quarta-feira, abril 16, 2008

 

Um Curso em Tai Chi Chuan e Chi Kung - 2

De [1]:

O princípio: o vazio

Segundo a cosmologia taoísta, antes do início do universo manifesto, existia um estado de total vacuidade representado por um circulo vazio, chamado pelos antigos taoistas de Wu Chi. Dentro deste Wu Chi havia toda uma dinâmica de funcionamento e através desta surgiram todas as formas de criação e transformações na natureza, tais como: o dia e a noite; o aparecimento do sol e da lua; as estações do ano...

Esta dinâmica de funcionamento dentro do Wu Chi já é o tai chi chuan. Em sua origem, o Wu Chi criou primeiro as energias yin e yang e a partir delas todas as outras faixas eletromagnéticas (faixas estas que representam, no corpo humano, os meridianos e nervos), dando origem a todas as outras energias, como, por exemplo, a dos cinco elementos, assim como todos os outros entre o céu e a terra.

No I Ching (ciência que estuda as energias), fala-se que a todo momento, nós humanos estamos em interação com o meio ambiente. O I Ching prega que entendendo este princípio, nós podemos aproveitar a vida de uma maneira mais benéfica.

As práticas que levam o indivíduo a uma serenidade são importantes, pois geram não só uma saúde física, mas levam nosso espírito a uma coesão com as energias criadoras da vida. Por isso, Buda e outros iluminados, ao longo de suas vidas, realizaram-se, desenvolvendo a prática da serenidade, para que em outras vidas eles pudessem utilizar-se deste conhecimento e desenvolvê-lo ainda mais.

[continua]

Referência:
[1] Abílio Lima, Curso "Tai Chi Chuan - Chi Kung: Treinamento Interior", contato: http://www.vitaovi.blogspot.com/.

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?