quarta-feira, maio 10, 2006

 

A Perturbação dos Mosquitos


A maioria de nós está em um baixo nível de evolução espiritual, que acaba atraindo mosquitos [e pernilongos, em particular] para junto de nosso corpo físico. Certamente, o Deus criador do Universo não é perturbado por mosquitos, como nós ! Se estivermos perfeitamente sintonizados com Ele, certamente também não iríamos atrair mosquitos para nós, não é mesmo?

Os mosquitos não são apenas uma perturbação (como o barulhinho dos pernilongos), pois suas picadas (como de pernilongos e borrachudos) podem desencadear reações alérgicas e causar complicações sérias como, por exemplo, transmissão de dengue, malária, febre amarela, encefalite e vírus West Nile para humanos e animais.

Existe duas formas de manter os insetos à distância de nosso corpo: não atraí-los e repelí-los. Essas duas formas de combate pode envolver métodos naturais ou tóxicos. Para implementar a tática de "não-atração", precisamos ter um ambiente limpo ao nosso redor (no nosso quintal) e dentro de nosso corpo. Um quintal limpo de lixo e de ambientes propícios para o desenvolvimento de larvas desses mosquitos (como no caso da dengue) irá contribuir para diminuir a quantidade desses pestinhas dentro de sua casa. Além disso, o nosso próprio corpo, quando possui bastante lixo armazenado em seu interior, irá também exalar odores que atrairá os pernilongos e cia. Para não acumular lixo em nosso interior, precisamos implementar uma alimentação saudável (e crua, sem adulterar a comida que Deus preparou para nós).

Para evitar criadouros para o pernilongo da dengue, em águas paradas limpas que se acumulam em plantas [como as bromélias] e em objetos deixados no quintal, pode-se usar pó de café (após usado para fazer sua bebida) e vinagre (conforme comentei em outra postagem, de 27.4.06) nos locais desses acúmulos de água.

Plantar cravo de defunto (marigold, em inglês) espalhado por seu quintal e jardim funciona muito bem para repelir insetos, porque essas flores exalam uma fragrância que os insetos não gostam. Esta é uma boa forma de espantar mosquitos sem usar inseticidas químicos.

O sabonete de citronela e o óleo de citronela, quando passados no corpo, ajudam a repelir pernilongos. Para uma proteção de mais alta intensidade, pode-se queimar incenso/vela de citronela. Os mosquitos evitam a citronela e eles odeiam a fumaça.

Existem no mercado repelentes eletrônicos que utilizam uma ou duas freqüências sonoras para simular libélulas e outros pernilongos machos (que não nos picam), que criam um ambiente de competição para as fêmeas que nos chupam sangue. Esses dispositivos costuma ter uma faixa de velcro para os manter junto à nossa roupa. Isso constitui uma unidade compacta e versátil que você pode levar para qualquer lugar, para manter sua proteção. Algumas unidades possuem inclusive uma lanterna embutida para uso noturno.

Vejamos mais algumas dicas úteis:

- Evite usar fragrâncias florais e de frutas nos perfumes, loções para o corpo e detergentes.
- Evite usar roupas escuras, pois os mosquitos são atraídos por roupas mais escuras.
- O amanhecer e o anoitecer são os períodos de pico das atividades dos mosquitos e, portanto, evite atividades externas durante esses períodos.
- Evite exercisar-se fora de casa durante os períodos de pico de mosquitos. Os exercícios criam mais ácido lático e seu corpo também irá expelir mais dióxido de carbono (CO2). Os mosquitos são atraídos por ambos esses odores. O suor também atrai os mosquitos, por criar um ambiente úmido em volta do corpo.
- Não permita que água parada se acumule no seu quintal (importante na dengue).
- Acenda velas de citronela ou incensos no lado de fora da casa.
- Coma mais alho. O alho repele os mosquitos [talvez também seu conjuge... :))] e também é encontrado em vários repelentes de mosquito comerciais.
- Erva-de-gato [catnip, em inglês] repele mosquitos. Mantenha um pouco dela no seu bolso ou esfregue-a nas suas áreas expostas (seu gato irá te adorar).
- Tente esfregar salsa nas suas partes expostas.

Existem certos óleos que repelem mosquitos. Uma combinação desses óleos pode repelir diferentes tipos de mosquitos. No entanto, antes de usar esses óleos certifique-se que você e sua família não possui um histórico de alergia aos óleos listados abaixo. Outro ponto a se lembrar, é que os ingredientes naturais são mais facilmente absorvidos pela nossa pele e se diluem mais facilmente em água (presente no suor), do que os repelentes químicos; portanto, para manter a proteção reaplique os óleos regularmente.

- óleo de citronela
- óleo de rícino
- óleo de alecrim
- óleo de cedro
- óleo de hortelã
- óleo de cravo-da-índia
- óleo de gerânio

Outras opções de óleos, menos efetivos, são os de verbena, alfazema, pinheiro, canela, tomilho, pimenta-da-jamaica, soja e alho.

A maioria dos repelentes comerciais de insetos possui um produto químico chamado Deet, que deve ser evitado, pois pesquisadores descobriram que ele pode causar perda de memória, dor de cabeça, fraqueza, fadiga, dores nos músculos e juntas, tremores e falta de respiração, quando de seu uso intenso.

Quando usar repelentes naturais de mosquitos, lembre-se de adotar uma abordagem integral trabalhando no seu corpo e no ambiente, focando tanto em repelir os mosquitos como também evitando sua atração. Selecione uma tática que funcione melhor para você e para sua família.

Se tudo falhar, use alguns sapos no seu quintal!!

Um abraço, Rui
fragassi@gmail.com

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?