma mentira acolhedora, luta com toda tua força para saíres dessa, que pensas ser uma zona de conforto, mas que é uma prisão existencial.

Labels:


Tuesday, December 27, 2016

 

Oscar Quiroga - 3216

PASSADO E FUTURO

Enquanto continuares buscando em tua história as justificativas que definam tua identidade, inadvertidamente continuarás também promovendo a reprodução de eventos.

A história se repete e não há farsa nenhuma nisso, apenas o teimoso trabalho da inércia, que se nutre de tua indolência, por não te ergueres e, com vigor, agires para te aproximares ao futuro que pressentes sem que, talvez, o desejes. 


O passado se repete, para não viveres mais repetindo tu precisas te aproximar intencionalmente ao futuro e construir uma identidade própria, independente de tudo que te aconteceu, da educação que recebeste, dos traumas e alegrias do passado. Contempla as repetições desapaixonadamente, porque ainda estarão por aí te acompanhando, mas diminuirão à medida que te aproximares do futuro.

Labels:


Monday, December 26, 2016

 

Oscar Quiroga - 3215

RETROSPECÇÃO E PROSPECÇÃO


Tua história não te define mais, agora és livre para definir tua identidade prospectando um futuro que pressentes e que, inclusive, talvez nem desejes, porque te agarras com tanto ardor ao teu passado que, mesmo não sendo grande coisa, pelo menos te acolhe com o sabor do que conheces. Ainda preferes o mal conhecido do que o bem a conhecer? Assim continuarás também sendo definido pelo teu passado e o futuro será uma semente que não terá caído no terreno que lhe forneça nutrientes para germinar, se desenvolver e frutificar. Abandona de uma vez por todas o vício de buscares em tua história as justificativas da tua experiência de ser, pois, é assim que te abandonas à inércia, já que o passado se reproduz por inércia enquanto o futuro que pressentes precisa ser arrancado do seu estado potencial.

Labels:


Sunday, December 25, 2016

 

Oscar Quiroga - 3214

A HOMENAGEM


A alegria espiritual, a gratidão sincera, o bom humor, esses ingredientes te salvarão das trapalhadas que o dia de hoje estende, feitas armadilhas em que cairão todas as pessoas que se orientarem pela ansiedade, pelo enfado, pela intolerância e por, supostamente, mas de forma inconfessada, se sentirem superiores aos outros. É desnecessário que tenhas adotado o modo de ser cristão para aproveitares o dia de hoje, pois, dessa vez coincidiu a festividade cristã com um evento cósmico e com o movimento da civilização de tornar este dia a convergência das famílias ao redor da mesa, algo temerário, pois, em toda família há ovelhas e serpentes convivendo. Dessa vez, contudo, e talvez como homenagem ao sacrifício cristão, as ovelhas são protegidas e as serpentes mordem seus próprios rabos e se envenenam.

Labels:


Saturday, December 24, 2016

 

Oscar Quiroga - 3213

VERDADE REAL

Nada mais será como antes, aceita esta perspectiva com naturalidade, pois, veio para ficar.

Esta é uma onda maior do que ti e teus planos. 


A realidade não pode ser verificada pela eleição de Trump, o Brexit, o descalabro institucional brasileiro nem pela habitual disparidade de valor outorgado à existência de africanos e europeus, só como exemplo.


A realidade em que te movimentas e experimentas ser já testemunhou impérios magníficos nascerem e se desintegrarem, testemunhou verdades absolutas se tornarem relativas até serem esquecidas.


Nada mais será como antes porque tudo muda, já que nada compreende a verdade real.


É que a verdade real contém o Universo, mas nenhuma entidade do Universo consegue conter a verdade real.


Prepara-te para acolher doses maiores de verdade real.

