segunda-feira, junho 23, 2008

 

Por que VOCÊ está aqui ?


Existem determinadas perguntas que deveríamos fazer e tentar responder com a maior honestidade de que somos capaz. Uma delas é: por que estamos encarnados na superfície externa da Terra, limitados por este corpo físico e pelas pessoas e circunstâncias ao nosso redor (com pouco ou muito dinheiro, etc)? Para responder corretamente a essa pergunta precisamos de algum embasamento prévio.

Nada no Universo ocorre por mero acaso! Se o acaso fosse algo permitido, o Universo seria um caos, algo que observamos não ser a realidade na qual estamos inseridos. Portanto, tudo que ocorre tem uma razão para ocorrer, inclusive nossa encarnação no local, época e circunstâncias atuais. Se tudo não ocorre por acaso, certamente exite uma organização bastante inteligente coordenando todos esses acontecimentos. Dentro desta Organização nós temos um certo grau de livre-arbítrio, que podemos usar de forma acertada ou não. Esse livre arbítrio é algo bastante limitado, pois não podemos querer fazer algo, ou não, referente àquilo que não temos qualquer consciência (por que nossos corpos físicos são feitos com células com as características que elas têm?). Como resultado de todas essas considerações, existem razões bem definidas para estarmos aqui na Terra nesta época e nessas circunstâncias! Quais são essas razões?

Certamente não é para ficarmos vendo novelas todas as noites! Provavelmente, fazemos parte do grupo de inteligências organizadoras do Universo e, portanto, devemos nos comportar (em pensamento e em ação) no sentido de colaborar na manutenção da organização (e harmonia) presente permanentemente no cosmos. Para isso precisamos cumprir fielmente todas as leis universais que regem o cosmos. Para isso precisamos conhecer algumas dessas leis da Natureza, para podermos nos sintonar adequadamente com elas.

A Inteligência responsável pela criação e manutenção de tudo no Universo (inclusive dos nossos corpos físicos) é aquilo que denominamos genericamente de Deus. Deus nos fez com certas características intrínsecas. Uma delas é que somos movidos pela busca do prazer: procuramos a companhia de outra pessoa para usufruir o prazer de uma relação sexual com ela, procuramos determinados alimentos para usufruir do prazer gustativo que eles proporcionam, procuramos ganhar dinheiro porque isso facilita nosso acesso a maior número de prazeres (e que, no entanto, propicia a nossa escravização! Os índios, na floresta, não usam dinheiro e são mais livres do que nós), etc. É o mau uso do livre arbítrio com relação ao prazer que nos leva à perdição...

Ao longo da vida, se prestarmos atenção, vamos aprendendo o que é certo e o que é errado. No entanto, mesmo sabendo o que é certo e o que é errado, muitas vezes continuamos fazendo a coisa errada, por que? A resposta é óbvia: porque continuamos extraindo prazer das coisas erradas que continuamos a fazer! O problema, no entanto, é que, se estivermos fazendo algo errado repetidamente, com o passar do tempo esse prazer vai sumir e virá, no seu lugar, o sofrimento, para comprovar que estamos adotando um hábito errado de vida. Qual é a atitude racional a ser adotada com a chegada das más conseqüências dos maus hábitos? Descontinuar o mau hábito e adotar um hábito correto no seu lugar. É aqui que surge o maior problema: após adotar um hábito por muitos anos, temos muita dificuldade em eliminá-lo repentinamente, pois iremos sofrer algo muito conhecido pelos viciados/drogados, uma Síndrome de Abstinência. Porém, para toda conquista existe um preço (esforço) a ser pago... Na Escola da Vida deveríamos aprender com as nossas experiências erradas e não mais repetí-las no futuro, pois "o salário do pecado é a morte"...

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?