terça-feira, março 14, 2006

 

Que Água Usar ?


No nosso processo encarnatório, passamos nove meses flutuando em uma piscina (ambiente de gravidade zero, chamado de gravidez) que se forma no útero materno, chamado de "bolsa d'água", constituída do líquido amniótico, que contém principalmente água em sua composição. Ao sair desse ambiente, através do nascimento, somos considerado um ser vivo após a primeira inspiração e um ser morto após a última expiração. Tipicamente, após a primeira inspiração nosso corpo é 80% água, com as moléculas desta substância bem agregadas, e após a última expiração o nosso corpo é 40% de água, com mal agregação entre essas moléculas. Portanto, a vida típica de uma pessoa é um processo contínuo de desidratação. Morre-se desidratado (com falta d'água no interior das células)! Daí vem a importância de fornecer água em quantidade e qualidade adequadas para esse corpo.

Portanto, qual a água que devemos fornecer rotineiramente ao nosso corpo? Certamente, a água daquele pequeno riacho puro no alto da montanha é uma água adequada para manutenção de nosso organismo. Porém, poucas pessoas têm acesso a essa água. Convém observar que essa água está participando de um "ciclo da água", que envolve uma etapa de destilação natural (evaporação) e uma etapa de precipitação das nuvens. Tipicamente, todas as águas distribuídas pelos grandes municípios sofrem um processo de filtragem e tratamento químico, com a adição de elementos tóxicos (como cloro) para matar os micro-organismos patogênicos presentes no sistema de distribuição (e que não são salutares ao nosso organismo, obviamente). Portanto, essa água não deve ser consumida regularmente, apenas esporadicamente.

Talvez baseando-se na água do riacho citado acima (onde está envolvido o processo de destilação natural), muitos naturistam recomendam o uso exclusivo de água destilada artificialmente [1]. Para obter esta água fazemos sua ebulição e posterior condensação do vapor formado, obtendo uma água isenta de impurezas (elementos traços e minerais). Ela pode ser usada temporariamente para extrair impurezas (toxinas) do nosso organismo. Porém, se usada continuamente, ela irá extrair minerais necessários aos nossos tecidos e ossos. Além disso, todos os nossos fluidos corporais saudáveis devem ser ligeiramente alcalinos, o mesmo devendo ocorrer com a água que consumimos regularmente. Acontece, no entanto, que a água destilada artificialmente torna-se bastante ácida (pH de 5,8 é típico) em contato com a atmosfera. A foto dessa água, tirada por Masaru Emoto [2], mostra uma péssima estruturação das moléculas dessa água. Uma outra diferença entre a obtenção da água destilada natural e a artificial é a temperatura: na água natural nunca chega-se aos 100 graus Celsius, que é empregada nos destiladores encontrados no mercado (usado para agilizar a etapa da evaporação, no processo de destilação). A água destilada do riacho também já deslocou-se pelo solo, absorvendo vários minerais, que a tornou alcalina, ao invés de ácida. Resumo da ópera: água destilada artificialmente (usada, por exemplo, em baterias de automóveis) só deve ser usada por períodos curtos de desintoxicação.

Muitas das águas minerais, engarrafadas em recipientes de plástico (seria melhor o recipiente de vidro), que encontramos à venda, possuem pH menores que 7,0 (já na fonte, podendo estar pior após o engarrafamento plástico!), sendo portanto ligeiramente ácidas. Prefira as águas minerais com pH maiores que 7,0 (alcalinas). A água mineral, da marca Ibirá, por exemplo, possui pH=10,0 na fonte...

A melhor água (alcalina) para se ingerir regularmente é aquela filtrada pelas árvores frutíferas e armazenada nos frutos dessas árvores. Se você igerir águas contaminadas sem a filtrar, o seu corpo irá funcionar como filtro, retendo as impurezas da água. E sabemos que todo filtro que é muito usado torna-se inútil após certo tempo, e deve ser descartado (isto é, você vai parar no cemitério...) :))

Fique sempre alerta, Rui.

Referência:
[1] http://chetday.com/saynotodistilled.htm
[2] Masaru Emoto, As Mensagens da Água.

Marcadores:


Comments:
jzbstonzd http://crush-the-castle.com Crush The Castle
 
http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2008/09/10/ult4477u977.jhtm
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?