Labels:


Friday, December 23, 2016

 

Oscar Quiroga - 3212

PRATICA A GRATIDÃO


Se despertares com a alma tomada de açodamento, procura te acalmar, assim evitarás cometer imprudências. Em vez de sair à rua orientando teus passos pela ansiedade de finalizar as tarefas, procura tomar um tempo maior para te despreocupar, pois, durante esse período nada será mais importante do que colocar a cabeça e coração nos devidos lugares. Se fizeres isso pouparás recursos e te absterás de participar de um redemoinho esgotante de trapalhadas provocadas por uma pressa que não se justifica, apesar de a inteligência as cobrir de argumentações insofismáveis. Preserva teu juízo, te despreocupa e, quando o período de Lua Vazia tiver acabado, com a alma tomada de alegria espiritual, inicia o cumprimento de tarefas. Dentre essas, a mais importante será, praticar a gratidão.

Labels:


Thursday, December 22, 2016

 

Oscar Quiroga - 3211

SÓ A ALEGRIA TE SALVARÁ


Cumpre as formalidades com alegria, evita agregar peso ao que teus semelhantes carregam, criticando as bobagens praticadas nesta época do ano com ar de naturalidade. Está tudo de ponta-cabeça há muito mais tempo do que tua consciência poderia registrar e, no entanto, geração após geração, uma tênue luz divina continua sendo preservada, protegida, nutrida e acrescida aos poucos. Tua visão registra as densidades que ocultam essa luz e procura contrariar o que a contraria, mas o efeito disso é adverso, pois, em vez de dispersar a densidade a torna ainda mais obscura. Só a alegria amorosa, simples, leve e graciosa te salvará e, por salvar a ti, salvarás também a todas as pessoas com que te relacionares. Que tua presença seja um bálsamo e uma bênção para tudo e para todos!

Labels:


Wednesday, December 21, 2016

 

Oscar Quiroga - 3210

RETIDÃO AMOROSA


A retidão praticada com severidade perde seu efeito, porque não dá bom exemplo. A retidão que incentiva o julgamento inflexível não serve para ninguém apreciar o valor da lisura e a respeitabilidade que resulta dela. Se o mundo te contraria e ofende porque em ti está nascendo a retidão, mas ao mesmo tempo teu coração se amarga ao contemplar que as coisas não seguem o caminho da retidão, então, sinto dizer, estás numa enrascada pior e mais complexa do que o labirinto em que se encontram aqueles alvos de teu juízo sisudo. Eles e elas são ignorantes, teu problema, porém, consiste em teres uma visão estreita e, já dizia o filósofo, conhecimento pequeno é algo perigoso. A retidão praticada com amplitude de visão acrescenta alegria amorosa aos atos e seu efeito se torna insuperável.

Labels:


Tuesday, December 20, 2016

 

Oscar Quiroga - 3209

POUCAS E BOAS COISAS


Desacelera! Não precisas abdicar de teus anseios, mas observar que o cenário em que te movimentas atualmente requer um pouco mais de cuidado que de costume. Este não é um momento em que dar rédeas soltas aos teus desejos, sempre carregados de urgência e ansiedade, poderia trazer resultados benéficos, e se tu não te beneficias, como poderias conceder graças e bênçãos a quem quer que seja? Protege a ti, não como um evento egoísta, mas para preservar as pessoas de teu círculo mais próximo de excessos que não trariam o regozijo esperado, mas desgaste apenas. Dessa vez, prefere a simplicidade, exalta aquilo que não precisa de atributos exteriores para ser valorizado. A gratidão sincera, o gesto carinhoso, o olhar desprovido de malícia e de segundas intenções, poucas e boas coisas são necessárias.

Labels:


Monday, December 19, 2016

 

Oscar Quiroga - 3208

PLANOS SOBRE PLANOS


A vida tem seus próprios planos e nem sempre tu te alinhas devidamente a esses, teimando em preservar um roteiro que, dia mais, dia menos, acaba colidindo com os planos maiores da Vida de tua vida. Diante desse fato inexorável, o que farás? Imprecarás ao divino, odiarás a vida que te contraria? Adotarás uma falsa postura de humildade te sentindo uma poeira insignificante no infinito? Ou saberás agradecer por receber uma proteção que temporariamente te é inexplicável, mas que aceitas com alegria? Certamente haverá um pouco de tudo isso e muito mais para teres de ir dormir com dilemas difíceis de resolver, pois, é isso que te faz humano. A partir de agora e durante as festas de fim de ano, é conveniente que adotes a postura mais flexível possível, porque até o impossível pode acontecer.

