quarta-feira, fevereiro 18, 2009

 

Tornando-se como Deus - 25


O ódio ao ego


O cabalista Rav Ashlag uma vez chocou seus estudantes, dizendo: "Nenhum de vocês acredita no que eu tenho ensinado para vocês a respeito do ego. Se vocês tivessem acreditado em mim, vocês já teriam mudando nesta altura da vida".

Já teria mudado até hoje.

Apesar de muitos anos de trabalho com um grande cabalista, o infatigável ego resiste à conquista. Por que nós ainda não mudamos até hoje? Qual é o segredo da durabilidade do Desejo de Apenas Receber para Si Próprio? Por que a nossa devoção ao ego é tão inabalável? A resposta simples é: Nós não o odiamos suficientemente. Nós não achamos os males lançados pelo ego suficientemente repugnantes para fazer o que é necessário para a sua transformação. O Oponente nos hipnotizou para acreditar que cuidar e alimentar o ego revertem em nosso benefício - apesar que ele acaba com as nossas vidas. Nesta batalha, nossa vantagem reside na natureza de nossa essência, que automaticamente rejeita tudo que ela percebe como negativo. Portanto, é de vital importância reconhecer a negatividade. Nosso trabalho não é tanto nos livrarmos da negatividade, mas sim meramente ver ela. O processo de a ver é sinônimo com nos livrarmos dela.

Se as pessoas realmente soubessem que cada vez que elas ficam zangadas, elas estão cometendo suicídio, elas nunca mais ficariam zangadas novamente. Isto faz com que a jornada para nos tornar como Deus seja mais próxima a ver do que fazer. Significa também ficar continuamente chocado com cada pedaço do ego que nós conseguimos ver, apesar de todo o mundo nos prezar pela nossa humildade.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?