Páginas

quinta-feira, abril 17, 2008

Um Curso em Tai Chi Chuan e Chi Kung - 3

De [1]:

As energias pré-natal e pós-natal

Como já dissemos, para o taoismo existe no universo uma energia criadora, uma energia original, mantenedora de todas as formas de vida na natureza, inclusive do homem. Este princípio, esta energia original, é representada no I Ching por um círculo vazio chamado de Wu Chi ou Tao. Dentro deste vazio existem as energias yin e yang [, que juntas e em movimento fazem surgir todas as coisas, todas as vidas no universo, mantendo seu equilíbrio.

Porém, para que estas duas energias estejam em movimento, existe uma força propulsora entre elas chamada chi (energia vital) ou sopro vital.

Estas energias yin/yang, alteram seus estados. Isto quer dizer que quando movimentam-se (período de gestação) estão em estado de energia pré-natal; após gerar a vida estão em estado de energia pós-natal.

Os taoistas dizem que em nossos centros de energia, possuímos sistemas orgânicos, tendões, células e energia original da vida doada pelo céu e pela terra.

Esta energia vital (chi) é para eles o que possuímos de verdadeiro e original. Quando concentrada e plena, pode prolongar nossa vida; se dispersada rapidamente o bonito se torna feio, o jovem fica velho, ou seja, a vida depende da concentração ou dispersão desta energia e não dar importância a isto é não dar importância à vida.

Em nosso corpo possuímos a energia pré-natal e a energia pós-natal.

A energia pré-natal (ou energia da concepção), localizada na região do baixo ventre, é aquela que herdamos no momento da concepção do feto. A conservação desta energia é que promove a longevidade. Ela tem seu ciclo: infância, juventude e adulto (maturidade). A mulher depois da menopausa e o homem após os 48 anos, normalmente estão com 50% da totalidade desta energia vital e a partir deste momento ocorre um grande desequilíbrio no organismo, gerando doenças. Esta energia é que mantém nossas funções orgânicas - nossa vida.

A energia pós-natal é aquela que vem da respiração (o oxigênio), dos alimentos, dos carboidratos, dos lipídios e dos elementos da natureza. Ela participa das transformações das energias de nosso organismo, gerando mais energia para as atividades do dia-a-dia e a movimentação de nosso corpo. Podemos dizer que ela complementa nossa energia pré-natal (ou energia vital).

A coesão destas duas energias, pré-natal e pós-natal, é que gera e mantém nossa energia vital plena dentro do corpo humano.

[continua]

Referência:
[1] Abílio Lima, Curso "Tai Chi Chuan - Chi Kung: Treinamento Interior", contato: http://www.vitaovi.blogspot.com/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário