quarta-feira, março 15, 2006

 

Se Você não Usar, ele Morre

O "ele" do título se refere ao seu corpo físico. A missão de vida de uma ostra consiste em ficar parada, grudada em uma pedra, e absorver todas as excitantes experiências que esta situação pode oferecer. No caso humano, a nossa missão de vida, que geralmente não sabemos qual é, certamente envolve a movimentação de braços e pernas. Nossa missão de vida certamente não consiste em ficar parado olhando uma televisão, a tela de um computador, lendo livros, revistas, jornais, indo a cinemas e teatros, etc. Essas coisas podem servir apenas como meios para descobrirmos nosso objetivo de vida nesta encarnação, que deve ser atingido colocando nosso corpo em movimento, exercitando-o.

Apesar da importância desse assunto, existem pessoas que odeiam se exercitar. No entanto, para as pessoas com sobrepeso, o exercício é a melhor solução, e não as "dietas" da moda, para se livrarem do excesso de gordura de forma permanente.

As dietas convencionais não funcionam porque o seu corpo é um mecanismo adaptativo que simplesmente diminui o metabolismo e o dispêndio de energia como resposta a se comer menos. Portanto, é mais correto, fisiologicamente e hormoniamente falando, comer um pouco mais e queimar a gordura do que comer menos e fazer a gordura morrer de fome.

Existe apenas UMA MANEIRA de perder gordura, que é criar um deficit de calorias. No entanto, existem duas maneiras de criar um deficit de calorias: uma é diminuir sua entrada de comida, de tal forma que você passe a comer menos do que você queima; a outra maneira é aumentar suas atividades e exercícios de tal forma que você queime mais do que você come regularmente.

Das duas maneiras de se criar um deficit de calorias, queimar a banha é bem superior a matar ela de fome. Cortando as calorias em excesso, causa uma perda de peso inicial, mas isso também irá causar uma perda muscular e isso irá levar finalmente a uma diminuição do metabolismo, de tal forma que a perda adicional de gordura irá parar.

Isto é muito comum nas dietas convencionais, não é mesmo? Você se livra de alguns quilinhos no começo, mas em seguida você atinge um platô que você simplesmente não consegue suplantar. Até as dietas que se provaram efetivas num período de 6 a 12 meses, têm desempenho ridículo após um ano.

Comendo mais das comidas corretas (até um certo ponto) irá aumentar seu "calor" metabólico, algo como colocar lenha na fogueira. Alimento é energia; alimento é combustível, e ele produz calor (metabólico).

Exercício queima calorias e cria um deficit calórico, mas a verdadeira vantagem do exercício sobre a dieta é que o exercício aumenta o seu metabolismo, enquanto as dietas o diminui.

Portanto, se você come mais (comidas saudáveis) e se exercita mais, você consegue um aumento duplo no metabolismo. Se você comer menos e se exercitar menos, você irá ter uma dupla diminuição no metabolismo. Isto faz sentido?

Portanto, "queime a gordura, não faça a gordura morrer de fome", ou dito de outra forma "coma mais e se exercite mais".

Está agora começando a moda do "fluxo de energia". O fluxo de energia consiste em simplesmente consumir mais energia e queimar mais energia para alimentar o metabolismo, aumentar a taxa de mudança do tecido e melhorar a composição do corpo. Um nome diferente para o mesmo conceito: coma mais, se exercite mais.

Portanto, se você odeia exercício, você terá um quebra-cabeça. Você pode certamente perder gordura corporal apenas com dieta, se você gerar um deficit de calorias, mas você estará acumulando as probabilidades contra você porque no final, as dietas restritivas de baixa calorias sempre atingem um platô antes de você alcançar o seu objetivo de longo prazo e é provável que você ganhe tudo de volta!

A solução para esse quebra-cabeça: re-examine sua definição de "exercício". Aptidão física significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Sentar em um bicicleta em um clube voltado para a saúde pode não ser como uma chícara de chá para você, mas certamene você pode achar algum tipo de atividade física que queime calorias de uma forma que te agrade (que tal sexo?).

