sexta-feira, junho 20, 2008

 

Temperatura do Céu e do Inferno


O inferno descrito por Dante Alighieri é um lugar bem quente, com uma característica yang, segundo a filosofia taoista. Para que haja um equilíbrio no Universo, o extremo oposto do inferno, que chamaríamos de Céu, deveria ser frio, ou yin. Vejamos se esses conceitos conferem com o que presenciamos na prática.

Os países com menor longevidade estão nas regiões quentes da África. Os países e localidades com maior longevidade estão em regiões frias, nas grandes altitudes. Segundo a mitologia grega, os deuses (comandados por Zeus), que estão no céu, moravam no topo do Monte Olimpo, uma região fria certamente. Os gurus gostam de meditar no topo das montanhas, lugares frios. Quando estamos com problema de saúde - uma situação infernal -, costumamos ficar com febre, uma condição de temperatura elevada. Quando estamos em uma condição agradável, costumamos falar que estamos "de cuca fresca" e, não, "de cabeça quente".

Existe na Física uma lei, conhecida como Lei da Entropia, que informa que a energia tende sempre para uma situação mais caótica, com o passar do tempo. Geralmente, essa situação caótica é caracterizada como uma situação calorenta, pois o calor costuma ser a forma mais degradada da energia. Se usarmos este raciocínio para as situações que ocorrem no céu (frio) e inferno (quente), concluiríamos que no céu a energia está mais bem organizada (com maior quantidade?) e no inferno ela está mais desorganizada (com menor quantidade?). Os lugares que possuem maior quantidade de energia (céu) doam - por amor - energia para lugares carentes de energia (inferno), para que um equilíbrio seja atingido.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?