sexta-feira, abril 21, 2006

 

Poluição Dentro de Casa


Volto ao assunto já discutido anteriormente: todos os hábitos que repetimos diariamente devem ser analisados, de tempos em tempos, para identificarmos aspectos que podem ser aprimorados. Como geralmente passamos mais de 50% das 24 horas do dia dentro de nossa residência, é importante verificarmos a qualidade do ambiente ecológico presente dentro de nossa casa.

Não é nenhum segredo que o ar poluído presente fora de casa pode ser perigoso para sua saúde, mas você sabia que a poluição do ar dentro de casa constitui um risco muito maior para a sua saúde e a da sua família? Na realidade, a poluição do ar em ambientes internos é potencialmente o maior perigo a que podemos estar sujeitos. Levantamentos feitos nos USA [1] mostram que, em média, o ar interno às residências são de 2 a 5 vezes mais poluídos do que o ar externo, e que em algumas regiões ele é até 100 vezes mais poluído, além do que um grande número de pessoas passa até 90% da vida dentro de ambientes fechados.

Em nossa casa e em nosso local de trabalho, as paredes, teto, piso, portas, janelas, móveis e inclusive nosso corpo emitem substâncias químicas na forma gasosa, algo que os cientistas costumam chamar de outgassing [emissão para fora de uma substância sólida, na forma de gás]. No caso de nossos corpos pode ocorrer, também, a emissão de gases gerados nos intestinos, obviamente. A civilização humana já desenvolveu dezenas de milhares de substâncias químicas que podem estar presentes no ar que respiramos em ambientes fechados [lar e ambiente de trabalho]. Como o nosso mecanismo corporal funciona processando substâncias químicas, a poluição deste sistema químico com outras substâncias químicas externas e estranhas ao ambiente interno do corpo, pode ser a causa de inúmeras doenças. Muitas das substâncias químicas danosas ao nosso corpo, e que respiramos e colocamos em contato com nossa pele, vêem da evaporação dos produtos químicos que espalhamos na nossa casa, na forma de produtos de limpeza, de higiene pessoal (cremes dentais, desodorantes, batons, shampoo, sabonetes, perfumes, cremes para pele, pó-de-arroz e corantes - rouge/blush - faciais, água de banho, etc.), de odorização do ar ("bom ar"...) e de gás de cozinha.

A poluição química de nosso corpo não se processa apenas pelo ar poluído que respiramos. A poluição química em nós também se processa via líquidos e sólidos. Existe um local de nossa residência em que armazenamos produtos industrializados (cheios de química tóxica ao nosso corpo) que enfiamos diariamente para dentro de nosso corpo através de um buraco na nossa cabeça, que chamamos boca. Esses produtos venenosos, sólidos e líquidos, nós rotulamos de "alimentos".

Existe uma outra forma de poluição do ar de nossas residências que costuma passar despercebida. Trata-se da poluição eletromagnética, gerada por todos os equipamentos elétricos e pela fiação elétrica de nossa residência e do local de trabalho, tais como computadores/monitores, telefones, televisão, rádio, relógio, geladeira, forno de microondas e eletrodomésticos variados. O nosso corpo é uma estrutura mecânico-química que é controlada (por nossa mente) eletromagneticamente. Os nossos nervos e músculos são acionados através de comandos eletromagnéticos. Portanto, se os nossos sinais eletromagnéticos internos sofrerem interferências dos sinais eletromagnéticos externos, o nosso corpo pode deixar de funcionar a contento. Os sinais (radiações) eletromagnéticos externos são gerados por todos os equipamentos elétricos acima citados. E por outros, que não estão sob nosso controle, como as linhas de transmissão elétrica de alta tensão, torres transmissoras de rádio, TV e celulares, etc. que poluem todo o planeta.

O ar de nossa residência pode ser filtrado, para diminuir a quantidade de produtos químicos nocivos ali presente. Iremos comentar sobre alguns desses produtos, mas enquanto você não toma uma providência mais radical, por que não instala uns ganchos para estender uma rede na varanda de sua casa (onde existe menos de quatro paredes...)??

Além da poluição química e eletromagnética, temos a poluição biológica, através de micro-organismos vivos. Os ácaros, por exemplo, adoram papeis velhos, como jornais, livros e revistas. Gostam, também, de dormir e trabalhar em tapetes. Muitas pessoas alérgicas passam a não ter reações alérgicas quando esses materiais (papeis velhos e tapetes) são eliminados. Como eu sempre estive e estou rodeado de papel velho, comprei há muitos anos atrás um aparelho exterminador de ácaros, chamado Sterilair (Esterilizador de Ar). Na propaganda deste aparelho era dito que o uso dele na Biblioteca Nacional do Brasil diminuiu muito a ausência de funcionários por motivo de gripes e resfriados. O aparelho funciona com o aquecimento de duas placas paralelas, que esquenta o ar entre elas, faz o ar aquecido subir (como em um balão de festa junina) e acaba gerando um fluxo de ar entre as duas placas quentes. Alguns ácaros, nesse fluxo de ar, sempre vão chegar a encostar nessas placas quentes e serão "fritos".

Outros agentes de poluição biológica, que contaminam o ar ambiente, são os parasitas dos animais doméstricos (gerando caspa, por exemplo), mofos, bolores, fungos, bactérias, vírus, germes e partículas de pólen. Um vírus que está na moda ultimamente é aquele associado à gripe aviária. Os bons equipamentos de purificação do ar elimina esses contaminantes usando luz ultravioleta (UV) e ozônio/íons negativos (incluindo a hidroxila OH-).

Além da poluição química, eletromagnética e biológica, o ar do lar também costuma estar contaminado pela poluição sonora, vinda de aparelhos de som e DVD, rádio, televisão, video-games, ventiladores, aparelho de ar condicionado, geladeiras, máquinas de lavar roupa, aspiradores de pó, liquidificadores, tráfego externo de veículos, etc. Esta é a poluição mais fácil de controlar...

Um abraço, Rui.

Referência:
[1] http://www.mercola.com/forms/air_purifiers.htm

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?