terça-feira, agosto 01, 2006

 

A Tosse


Durante o período de inverno, quando a umidade do ar fica bem baixa, é comum o surgimento de vários sintomas no corpo, como tosse, asma, bronquite, alergias e rouquidão. É importante lembrar que, quando surge qualquer problema em alguma parte do nosso corpo, não é apenas aquela parte que está com problema, mas sim todo o sistema (corpo) está com alguma deficiência. No caso dos sintomas acima mencionados, está havendo uma deficiência de água no corpo que o impede de funcionar sem problemas. Um tipo de tosse, inclusive, é chamada de "tosse seca", dando uma indicação de que o organismo está deficiente em água.


É comum ver-se na televisão, nessa época, crianças sendo levadas pelas mães aos postos de saúde para fazerem inalações de vapor d'água, algo certamente adequado para inserir mais água no organismo. Portanto, quando você tiver aquele incômodo na garganta que leva à tosse, procure tomar alguns goles de água e veja como há uma diminuição do incômodo, que pode levar a evitar a tossida. Um longo banho quente, de chuveiro ou banheira, também irá aumentar a hidratação do organismo, diminuindo (ou evitando completamente) as tossidas. Evite tomar os remédios usualmente recomendados nessas ocasiões, como xaropes, vitaminas, etc. que não levam à hidratação do corpo.

Veja o que o Dr. F. Batmanghelidj [1] tem a dizer a esse respeito:

Estima-se que 12 milhões de crianças nos EUA sofrem de asma, e que milhares delas morrem a cada ano. Salvemos nossas crianças do medo constante de sufocação, devido ao fato delas não reconhecerem que elas estão sedentas de água!

Asma e alergias são indicações de que o corpo passou a aumentar a produção de um neurotransmissor chamado histamina, um sensor que regula o metabolismo da água e sua distribuição no corpo.

É reconhecido que os asmáticos têm um aumento na quantidade de histamina presente nos tecidos dos pulmões e que é a histamina que regula a contração dos músculos dos brônquios (relacionados à bronquite). Como um dos locais de perda de água por evaporação são os pulmões, a constrição bronquial causada pela histamina resulta em uma menor perda de água por evaporação durante o ato de respirar - uma manobra simples e natural para preservar a água do corpo.

Já foi mostrado que a produção de histamina nas células que produzem histaminas irá diminuir com o aumento da ingestão diária de água. Portanto, se você sofre de asma ou alergias, aumente o seu consumo diário de água. Não tome água em excesso pensando em se desfazer do problema de muitos meses ou anos de desidratação, tomando excesso de água por apenas alguns dias. Você precisa tomar uma quantidade normal de água todos os dias - cerca de 8 a 10 copos - até que a completa hidratação do corpo seja obtida, o que poderá demorar um período bem mais longo. As crianças asmáticas precisam saber que a dificuldade de respirar que elas têm é devido à desidratação crônica de seu organismo.

Você não está doente, você está com sede! Portanto, não trate sede com comidas (é comum confundirmos fome com sede!) e medicamentos. Cure sua sede (doença) com água!


Referência:
[1] F. Batmanghelidj, Your Body's Many Cries for Water (2nd Edition), Global Health Solutions Inc., 2001.
Salud Perfecta

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?