quinta-feira, janeiro 25, 2007

 

A Física da Consciência, do Espírito, da Alma e da Imortalidade - 3


A Física Quântica começou em 1900, com o alemão Max Planck [1858-1947, Prêmio Nobel em 1918]. Planck descobriu que a Energia [E](eletromagnética, pois ele trabalhava com energia térmica, uma forma de energia eletromagnética) emitida ou absorvida por um corpo é feita em forma de pacotes discretos (com níveis discretos da energia, contrário ao conceito clássico de variação contínua nos níveis de energia possíveis). Essa energia é igual a um múltiplo inteiro [n] de um valor mínimo [Emin]:

E = n.Emin

Esse valor mínimo possível de uma grandeza (energia, no caso) é chamado de quantum (e mais de um quantum - 2,3,4,... - é chamado de quanta). A energia, que obedece a esta condição de Planck, é dita energia quantizada e os estados de energia possíveis são chamados de Estados Quânticos. O número inteiro n é conhecido como número quântico.

Em 1905, o alemão Albert Einstein, estudando o Efeito Fotoelétrico (pelo qual recebeu posteriormente o Prêmio Nobel], formulou a Teoria Quântica das Ondas Eletromagnéticas. Se uma fonte emite energia vibrando numa freqüência f, seus níveis possíveis de energia são:

E = n.h.f com n = 1,2,3, etc

onde h é a constante de Planck e f é a freqüência de oscilação da fonte eletromagnética. Para essa fonte (com freqüência fixa) passar do estado quântico com energia E = nhf para um estado quântico com energia E = (n-1)hf , a fonte precisa emitir um pulso discreto de radiação eletromagnética (chamado de fóton, ou fotão, em Portugal) com energia E = hf . Este pacote discreto de energia afasta-se da fonte com a velocidade da luz c e, para não conflitar com a Teoria da Relatividade, possui uma massa nula. Dessa forma, o fóton passa a ser a nossa quarta partícula quântica, depois do elétron, próton e nêutron e fica inaugurada, também, a Teoria Quântica Corpuscular da Radiação (Onda Eletromagnética). Portanto, partículas quânticas podem se comportar como onda ou como partícula (dependendo do experimento observado), conhecido como Princípio da Dualidade Partícula-Onda. Portanto, a luz (onda eletromagnética) pode ser tratada como algo material, como matéria, e não como apenas uma onda eletromagnética pura (com determinada energia).

[continua]

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?