terça-feira, abril 16, 2024

 

Quiroga - 5786

 LIBERDADE DE SER

Liberdade de ser experimentaríamos naturalmente se não vivêssemos exclusivamente nos apegando ao fruto de nossas ações, as quais, motivadas por desejos, nos excitam com a promessa da satisfação pessoal, e ao mesmo tempo nos castigam com a angústia da frustração, porque sabemos pela experiência que a satisfação é um destino incerto, e nesse carrossel vai, ao longo dos anos, se corroendo a potencial experiência da liberdade de ser.

Liberdade de ser é a consciência ser, sim, motivada pelos desejos a maior parte do tempo, porém, também abdicar graciosamente dos desejos para responder a necessidades, independentemente de essas nos serem simpáticas ou antipáticas, mas porque estamos aí presentes na situação e temos capacidade de intervir, não mais em benefício de satisfação ou frustração próprias, mas em nome de algo maior do que nós, sem que necessariamente recebamos algo em troca.

Liberdade de ser é sermos maiores do que nós mesmos e, agindo dentro do alcance de nosso conhecimento, sem nos importar com que nossa ação seja bem ou malsucedida de imediato, a empreender apenas porque seja a coisa certa a se fazer, plantando uma sementinha impessoal no meio do oceano de relacionamentos humanos pautados exclusivamente pelo desejo, pelo apego e pela insana motivação de nos possuirmos uns aos outros.

O perigo do apego não é a frustração, mas a perda de nossa liberdade. 

A verdade não depende de preferências nem de opiniões diversas, ela é o que é, resiste a qualquer tentativa de a distorcer e enquadrar dentro de uma moldura limitada. Por isso mesmo a verdade vem à tona com o tempo.



Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?