Labels:


Sunday, December 18, 2016

 

Oscar Quiroga - 3207

PELO SIM, PELO NÃO


Cuida para que tuas reuniões transcorram em paz, mas não resistas ao surgimento de conflitos, porque a paz não é necessariamente a ausência desses, mas a presença de espírito que faz com que os conflitos não sejam a nota dominante dos relacionamentos. Os ânimos de todo mundo estão por um fio, o choque de realidade calou fundo na alma, as perspectivas são sombrias, não porque profetizem a realidade, mas porque nossa humanidade é contaminada pelo vício de imaginar que a qualquer momento tudo vai para o inferno. Pelo sim, pelo não, o que está disponível neste momento é fazer pouco, mas fazer bem, e isso será obtido pensando mais nos benefícios da maioria do que pretender o benefício particular sobre tudo o mais.

Labels:


Saturday, December 17, 2016

 

Oscar Quiroga - 3206

TU ÉS OS RELACIONAMENTOS


Teu bem-estar individual está vinculado ao bem-estar da maior quantidade possível de pessoas com que te relaciones. Tua saúde individual está vinculada à saúde do maior número possível de pessoas com que convivas. Será impossível definires qualquer tipo de benefício para ti que seja desvinculado do benefício do grupo de pessoas em que tua presença esteja inserida. Aliás, se queres transcender a tola ideia de que o bem e o mal seriam relativos, procura entender que o bem sempre será aquilo que for melhor para o maior número possível de pessoas, enquanto que o mal andará no sentido oposto, beneficiando exclusivamente uma pessoa, ou poucas delas, em detrimento da maioria. Se queres ser brilhante, abrilhanta teus relacionamentos com tua presença. Tu és os relacionamentos que sustentares.

Labels:


Friday, December 16, 2016

 

Oscar Quiroga - 3205

UMA NOVA MANHÃ


As manhãs desta semana que está prestes a se encerrar te deram a lição de teres de evitar cair no conto da ansiedade, que tece pensamentos insidiosos logo ao despertar para que, em vez de te orientares pela alegria e leveza, utilizes a preocupação. Enquanto a preocupação, mascarada de boa orientadora, te produz percalços e te converte numa má influência no mundo, a alegria, por seu lado, faz com que tu sejas uma das raras presenças que cria ambientes melhores. Então, aproveita esta nova manhã, uma que não acontecerá mais nem nunca tampouco aconteceu, para te renovares e aceitares a alegria espiritual que emana de teu coração, que sabe brincar com leveza nos campos infinitos da Vida de tua vida. Nesse estado de ânimo, ou o mais próximo dele, tu serás maior do que acontecer.

Labels:


Thursday, December 15, 2016

 

Oscar Quiroga - 3204

CONFORTO E SEGURANÇA


É legítimo que procures conforto e segurança, inclusive porque do jeito que as coisas andam, tuas sensações te informam o oposto do que buscas. Por isso, te autoriza a fazer o possível para suprir essas necessidades, mas ao mesmo tempo te ajusta às condições atuais. Encontrarás conforto e segurança em coisas simples, em gestos e atitudes que não precisam de investimentos pesados. Nesse fim de ano, procura demonstrar tua gratidão de forma criativa e com simplicidade, não te endivides, isso colocaria teus pés no terreno oposto ao que procuras, o do conforto e segurança. Muitas coisas te encantarão, muitos movimentos te seduzirão, para não cair em tentações contraproducentes, procura te esclarecer a respeito do que verdadeiramente precisas e te ajustar a esse movimento. Estará tudo melhor assim.

