quarta-feira, abril 17, 2024

 

Quiroga - 5787

 A LUZ DA ALMA

A consciência de nossa humanidade administra duas realidades simultâneas, duas experiências existenciais, sendo ela mesma o terceiro ingrediente da realidade humana.

A alma, que é o ser interior; a personalidade, que é o ser exterior; e a consciência, que não é nem interior nem exterior, é ela mesma.

A personalidade de nossa humanidade não tem luz própria, é como a Lua, um espelho que reflete a fonte de luz para a qual a consciência se orientar, e hoje em dia se orienta quase que exclusivamente na direção dos ancestrais, e através da educação e do desenvolvimento psíquico e sociológico nossas personalidades são forjadas à imagem e semelhança desses, para dar continuidade ao jogo da civilização, com suas classes sociais definidas e toda a dinâmica que lhe é inerente.

A maturidade, se conduzida com sabedoria, faz com que a consciência aceite a necessidade de orientar a personalidade decididamente na direção da alma, com a motivação de encontrar luz própria, porque a alma é como o Sol, e então e somente então a personalidade reflete algo novo, que rompe as amarras que a prendem ao passado ancestral, não porque esse seja errado ou negativo, mas porque descobre, através da alma, a percepção de uma civilização possível, uma que nossos ancestrais não tinham condições sequer de imaginar.

Não importa quanto custar nem o quanto irá durar até se estabilizar, nossa humanidade se dirige à construção de uma civilização completamente nova, e enquanto isso precipita o inevitável conflito entre o antes e o depois, e sem importar quanto barulho façam as personalidades que advogam para que a personalidade continue refletindo os ancestrais, um dia elas também refletirão a luz da alma.

O cenário se tornou tão complexo que nada do que você aprendeu até aqui se aplica do mesmo jeito que em qualquer outra época de sua vida. É preciso se renovar, abrir a mente para o conhecimento novo disponível.



Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?