domingo, dezembro 14, 2008

 

Na Época do Imperador Amarelo...

"Conheça a verdade e ela te libertará", Jesus

Verdades são eternas. Tudo que os grandes mestres falaram há milênios ainda continua válido hoje em dia. Leia abaixo trecho de um diálogo clássico da medicina do imperador amarelo [1].

- Eu soube que antigamente todos viviam 100 anos sem mostrar os sinais comuns de envelhecimento. Em nosso tempo, porém, as pessoas envelhecem prematuramente, vivendo apenas 50 anos. Esse fato está relacionado ao nosso ambiente ou é porque as pessoas perderam o Caminho? - perguntou o Imperador Amarelo.

Qibo, o médico da corte, respondeu:

- Antigamente, as pessoas praticavam o Caminho. Entendiam o princípio do equilíbrio de yin e yang e, assim, meditavam para ajudar a manter a harmonia com o universo. Também mantinham uma dieta balanceada, acordavam e se recolhiam em horários regulares e evitavam sobrecarregar o corpo e a mente. Por isso, viviam mais de 100 anos. Atualmente, os hábitos mudaram. As pessoas bebem vinho em excesso, comem demais e se comportam de forma destrutiva, esgotando sua essência e reduzindo sua energia. Ao buscar o prazer emocional e momentâneo, desrespeitam o ritmo e a ordem naturais do universo e, por isso, dormem mal. Desconhecem os segredos da conservação da energia e da vitalidade. Assim, não surpreende que pareçam velhas aos 50 anos e morram logo depois.

Essa conversa entre o imperador amarelo, primeiro governante da China, e o médico da corte ocorreu há uns 4.700 anos, mas continua atual. Como provou a ciência moderna, a qualidade e a quantidade do alimento que você consome têm impacto em sua longevidade.

Após examinar as dietas de uma centena de pessoas com mais de 100 anos, analisei os dados e os relacionei com as pesquisas antienvelhecimento mais recentes. Não surpreende que os hábitos desse grupo de pessoas se harmonizem com as observações do médico imperial chinês. A grande maioria dos centenários come de maneira frugal - basicamente legumes, grãos integrais, frutas, nozes e sementes -, sendo que alguns jejuam eventualmente. Os carnívoros são exceções.

Você é o que come; portanto, coma bem!

Referência:
[1] Dr. Maoshing Ni, Os Segredos da Longevidade: centenas de maneiras de viver bem até os 100, Editora Sextante, 2008.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?