quinta-feira, agosto 11, 2022

 

Quiroga - 5201

 

Nós não somos indiferentes


Entre teu Eu e meu Eu não há distância nem diferença, porque comungam na mesma natureza, na mesma dinâmica que os faz existir. Porém, ao mesmo tempo, a estrutura do Eu implica em exclusividade, em partir do princípio de que o Eu próprio seja diferente e melhor do que os outros Eus, o que, em si, é um paradoxo, porque se todos os Eus pretendem essa originalidade, ela se transforma num lugar comum. Mesmo assim, porém, continuamos insistindo em nos relacionarmos através das exclusivas diferenças, em vez de nos apoiarmos na construção de uma trama de fraternidade, que não é utopia nem idealismo, mas a mais fiel tradução de como o Universo funciona, e nós temos as provas disso, porque sem a comunhão nem sequer o conflito da exclusividade aconteceria, só haveria a indiferença. Nós não somos indiferentes.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?