quarta-feira, novembro 28, 2007

 

Problemas na Vida

Masaharu Taniguchi [1]

Por haver conflitos nas relações humanas, a alma é burilada e se aperfeiçoa. O ser humano evolui porque enfrenta obstáculos e os supera. Até para caminhar, é a resistência oferecida pela superfície do solo (nas ruas, nos pisos, etc.) que possibilita o nosso andar. É impossível caminhar sobre uma superfície que não oferece nenhuma resistência, porque os pés escorregam; ao tentar dar um passo, o pé irá deslizar e torna-se impossível progredir. É a resistência ou o atrito que permite o caminhar sobre o solo. Nossa Vida também evolui enfrentando resistências, tornando-nos pessoas mais interessantes. Até mesmo a superfície congelada de um rinque de patinação oferece alguma resistência, e porisso é possível patinar. Se não existisse nenhuma resistência na superfície do rinque, a patinação seria impossível. Nada se realiza onde não há resistência de espécie alguma.

Para se manifestar, a Vida cria simultaneamente um elemento ativo, que age de algum modo sobre um meio, e outro elemento que lhe oferece alguma resistência. O pintor consegue pintar porque encontra resistência na superfície da tela. Se não existisse essa resistência, ele não poderia criar obras para se expressar. Podemos, pois, dizer que é benéfica a existência de atritos e resistências. O trem corre porque encontra resistência nos trilhos. O avião voa porque existe resistência na atmosfera. Sem ela, seria inútil impulsionar a hélice.

Percebemos, então, que é um erro considerar como dificuldades ou sofrimentos os atritos que ocorrem na vida. Eles são fatores que estimulam o nosso desenvolvimento. Quando alguém passa a exercer uma função na sociedade, entra em contato com muitas pessoas, de diferentes temperamentos, e às vezes é difícil lidar com todas elas. Então, ele pode querer que fulano ou sicrano seja diferente do que é, mas esse desejo dificilmente se realiza. Porém, justamente pelo fato de haver divergências é que a vida é interessante e as pessoas podem manifestar suas peculiaridades. A vida não teria graça se não existisse nada que ofereça resistência. É como numa partida de go [2]. Se o nosso adversário colocasse suas pedras sempre nos lugares que nós queremos, não haveria sentido em continuar o jogo. A partida seria completamente sem graça. O jogo é interessante justamente quando o adversário coloca suas pedras nos pontos inesperados e temos de recorrer a boas táticas para deter o seu avanço (também como no jogo de xadrez). Com isso, aumenta também a nossa habilidade de jogar.

O mesmo acontece com a vida. Ela é interessante porque os outros não agem conforme a nossa vontade. Ao aprendermos a lidar com eles, nossa alma amadurece e nossa personalidade se aprimora. Tenhamos essa consciência e procuremos viver sempre com o espírito de gratidão (por tudo e por todos) e fisionomia sorridente, qualquer que seja a maneira com que as pessoas à nossa volta nos tratem. Assim, nosso lar se transformará no paraíso.

Referências:
[1] Masaharu Taniguchi, O Trem Corre Porque Encontra Resistência nos Trilhos, Revista Fonte de Luz da Seicho-No-Ie, Ano 39, no. 412, pp. 6-7, maio 2004.
[2] Go é um jogo de tabuleiro originário da China, em que dois oponentes, um com pedras brancas e o outro com pedras pretas, vão colocando-as alternadamente no tabuleiro, obedecendo a determinadas regras. Torna-se vitorioso aquele que consegue mais ampliar seu domínio territorial.

Marcadores: , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?