Labels:


Wednesday, December 14, 2016

 

Oscar Quiroga - 3203

LUA CHEIA E VAZIA


A combinação de um fluxo maior de Vida através de tua presença acontecendo ao mesmo tempo da impossibilidade de expressares objetivamente esses impulsos, esse é o pior momento para qualquer ser humano medianamente normal. Por isso, tu precisas despertar com muita tranquilidade, exorcizando de forma sumária quaisquer preocupações, angústias ou ansiedades que emergirem na forma de pensamentos insidiosos. Eventualmente, terás questões importantes para resolver hoje, porém, por ventura as preocupações te ajudariam na empreitada? Claro que não! Então, brinca com teus pensamentos, enxerga neles tentativas de boicote que tu podes tratar com certo desdém até, mas sem ânimo ofensivo ou arrogante, para que tuas atitudes com as pessoas com que te relacionas continuem cordiais.

Labels:


Tuesday, December 13, 2016

 

Oscar Quiroga - 3202

A VIDA DE TUA VIDA

Tu levitas no mistério do infinito, esta é uma verdade absoluta. Esse mistério permeia todos os interstícios de teu corpo e de tua alma, te sustenta entre o nada e a eternidade como se fosses uma esponja mergulhada no oceano da Vida de todas as vidas. A verdade é essa, o resto é especulação e limitações diversificadas para exaltar uma parte da visão do conjunto em detrimento de todas as outras. Essas visões limitadas, que é normal assumires, são os obstáculos que tu impões à Vida de tua vida e que, em momentos como o atual, de Lua Cheia, quando seu fluxo é intenso e vibrante, te provocam irritações de todos os tipos, porque te revelam que não poderás nunca controlar o que não pode ser controlado. Para te acalmar, te entrega sem restrições ao fluxo intenso da Vida de tua vida.

Labels:


Monday, December 12, 2016

 

Oscar Quiroga - 3201

A ARTE DA DESPREOCUPAÇÃO


Desperta com tranquilidade e, se puderes, estica o tempo na cama, amansando tua consciência, tomando posse de teus sentidos e desconsiderando todo e qualquer sinal de ansiedade que poderia alimentar o ciclo frenético das preocupações. Entende, tu não precisas definir teu dia com as preocupações, esse exercício de te acalmares logo no início do dia serviria para que tua definição se construísse em torno de algo mais verdadeiro. Não te preocupes por abandonar tuas preocupações, elas estarão aí, como sempre, te esperando firmes e fortes como se fossem o combustível essencial de tua existência. Não são, mas como tu lhes outorgas importância, elas se acham. Estarão sempre por aí, mas enquanto isso, tu podes começar a treinar na sagrada arte da despreocupação. Nem que seja por diversão.

Labels:


Sunday, December 11, 2016

 

Oscar Quiroga - 3200

Assume tua liberdade


Assume tua liberdade e toma atitudes para ser maior do que as circunstâncias que te oprimem, às vezes com máscaras tão sofisticadas que não parece opressão, apenas um dever que cumpres com a alma motivada pela boa vontade de fazer o certo. Acontece que há todo um turbilhão de emoções e pensamentos desencontrados em ti, que é a fiel expressão de que se tornou propício te posicionares em outro lugar, tomando atitudes diferentes de outrora, te alinhando com uma perspectiva que no passado te era desconhecida, porque não a percebias, mas agora a percebes e não podes fingir que está tudo igual. Te encontras no lusco-fusco entre o antes que não é mais e o depois que ainda não é. Por isso é importante assumires tua liberdade e te movimentares com leveza, tu és maior do que as circunstâncias.

Labels:


Saturday, December 10, 2016

 

Oscar Quiroga - 3199

Tempo otimizado


Enquanto a maioria dos teus dias parece passar sem te motivar a aproveitares o tempo e te envolveres com garra nas atividades que te sirvam para expressar teus talentos, há alguns poucos em que observarás tua alma em estado de alerta. Nesses dias farás muito mais do que o normal num curto espaço de tempo, produzirás mais eventos e resolverás assuntos pendentes. Hoje e amanhã criam essas condições e teu ardor interior, a força que te motiva, indicará o destino que tu darás a esse movimento. Hoje e amanhã serão dias propícios a resolveres os assuntos organizacionais das festas de fim de ano, porém, aceita que as coisas andam muito instáveis também e, por isso, faz apenas uma organização básica, deixando margem para mudar de planos à medida que a necessidade o indicar.

