domingo, agosto 14, 2005

 

DU: O Urânio Empobrecido - 4

A maior parte desse urânio radioativo encontra-se no espaço orbital baixo. Quando os russos trouxeram de volta a estação Mir, eles analisaram a sua superfície externa que protegia os dispositivos eletrônicos da radiação proveniente do sol, já que a eletrônica é bastante vulnerável à radiação. Ao analizarem essa superfície eles encontraram urânio e produtos decaídos de urânio, que eles concluíram serem provenientes dos testes nucleares atmosféricos [já extintos há muitos anos] e a queima de espaçonaves [na re-entrada da atmosfera baixa] que possuíam materiais nucleares e reatores nucleares a bordo. O urânio também pode vir de supernovas, mas eles concluíram que as fontes mais prováveis eram os testes nucleares atmosféricos e os materiais nucleares que colocamos no espaço orbital.

Essencialmente, nós estamos conduzindo diariamente uma guerra nuclear. É exatamente isto: Nós lançamos quatro guerras nucleares desde 1991 [Iraque-1, Iugoslávia, Afeganistão, Iraque-2]. Sim, essas são guerras nucleares. O DU é uma arma nuclear.

As munições que os EUA têm vendido para outros países contêm urânio empobrecido. Em 1968, o primeiro pedido de patente para um sistema de arma com urânio empobrecido surgiu no U.S. Patent Office. Era da Marinha. Em 1973, os EUA repassaram sistemas de armamento com urânio empobrecido para os israelenses. Eles usaram na guerra árabes-Israel e liquidaram completamente os árabes em cinco dias. Esta foi a primeira demonstração real em batalha deste novo sistema de armamento.

Os EUA, até o momento, já venderam sistemas de armamento com urânio empobrecido para cerca de 12 a 17 países. No entanto, devido aos problemas ambientais, radiológicos e biológicos, os países têm tido medo de comprar essas armas, e aqueles que as compraram estão com medo de usá-las. Os únicos países que certamente usaram armas com DU são a Grã-Bretanha, os EUA e Israel. As Nações Unidas passaram, em 1996, uma resolução especificando que as armas com urânio empobrecido são armas de destruição em massa, e elas são ilegais sob todas as leis e tratados internacionais.

Rui.

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?