sexta-feira, julho 25, 2008

 

O Ar Seco


Quando a humidade do ar ambiente está muito baixa, sentimos certo desconforto e podemos tomar algumas atitudes para melhorar nossa situação, como tomar banhos mais prolongados e usar mais a piscina. Abaixo reproduzo uma reportagem a esse respeito [1].

Umificador de ar melhora efeitos do ar seco no aparelho respiratório
Lavar o nariz com soro fisiológico ajuda a diminuir o desconforto; a água de torneira não é indicada

Ardência nos olhos, irritação na garganta, sangramentos no nariz (nas fossas nasais) - conseqüências diretas do ar seco, comum neste período do ano, de pouca chuva. Para minimizar esse desconforto, o otorrino Fabio Pinna, da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial), dá algumas dicas.

A solução mais eficaz, diz, é utilizar um umidificador de ar. Mas ele ressalta que, por ser um aparelho caro, sua aquisição pode não ser vantajosa para todo mundo. As pessoas que mais se beneficiam desse equipamento, diz, são aquelas que têm rinite ou asma, já que o ar seco agrava esses problemas.

A compra do equipamento também deve ser criteriosa. Para Pinna, o mais indicado é o umificador sônico, que controla melhor a umidade ambiente. Aparelhos mais simples, diz, podem gerar o problema oposto - deixar o ar excessivamente úmido, o que favorece a proliferação de fungos e pode piorar o quadro de quem tem alergia respiratória.

Para quem não tem o aparelho, Pinna sugere colocar uma bacia de água dentro do quarto de dormir ou deixar uma toalha molhada perto da cama. Lavar o nariz com soro fisiológico também ajuda - a água de torneira não é tão indicada por não ser purificada e conter cloro, que é uma substância irritante.

Além disso, é importante tomar bastante líquido (que contenha água em abundância, e banhos mais demorados) e evitar contato com pó. Para se aquecer, prefira o edredon, já que o cobertor usual é mais favorável à concentração de ácaros.

Referência:
[1] Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Equilíbrio, pg. 10, 24 de julho de 2008.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?