terça-feira, janeiro 30, 2007

 

A Física da Consciência, do Espírito, da Alma e da Imortalidade - 4


O Princípio da Dualidade Partícula-Onda recebeu duas contribuições fundamentais: a primeira foi de Albert Einstein, que mostrou que ondas podem ser consideradas como partículas (matéria), através da introdução da partícula quântica chamada
fóton. Em seguida [em 1924], o francês Louis de Broglie [1892-1987] sugeriu (corretamente), por uma questão de simetria na natureza, que a matéria (partículas) pode ser considerada como onda, com um comprimento de onda (lambda) dado por:

lambda = h/(m.v)

onde h é a constante de Planck, m é a massa da partícula (matéria do corpo) e v é a velocidade do corpo considerado. Por esse conceito ele recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1929. O estado ondulatório da matéria pode ser complementado pela Teoria da Relatividade de Einsten, que diz:

E = m.c.c

onde E é a energia armazenada no corpo de massa m, e c é a velocidade da luz. Combinando esta equação com aquela outra utilizada por Planck [ E = h.f ], temos:

f = m.c.c/h

o que permite calcular a freqüência f associada a um corpo de massa m. Temos, agora, ambas as característas de onda associadas ao corpo de massa m: sua freqüência f e seu comprimento de onda lambda.

Assim, podemos concluir que massa e energia são duas manifestações distintas da mesma substância física presente em todo o Universo, o omnipresente campo eletromagnético universal. Portanto, no Universo só existe uma coisa, o campo eletromagnético. Locais onde identificamos a presença de matéria visível aos nossos olhos físicos (locais com maior quantidade de massa) são apenas locais em que há uma maior concentração desse campo, correspondentes a maior amplitude (portanto, maior energia) e maior freqüência de vibração da onda eletromagnética presente nesses locais.

Existe uma diferença fundamental entre partícula e onda: a partícula pode ser localizada em um ponto do espaço, enquanto a onda está sempre distribuída em uma região do espaço. Como toda partícula (principalmente as partículas atômicas) pode ser considerada como onda, não é possível precisar-se a localização exata de uma partícula, surgindo daí a necessidade do uso da Teoria das Probabilidades [e do Princípio da Incerteza] para se ter uma idéia da provável posição de uma dada partícula.

[continua]



Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?