sexta-feira, julho 22, 2005

 

Dividir para Conquistar


É interessante observar uma das táticas que as grandes corporações utilizam para ganhar mais poder sobre a população. Elas possuem uma política permanente de absorverem [comprarem] todas as empresas menores que atuam em sua área, ou áreas próximas, elimando assim os concorrentes. Veja, por exemplo, o caso da Google, inicialmente apenas um site de procura na internet. Comprou o Blogger [sediador de blogs na internet], Picasa [organizador de fotos digitais, via computador], KeyHole [visualizador de toda a superfície da Terra], etc. Esta semana, por exemplo, o Google comprou o site brasileiro de procura na internet, chamado TodoBr. O site brasileiro Cadê, com a mesma função, já foi engolido há muito tempo pelo Yahoo... A Microsoft também cresceu vertiginosamente utilizando esta política de aquisições...

Não é apenas na área de informática que está em andamento esta política. A Antarctica e Brahma se fundiram, para formar a AmBev e, em seguida, foi comprada pelos belgas, formando a ImBev. O espaço para as demais indústrias de bebidas vai ficando cada vez menor...A Schincariol, por exemplo, teve seu proprietário assassinado no ano passado e, neste ano, teve seus diretores presos, enquanto o governo federal procede a investigações sobre possível falta de recolhimento de impostos...Adivinha quem vai ser o maior beneficiado se houver falência desta última empresa...

Obviamente, na política também existe tática semelhante [veja, por exemplo, o caso atual conhecido como "mensalão" do Congresso Nacional]...

Abra o olho, Rui.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?