sexta-feira, agosto 21, 2009

 

O "Fruto Proibido" da Bíblia - 2


Na postagem anterior desta série, já havíamos alertado sobre a grande precisão da linguagem usada no Antigo Testamento da Bíblia. Vamos tentar extrair mais algumas informações sobre a passagem que fala do "fruto proibido", Gênesis 2:15-17:

O Senhor Deus tomou o homem e o colocou no Jardim do Éden (no Paraíso!) para o cultivar e guardar. Deu-lhe este preceito: "Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dele comeres, morrerás indubitavelmente".

Note nesta frase do Senhor Deus [em hebraico, Jeová Elohim; Elohim é uma palavra plural, que refere-se a Deuses e Deusas, Macho e Fêmea; portanto, no início da Bíblia, Deus é um ser andrógino, simultaneamente masculino e feminino, da mesma forma como Adão foi feito, andrógino] que ele dá uma PERMISSÃO ["Podes comer..."] de comer as frutas das árvores (que dão semente, como vimos); portanto, comer frutas saudáveis é algo facultativo ao homem, pois nem da fruta ele precisa para a sua fisiologia: ele pode viver de ar e luz, apenas! As frutas servem para dar uma satisfação à vista e ao paladar. Outro ponto óbvio desta frase é a definição de que o ser humano é frugívoro, comedor de frutas (se decidir ingerir algo pela boca).

Na mesma frase citada, Deus Elohim dá uma PROIBIÇÃO ["não comas do fruto 'proibido'..."], para evitar que o homem imortal se torne mortal. Este é o primeiro ponto na Bíblia que se fala em "morte"!

Vamos tentar tirar mais algumas conclusões desta nossa interpretação direta, literal e explícita (portanto, exotérica) do texto bíblico. Já vimos que a Árvore do Conhecimento (também chamada Árvore da Ciência, pesquisada portanto pelos cientistas) gera frutos proibidos (as sementes e os frutos-semente) que, se comidos, nos levam à morte. Podemos, portanto, chamar essa árvore de Árvore da Morte. Por exclusão, todas as outras árvores frutíferas que geram frutos permitidos por Deus para o nosso consumo (os frutos que têm semente, mas sem comer suas sementes) são aquilo que podemos chamar de Árvore da Vida. Esotericamente falando, a Árvore da Vida é estudada pela Cabala (ou Kabbalah, em inglês).

Com esta interpretação da Árvore da Vida, vamos avançar um pouco mais no Gênesis, para a passagem da expulsão de Adão e Eva do Paraíso (Jardim do Éden):

E o Senhor Deus disse: "Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecedor do bem e do mal. Agora, pois, cuidemos para que ele não estenda a sua mão e tome também do fruto da Árvore da Vida, e o coma, e viva eternamente (continue a ser imortal)". O Senhor Deus expulsou-o do Jardim do Éden, para que ele cultivasse a terra donde tinha sido tirado. E expulsou-o, colocando ao oriente do Jardim do Éden Querubins armados de uma espada flamejante, para guardar o caminho da Árvore da Vida. Gênesis 3: 22-24.

Desta passagem tiramos duas conclusões:

1. Se o homem comer sempre os frutos da Árvore da Vida (os frutos das árvores frutíferas, que dão semente) ele irá permanecer sempre fisicamente imortal.

2. O que Deus fez para impedir o acesso do homem à Árvore da Vida? Ele introduziu o FOGO! ("Querubins com espada flamejante..."): o fogo mata o fruto vivo da Árvore da Vida, matando quem comer este fruto morto (cozido pelo fogo), pois "a vida só vem da vida, e da morte só vem morte". Nas lendas gregas, o nome de um dos citados querubins é Prometeu (que comentaremos a respeito, posteriormente)...

Considero corretas todas essas interpretações literais diretas (exotéricas) do texto bíblico sobre nossa alimentação bucal correta e incorreta. No entanto, existe uma outra interpretação oculta (esotérica), também correta, deste mesmo trecho bíblico que fala sobre esse "fruto proibido". Trata-se de uma interpretação vinculada à nossa sexualidade. Da mesma forma que alimentos incorretos nos matam, uma sexualidade incorreta também nos mata. O que é essa prática sexual errada? É comer do 'fruto proibido'! Que vem a ser isso, em termos de sexo?

Vejamos alguns trecho da Bíblia em que se trata de conhecimento, de conhecer, para nos guiar nas análises:

"Adão conheceu Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz Caim", Gênesis 4:1
"Caim conheceu sua mulher e ela concebeu e deu à luz Henoc", Gênesis 4:17
"Adão conheceu outra vez sua mulher, e esta deu à luz um filho...", Gênesis 4:25
"Ouça, eu tenho duas filhas que não conheceram homem (eram virgens)...", Gênesis 19:8
"A jovem era extremamente bela, uma virgem que nenhum homem havia conhecido", Gênesis 24:16
"...400 moças virgens que não tinham conhecido varão...", Juízes 21:12
"Maria perguntou ao anjo Gabriel: 'Como se fará isso (concepção e nascimento de Jesus Cristo), pois eu não conheço homem?'", Lucas 1:34

Percebe-se, por essas passagens, que "conhecer" alguém, na Bíblia, é ter relação sexual com essa pessoa. Portanto, "conhecimento" (e, portanto, a "Árvore do Conhecimento") está associado à nossa sexualidade.

[continua na Parte 3]

Marcadores: , , , , ,


Comments:
Parabens pelo blog!!!
 
Obrigado!
 
Rui,

Seu trabalho continua impar.
Parabens !

saude, paz e alegria

José Aurélio
 
Obrigado, José Aurélio.
Um grande abraço, Rui.
 
Olá!

Rui, vc já ouviu falar da água-viva chamada Turritopsis Nutricula?

O que acho interessante é quem em seu blog você fala sobre imortalidade física, e muitas pessoas refutam dizendo ser impossível, já que nunca viram um animal ou um ser humano que vive indefinidamente.

A T. Nutricula é a prova de que o ciclo nascer/crescer/reproduzir/morrer não é obrigatório aos seres pluricelulares. Ela nasce, cresce, chega à maturidade sexual e em seguida volta ao estágio de pólipo (infância). E ela faz isso indefinidamente, não conhecendo a velhice ou a chamada "morte natural". Esse animal só morre caso algum predador a cace.

Há um texto na internet que diz que a nível celular e de DNA, todos os animais, inclusive nós e essa água-viva somos muito semelhantes, e que não há uma razão cabível ao envelhecimento humano.

Aqui o link:
http://colunas.g1.com.br/visoesdavida/page/3/

Não seria legal fazer um post sobre elas no blog?

Abraços!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?