O programa ideal de exercício para perder gordura consiste na combinação de um treinamento cardiovascular (aeróbico) junto com treinamento de força. Provavelmente você não vai continuar com o exercício por longo tempo, a não ser que você escolha atividades que você gosta - portanto escolha algo agradável para você, mesmo que isso não siga as sugestões dos programas "tradicionais" para perda de gordura. É melhor fazer algo do que nada, e todo exercício conta.

Toda atividade física tem também benefícios para a saúde, e apesar de exigir algum esforço para alcançar o nível de exercício necessário para transformar a forma de seu corpo, não precisa de muito exercício para obter benefícios para a saúde, e isso é um fato provado. Lembremos que qualquer exercício é melhor do que nenhum exercício.

Algumas pessoas podem ter problemas ortopédicos que limitam o tipo de exercício que elas podem praticar. Mas praticamente todos podem andar. Portanto, se você pode andar, ande.

Praticamente todos podem fazer algum tipo de treinamento de força. Ao invés de focalizar naquilo que você não pode fazer ou naquilo que você não gosta de fazer, dirija sua atenção para aquilo que você PODE fazer e que você gostaria de fazer.

Talvez você não goste de ficar em um ambiente fechado o tempo todo. Talvez você prefira caminhar ou correr ao ar livre. Ou talvez boxe ou artes marciais soe divertido para você. Talvez você goste de basquete ou tenis. Talvez você goste de aulas, ou ioga ou pilates. Suas opções são praticamente ilimitadas, mas você tem que fazer algo ou seu corpo irá continuar deteriorando.

O corpo humano não se mantém o mesmo ou "fica inalterado" quando você não o move e não utiliza energia. O corpo cai aos pedaços quando em desuso. Os pesquisadores anti-envelhecimento de hoje estão inclusive admitindo que a genética é responsável apenas por 30% dos efeitos do envelhecimento e que o envelhecimento seria melhor descrito com a "síndrome do desuso". Use-o ou perca-o.

O maior fator que faz com que as pessoas vão ladeira a baixo quando elas ficam mais velhas é a perda de músculo que ocorre com o tempo devido à inatividade, um processo chamado "sarcopenia". No entanto, essa perda muscular é 100% evitável com o treinamento de força.

Os seres humanos foram feitos para se moverem.

Os corpos não perdem suas funções por serem usados muito ou "se desgastarem", eles perdem suas funções por não serem usados suficientemente e acabarem se "enferrujando".

Se os benefícios POSITIVOS do exercício não o motiva suficientemente, então apenas imagine você daqui a 10 ou 20 anos e imagine as coisas NEGATIVAS que irão acontecer com você se você NÃO começar a se exercitar agora. Isto é chamado de "propulsão motivacional de direção dupla"!

Uma última dica: tenha cuidado com o que você diz para você constantemente porque isso tende a programar a sua mente subconsciente e criar a sua auto-imagem. Se você tem repetido para si mesmo durante anos, "Eu odeio exercício" ou "Eu não sou uma pessoa de exercício", isso eventualmene torna-se uma parte de sua identidade. Você sempre tende a se comportar em concordância com sua identidade e com sua auto-imagem, a fim de se manter "verdadeiro(a) consigo mesmo(a)".

Se você nunca se exercitou consistentemente antes, então como você sabe que você não é uma pessoa de exercício? Você "tentou" rapidamente uma vez e desistiu? Talvez você venha a gostar disso. Freqüentemente é difícil no começo e algumas vezes não nos sentimos muito bem - especialmente se você não se exercitou por anos ou você se deixou decair fisicamente. Mas isso vai ficando mais fácil e começamos a nos sentir melhor quanto mais você pratica.

Talvez quando você olhar no espelho após apenas algumas semanas dessas atividades e você observar o seu corpo começar a mudar, você irá começar a gostar muito disso. Isso pode virar vício, como você sabe. As endorfinas que são liberadas quando você se exercita são como ópio. Já ouviu sobre "o alto dos corredores"? Exercitar pode ser divertido e gerar sentimentos agradáveis.

Nossa vida está associada a movimento e a morte está associada à imobilização (vide um cadáver, por exemplo). Portanto, para nós "movimento é vida". Desejo a você muita vida...

Treine bastante e espere sempre a vinda do sucesso.

Abraço, Rui.



Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?