Labels:


Friday, December 09, 2016

 

Oscar Quiroga - 3198

Preserva a alegria

Preserva a alegria, só isso te salvará. Porém, evita vincular tua alegria a eventos portentosos, prefere alegria simples, essa que brinda com leveza e humor simpático. Ainda que haja variadas circunstâncias a te oprimirem o coração com dores mais variadas ainda, te agarra firmemente a essa alegria que destila do simples fato de respirares e de o ar e os éteres acariciarem teu interior à medida que fluem através de ti. Acompanha conscientemente a carícia do ar e dos éteres quando ingressam em ti e aproveita a expiração para te livrares das toxinas, feitas pensamentos doloridos, que te oprimem o coração. Preserva a alegria, só ela te oferece um porto seguro para que nenhuma circunstância seja maior do que tua capacidade de administrá-la. Só a alegria te aproxima dos Anjos e do Divino.

Labels:


Thursday, December 08, 2016

 

Oscar Quiroga - 3197

Choque de realidade

Encara este final de ano com naturalidade, sem te obrigar a que seja maravilhoso, como se teu bom futuro dependesse de fazer gastos com presentes, festas brilhantes e viagens estonteantes. O fim do ano e começo de um novo, afinal, é uma data arbitrária, um invento humano que não tem referência alguma na posição dos astros. Por isso, a sensação que te obriga a fazer algo maravilhoso nesta época, sinto muito dizer, se alimenta de superstição. Se tu encaras esse fato com leveza e bom humor, terás liberdade de fazer o que quiseres, inclusive fazer gastos. Porém, se te agarras a essa liturgia como uma forma de assegurar um futuro melhor, então te irritarás profundamente e isso provocará distorções nos relacionamentos e em teus planos. Este final de ano será um choque de realidade.

Labels:


Wednesday, December 07, 2016

 

Oscar Quiroga - 3196

Boletim astrológico


O dia virá e está chegando, em que, com a mesma naturalidade com que buscas informações de trânsito ou meteorologia para te preparares para o dia que começa, também buscarás referências astrológicas, pois, o Universo em que te movimentas e experimentas ser é acessível através de um diálogo. Tu és parte integrante do Universo e uma interlocução pode ser estabelecida para te posicionares e preparares tuas atividades. Dados simples, como os períodos de Lua Vazia, se os respeitares e observares para organizar tua agenda, podem diminuir teu estresse a níveis irrelevantes, pois, saberás quando é propício iniciar atividades importantes e quando te retirar para descansar, mesmo que o horário seja oficialmente de trabalho.

Labels:


Tuesday, December 06, 2016

 

Oscar Quiroga - 3195

As tradições mudam


Apesar do desconforto que esta verdade possa causar, é notório que as tradições não produzem o mesmo resultado de outrora. Entende, em sua origem as tradições foram instituídas e passadas de geração em geração, pois, houve a compreensão de que em torno de sua liturgia haveria ordem e harmonia, não apenas entre as pessoas, como também entre nossa humanidade e o Universo em que nos movimentamos e somos. À medida que a compreensão de nossa humanidade sobre o Universo foi se ampliando, as tradições antigas perderam sua validade e, se continuarem sendo aplicadas, elas produzem o efeito contrário. Com uma nova e mais ampla compreensão, novas liturgias e tradições precisam ser instituídas para que as gerações vindouras tenham um fundamento sobre o qual se desenvolverem e prosperarem.

Labels:


Monday, December 05, 2016

 

Oscar Quiroga - 3194

Tudo muda


Aceita com naturalidade que este dezembro seja peculiar, evita te esforçar para reproduzir os mesmos hábitos de sempre em torno das festas de fim de ano. Uma série muito variada e frequente de trancos e solavancos, na forma de circunstâncias que não poderias antecipar, tende a impedir que teus planos sejam bem-sucedidos. Isso, porém, não precisa ser encarado como um inconveniente, porém, se tu não flexibilizas tua postura e, pelo contrário, teimas em fazer com que tudo seja o mesmo de sempre, então teu destino será a irritação e, assim, tua própria presença se transformará num inconveniente para as pessoas com que te relacionas. Tudo está mudando com muita velocidade, por que não deveriam mudar as tradições de fim de ano?

