sexta-feira, setembro 26, 2008
A Nanopoluição Urbana
"Aquilo que você não vê pode estar te prejudicando"
O Prof. Max Zhang, da Cornell University [1], tem pesquisado o que ocorre com as partículas emitidas de carros, caminhões e de usinas termoelétricas. Apesar dos cientistas já estarem estudando, há muito tempo, os efeitos adversos de respirar-se poluentes do ar urbano por vários anos, Zhang esclarece que com os motores a combustão cada vez mais eficientes, as partículas que saem dos canos de descarga têm se tornado cada vez menores e são mais facilmente absorvidas pelo corpo humano.
Os motores modernos, ele nota, emitem muito mais partículas menores do que 100 nanometros, quando comparados com os motores antigos (um nanometro é igual a um bilionésimo do metro). Além disso, as nanopartículas são rapidamente transformadas na atmosfera. Quando as partículas são emitidas do cano de escapamento de um carro, elas podem ter 50 nanometros. Mas, após percorrer apenas 100 metros, essas partículas podem se encolher para cerca de 20 nanometros. Desta forma, as partículas que respiramos fora do carro podem ser muito diferentes daquelas que estão sendo emitidas pelo veículo.
Referência:
[1] Anne Ju, Urban Nanopollution, Cornell Engineering Magazine, pg. 26, Fall 2008.
O Prof. Max Zhang, da Cornell University [1], tem pesquisado o que ocorre com as partículas emitidas de carros, caminhões e de usinas termoelétricas. Apesar dos cientistas já estarem estudando, há muito tempo, os efeitos adversos de respirar-se poluentes do ar urbano por vários anos, Zhang esclarece que com os motores a combustão cada vez mais eficientes, as partículas que saem dos canos de descarga têm se tornado cada vez menores e são mais facilmente absorvidas pelo corpo humano.
Os motores modernos, ele nota, emitem muito mais partículas menores do que 100 nanometros, quando comparados com os motores antigos (um nanometro é igual a um bilionésimo do metro). Além disso, as nanopartículas são rapidamente transformadas na atmosfera. Quando as partículas são emitidas do cano de escapamento de um carro, elas podem ter 50 nanometros. Mas, após percorrer apenas 100 metros, essas partículas podem se encolher para cerca de 20 nanometros. Desta forma, as partículas que respiramos fora do carro podem ser muito diferentes daquelas que estão sendo emitidas pelo veículo.
Referência:
[1] Anne Ju, Urban Nanopollution, Cornell Engineering Magazine, pg. 26, Fall 2008.
Marcadores: nanopartículas, poluição