quinta-feira, janeiro 25, 2007

 

O Segredo da Vida, da Luz e do Amor - 16


O Modelo Perfeito


A Bíblia nos apresenta o "Nome do Senhor", não só como objeto de suprema veneração, mas também como motivo de estudos, por meio do qual podemos dirigir a Força que nos fornecerá todo o bem e nos livrará de todo o mal.

O Nome especial pelo qual o Ente Divino é designado na Bíblia é Jehovah. Se investigarmos a significação desse nome, veremos que ele é a mais positiva expressão da universalidade, sendo a antítese do que se entende pela palavra "individual".

O Nome que você lê, Jehovah, compõe-se, em hebraico, de quatro letras: Jod, He, Vau, He, que, reunidas, formam a palavra IEVE, que vamos analisar. A letra Jod é um sinal minúsculo de forma definida, porém, não é mais que um ponto, e uma cuidadosa inspeção do alfabeto hebraico mostra que todas as outras letras são combinações desta forma inicial. Jod, por esse motivo, representa o Espírito Criador (associado à inspiração do ar). A idéia contrária é a de emissão do ar ou sopro, a qual é representada pela letra He, que designa aquilo que é emanado da Fonte da Vida. Assim, pois, o Jod designa a Vida Essencial e o He a Vida Derivada. A letra Vau, isolada, significa e, expressando assim a idéia de "laço". Ela é seguida pela repetição do He, de modo que a segunda parte do nome sagrado exprime a idéia da pluralidade das vidas derivadas e relacionadas por um laço comum, simbolizando a Unidade ao passar para a manifestação como multiplicidade dos seres individuais. Conclusão: Deus é o UNO, de que todas as individualidades provêm.

A primeira parte do nome divino é representado pela letra Jod. A segunda parte do mesmo nome é representada por Eve, que, como vimos, designa o Princípio da Vida Individualizada ou a Alma, e assim, essa parte do Nome Sagrado não só designa a Multiplicidade, mas também indica o fato de que a vida derivada ocupa, em relação à vida original, a posição da mulher em relação ao homem.

É preciso que haja a Dualidade para que a Unidade possa passar a todas as formas e belezas da manifestação. Essa simples afirmação é que, a fim de que se execute um trabalho qualquer, é preciso que exista alguma coisa que o execute e outra que sirva de substância, isto é, um fator ativo (yang) e outro passivo (yin). O Passivo Universal é produzido pelo Ativo Universal, como seu complemento necessário. Do reconhecimento desses dois princípios de ação mútua, resulta a tríplice natureza de todo ente definido, porquanto tudo o que é produzido pela ação mútua que se efetua entre eles, não é simples reprodução de um deles, mas sim uma mistura dos dois e tem em si uma natureza própria e independente, não sendo igual aos dois princípios originais. Logo, o nome de Jehovah contém em si a afirmação dos três princípios fundamentais do Universo: a Unidade, a Dualidade e a Trindade.

A "Palavra de Poder" é o nome divino. A "Palavra Perdida", também de poder, é EU SOU. O EU SOU é sempre a base do ensino de Jesus: "EU SOU o Caminho, a Verdade e a Vida", "EU SOU a Ressureição e a Vida", "Se não crerdes no EU SOU, perecereis em vossos pecados".

Essas expressões e outras semelhantes lançam uma extraordinária luz sobre o ser humano, quando o indivíduo compreende que o Mestre não falava de si mesmo, mas sim do Princípio Individualizado, no sentido genérico e aplicável a todo o gênero humano. Você precisa apenas do reconhecimento daquele EU ÍNTIMO que é puro espírito, e, portanto, não está sujeito a quaisquer condições exteriores. Todas as condições resultam de uma combinação das duas condições originais que são o Tempo e o Espaço. Como essas duas condições primitivas não podem dar-se na existência essencial, sendo apenas criadas pelo Pensamento nelas, o verdadeiro reconhecimento do EU SOU traz a consciência da existência eterna como é na realidade, emitindo formas e recolhendo-as à sua vontade. Saber isso é conhecer a própria Vida e todo conhecimento das aparências da Vida.

A "Palavra de Poder" que o libertará é o Nome Divino por inteiro, e não uma parte sem a outra. É a separação das suas duas partes, a Masculina e a Feminina, que produziu a extensa e penosa perigrinação da humanidade através dos séculos. Um dia, porém, dar-se-á a grande união do Céu com a Terra, do espiritual com o material, e toda a natureza se congregará no canto da alegria, produzindo sempre novas harmonias, desde o momento dessa grande união entre o espírito e o corpo, denominada Casamento Místico.

Quando compenetrar-se da verdadeira natureza do seu EU SOU, compreenderá e sentirá que você não precisa pedir o auxílio limitado de outros seres, mas sim que você possui em si a fonte inesgotável de todas as forças, faltando-lhe apenas adquirir a consciência de Sua presença para conseguir os resultados almejados. Tudo aquilo de que precisa só pode vir por meio do seu EU SOU, dirigido conscientemente pelo seu pensamento claro do que quer, e o auxílio que os outros poderão prestar-lhe consiste apenas em auxiliar o despertar de sua consciência do EU SOU que reside eternamente dentro de você.

Portanto, é indispensável que sua consciência seja aberta ao influxo superior, se quiser que as suas aspirações se realizem. Não é a força da corrente que produz os resultados, mas sim o seu contato com ela. Se ligar dois fios por meio de uma lâmpada, a corrente que neles passa produzirá a iluminação, embora possa não ser muito forte; porém, por mais fortes que sejam os fios e a corrente, se não houver a lâmpada ou seu equivalente, não poderá haver luz. Compreenderá agora por que é que, se não acreditar no EU SOU, que é o Deus presente e vivo em você, perecerá em seus pecados, porque, como diz a Bíblia, "o pecado é a transgressão da Lei", e a transgressão ignorante da Lei terá seu castigo com a mesma certeza dque a transgressão voluntária, pois aquele que põe a mão no fogo sofre as conseqüências disso, saiba ou não que não deve fazê-lo.

Por conseguinte, se desobedecer a lei de sua existência pro ignorá-la, isso não impede que sofra as conseqüências, deixando de elevar-se à Vida de Liberdade e Alegria, que inevitavelmente terá, se adquirir a plena consciência do poder de seu EU SOU.

Não se esqueça que a meta final de sua existência é a Liberdade perfeita. A observação perfeita da Lei produz a Liberdade completa. A Árvore da Vida é a Árvore da Liberdade, a qual não cresce espontaneamente, mas precisa ser plantada em bom terreno e cultivada diariamente com carinho.

A linha de seu progresso depende de aplicar os conhecimentos que você possui, pois, se não pratica um princípio, você não acredita realmente nele, e o poder que o fará vencer as dificuldades é a confiança na VIDA ETERNA em si, a qual é a expressão individualizada do EU SOU.

Se você compreendeu o que foi escrito aqui, terá alcançado a idéia de que, sendo feito à imagem e semelhança de Deus, você é constituído de três aparelhos conjugados que funcionam sob a direçaõ do Espírito, e quando conseguir harmonizar perfeitamente os movimentos desses aparelhos, que são Mente, Alma e Corpo, a corrente de vida e de inteligência eterna e universal que por ele passa, coloca em sua mente todo saber que você precisa no momento.

Para harmonizar seu pensamento com as forças espirituais, você deve aplicar a sua imaginação, o seu pensamento e a sua palavra na direção da idéia que deseja manifestar, pois assim formará um molde mental através do qual se canalizarão as forças, produzindo os efeitos desejados.

[continua]

Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?