quinta-feira, junho 08, 2006

 

Remédio x Saúde

REMÉDIO x SAÚDE

Há dois mil anos atrás foi dito, apropriadamente, que “Ninguém é profeta em sua própria casa”. Já tive várias confirmações desta afirmação, nas minhas proximidades. A sabedoria popular também gerou frases semelhantes, como “Casa de ferreiro, espeto de pau”.

Sou totalmente contra tomar remédios para combater males do corpo. Nunca vou a farmácia para comprá-los. A razão é muito simples: nenhum remédio curou, cura ou jamais curará qualquer tipo de doença!! Por que isso ocorre? Porque nenhum remédio é feito para curar a CAUSA da doença; remédio é feito para atuar no EFEITO da doença, o sintoma. Os próprios médicos são honestos ao afirmarem que os remédios são feitos para TRATAR (remediar) a doença, não CURÁ-LA. Desta forma, eles nunca perderão seu PACIENTE (Definição: paciente é aquele que precisa ter Paciência), pois o paciente nunca será curado, apenas poderá se livrar dos sintomas desagradáveis que o acomete, se tiver sorte, se continuar tomando os remédios indicados pelos médicos. Atuar nos efeitos, sem mexer nas causas [como feito com o uso de remédios], é equivalente à missão impossível de se querer eliminar uma sombra (efeito) na parede atuando apenas na sombra da parede [tentando pintar a parede de outra cor, no local da sombra, etc], ao invés de eliminar a sombra (efeito) mudando o obstáculo (causa geradora da sombra) para uma posição que não gere a sombra indesejada na parede.

Um exemplo simples é bastante didático: uma pessoa tem o hábito danoso de tomar um litro de whisky, bem vagabundo, no café da manhã; passa o resto do dia com terríveis dores de cabeça; após algum tempo procura um médico, para se livrar da dor de cabeça; o médico lhe receita uma aspirina para combater a dor de cabeça; a pessoa (paciente) toma a aspirina e a dor de cabeça some (some o efeito chamado “sintoma”); no dia seguinte, após o café da manhã (tomando novamente um litro completo de whisky), a dor de cabeça volta e ele volta a tomar a aspirina e, novamente, a dor de cabeça some; após repetir esta seqüência um certo número de vezes a pessoa morre devido a algo que ninguém dá muita importância, chamado “efeito colateral”, que TODOS os remédios têm, que consiste em matar a pessoa. É óbvio que a maneira correta de realmente curar a terrível dor de cabeça é atuar na CAUSA da dor de cabeça e, portanto, deixar de tomar um litro de whisky no café da manhã. No entanto, um grande número de pessoas prefere morrer do que deixar de gozar seus hábitos prazerosos; formam um grupo que quer “ser salvo NO pecado” (continuando seu maus hábitos) do que “ser salvo DO pecado” (descontinuando seus maus hábitos). Por definição: “pecado” = “erro”. Muitas vezes erramos, também, por falta de informação, por ignorância. Já disseram “Conheça a verdade, e a verdade te libertará”, pois todos nós somos normalmente bombardeados com mentiras, pela sociedade, desde o instante que saímos do ventre materno.

Por que todo o uso contínuo de remédio resulta na mudança de residência de seu usuário para o cemitério? As pessoas tomam remédio quando sentem algum desconforto no corpo, geralmente associado a uma dor. O remédio, para sumir com a dor, tira a sensibilidade à dor naquele local do corpo que está doendo/incomodando. Se o remédio for usado continuamente, a região do corpo que perde sensibilidade irá aumentar cada vez mais, até que, finalmente, irá estar presente em todo o corpo e o usuário será um cadáver. Por definição, um corpo inteiro sem sensibilidade se chama cadáver!

Portanto, deveria ficar bem claro que qualquer incômodo/dor que surge no nosso corpo é um alerta divino (aviso) nos informando que estamos atuando na vida com algum HÁBITO prejudicial ao corpo físico. A nossa reação sensata deveria ser fazer uma auto-análise para descobrir qual (ou quais) o hábito inadequado que estamos repetindo rotineiramente em nossas vidas, que está levando ao surgimento do incômodo/dor. E não, apressadamente, tomar remédio para tentar encobrir os nossos procedimentos errados de vida (dos quais extraímos prazer, obviamente, como tomar cocaína, etc). A única forma de realmente CURAR qualquer doença é pela mudança de hábito patológico para hábito sadio, e não pelo uso de remédios, que serve apenas para remediar a situação desagradável.

Existe nas Forças Armadas um ditado correto que diz “Mente sã em corpo são”. Realmente, não existe mente sadia em corpo podre. No entanto, a divisão de um indivíduo entre “mente” e “corpo” é algo puramente teórico e didático, para efeito de estudo. Na realidade, mente e corpo estão intrinsicamente combinados em um indivíduo, sem possibilidade de uma atuar sem o outro. Portanto, se o corpo físico for tratado adequadamente, automaticamente a parte mental irá se beneficiar na mesma proporção. Portanto, médicos e psicólogos/psiquiatras irão ficar simultaneamente desempregados, se ocorrer esta situação.

Já notaram o significado intrínseco da expressão “mau humor”? “Humor” tem por sinônimo “fluido”, significando que fluidos de má qualidade (tóxicos) estão fluindo em nosso interior (como sangue e linfa). Se você tiver uma alimentação saudável, você irá gerar bons fluidos em seu interior e passará a ter “bom humor”, uma condição psicológica/sentimental (mental) diretamente vinculada a uma condição física (bons fluidos no corpo).

Um grande abraço, Rui

http://perfecthealth-rui.blogspot.com


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?