domingo, fevereiro 22, 2009

 

O Poder Terapêutico das Experiências Fora-do-Corpo

Uma experiência fora-do-corpo, ou EFC (OBE = out-of-body experience, em ingles), envolve uma sensação de flutuar fora de seu próprio corpo físico. Algumas pessoas dizem conseguir ver seu corpo físico enquanto experimentam uma EFC.

De acordo com pesquisadores, uma EFC tem benefícios terapêuticos, inclusive ajudando as pessoas suplantar o estresse (tensão). ScienceDaily relata que uma em dez pessoas terá uma experiência fora-do-corpo durante suas vidas.

Existem várias formas diferentes de experiências fora-do-corpo. Uma ocorre durante o sono. Pessoas que têm uma EFC durante o sono, costumam também relatar que tiveram um sonho lúcido antes da EFC. Eles também dizem que seus sonos não eram profundos.

Outro tipo de EFC ocorre nas experiências de quase-morte. Acredita-se que tanto eventos traumáticos mentais e físicos podem causar a ocorrência de tal EFC.

Experiências fora-do-corpo podem também serem induzidas mecanicamente, quimicamente ou mentalmente. Mecanicamente, uma EFC pode ser induzido por tons binaurais, estimulação elétrica e por sobrecarga sensorial. Quimicamente, uma EFC pode ser produzida por alucinógenos. Finalmente, uma EFC pode ser induzida mentalmente via hipnose e meditação.

Uma EFC coincide com a projeção astral, que é uma crença de que nossa atividade mental (mente) pode atuar separada do corpo. Muitas vezes, pessoas que tiveram uma EFC declaram que elas observaram seus próprios corpos quando elas conseguiram se separar deles. É difícil determiner exatamente o que causa uma EFC, mas pesquisadores dizem que a hipnose pode ajudar a induzir tal estado.

Em 2004, um artigo apareceu no American Journal of Psychotherapy sobre hipnose e experiências fora-do-corpo. O artigo tratou de um estudo que foi feito com três indivíduos que tiveram experiências fora-do-corpo que foram induzidas via hipnoterapia.

Os pesquisadores envolvidos no estudo queriam ver como as experiências for a-do-corpo iriam afetar a visão dos pacientes sobre si mesmos e se elas iriam afetar seus comportamentos. Os três participantes no estudo tinham, cada um, diferentes assuntos para trabalhar.

Os pesquisadores concluíram que uma EFC melhorou enormemente os benefícios terapêuticos para cada um dos pacientes. O artigo disse que uma experiência fora-do-corpo funciona melhor para pessoas altamente sugestionável.

Existem várias razões para as experiências fora-do-corpo funcionarem tão bem em um tratamento terapêutico. Quando alguém é tratado de problema de ansiedade, uma experiência fora-do-corpo ajuda a suplantar melhor esses problemas. Também, uma forma de tratamento consiste em fazer o paciente “se separar” dos problemas que ele tenha; uma EFC pode ter benefícios tremendos nesta situação.

Pode-se focar na idéia de que nós geralmente nunca conseguimos verdadeiramente ver a nós mesmos da forma como os outros conseguem. Pode-se ter a esperança de que a mente possa alterar os seus estados para melhor e verdadeiramente mudar a vida da pessoa que experimenta isso.

Fonte: Artigo de Steve G. Jones publicado no Boletim Mind Power News, no. 261, 20 de fevereiro de 2009.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?