Labels:


Sunday, December 04, 2016

 

Oscar Quiroga - 3193

Nem pequeno nem grande


Na próxima vez que te sintas uma poeira insignificante sendo carregada por forças que te são incompreensíveis, respira fundo, te ergue sobre teus pés e identifica em tua presença essas forças que te são incompreensíveis, pois, essas permeiam o Universo inteiro, em gradações que vão do infinito ao infinitesimal. Então, se tu és a poeira infinitesimal, não por isso tua presença está excluída ou distante do infinito. Tu não és grande nem pequeno, tua manifestação está configurada numa forma perfeita para aquilo que tens capacidade de fazer e, enquanto o fizeres, se tornará irrelevante que te imagines ser grande ou pequeno, uma poeira insignificante ou o rei e rainha da cocada preta. Identifica teu talento e executa-o a cada instante do tempo disponível da vigília. Só isso importa.

Labels:


Saturday, December 03, 2016

 

Oscar Quiroga - 3192

A principal realidade


Querendo ou não, independentemente de tua vontade de seres independente, te espelharás na vida de certas pessoas que te servirão de exemplo. Ao mesmo tempo, querendo ou não e de forma independente de tua vontade de que te deixem em paz, tu servirás de referência e exemplo para alguém. Somos indivíduos, mas não somos entidades independentes, tudo em nós é espelhado, um reflexo, distorcido ou fiel, do que circula pela alma de nossa humanidade. Essa é nossa principal realidade, somos todos um só, uma só alma, um só corpo cósmico que se chama reino humano. Então, mesmo em teu tempo livre, quando descansares, tua influência emanará um exemplo que alguém levará consigo e reproduzirá. Aparentemente isso nada terá a ver contigo, mas haverá um elo que te responsabilizará pela execução de um ato distante.

Labels:


Friday, December 02, 2016

 

Oscar Quiroga - 3191

Somos humanos


Antes de poder, com pleno direito, criticar as distorções que tua aguçada percepção detecta nas pessoas, próximas e distantes, terias de te informar com sinceridade sobre tuas próprias distorções. Se enfrentasses e dominasses teus demônios perderias a vontade de denunciar os demônios alheios porque, sob uma lente ampla e honesta, olhando de perto nenhuma pessoa boa é completamente pura nem tampouco a pior pessoa do mundo é desprovida de alguma beleza. Em ti, como em qualquer outro ser humano, por isso os chamamos de semelhantes, pois, mesmo tendo cada um suas peculiaridades, é mais o que temos em comum do que aquilo que pode se contabilizar como diferente. Então, em ti, como em qualquer outro ser humano, há gradações diversas de abjeção e de algo sublime. Somos perfeitos, somos humanos.

Labels:


Thursday, December 01, 2016

 

Oscar Quiroga - 3190

O silêncio


Todas as horas da vigília estão ao teu dispor para demonstrares, com tua presença e influência, que tipo de mundo é esse que imaginas que devia ser, já que o atual te provoca repugnância. Contabiliza quanto tempo da vigília tu utilizas para esse fim e por essa matemática conclui se tens de verdade o direito de discursar sobre como as coisas deveriam ser, e o quão erradas elas são. Enfim, se aceitasses o abismo entre teu discurso idealista e a tua prática, conseguirias também aceitar que teus semelhantes também têm o mesmo problema e, se todos conseguissem aceitar essa realidade, que é o que é, de certo uma trégua aconteceria de forma espontânea no mundo. Essa trégua seria experimentada por um silêncio que impressionaria, nenhum comentário seria feito, nenhuma tecla digitada, nenhum telefone tocaria.

Labels:


This page is powered by Blogger. Isn't yours?