quinta-feira, outubro 22, 2009

 

Oscar Quiroga - 725


O XIS DA QUESTÃO

O xis da questão para nossa atual humanidade é como proceder para superar o convencimento egoísta de que só a competição criaria uma perspectiva bem-sucedida. O que funciona bem no mundo animal não se aplica à nossa espécie. Evoluir é pensar grupalmente. Brutalizar é, para os humanos, pensar individualmente. Do alto do céu não se vêem fronteiras políticas nem as forças da natureza usam passaporte para ir e vir em liberdade, somos um com o planeta e temos um papel a exercer que não se resume a um amontoado de individuozinhos competindo por um lugar ao Sol. Nossos animais domésticos nos admiram pela ternura com que os tratamos, porém, muito mais admiráveis nos tornaríamos se tratássemos com igual compaixão nossos semelhantes também.

Ainda que a verdade não seja popular alguém terá de dizê-la. Dessa vez, esse alguém será você. Por isso, não espere aplausos ou calorosas recepções, dizer a verdade é o mesmo que pisar em calos e mexer com melindres.

Apesar do cinismo reinante e da enorme resistência a se pensar mais no bem comum do que no particular, há sinais de grande melhora na civilização humana. A qualquer momento, o mundo será outro, novo e diferente.

A dinâmica de relacionamentos familiares só será melhorada quando a alegria for a nota dominante. Enquanto isso, todas as conversas, discussões e atitudes irão para o lado contrário do que você deseja realizar.

Com pouco se pode fazer muito, mas esta não é uma regra que se aplica individualmente. O pouco que invistam várias pessoas que busquem o bem comum será a dose que fará muito. Pessoas isoladas não conseguem nada.

Em nossa civilização a subjetividade é desprezada, como se fosse terreno supersticioso. Porém, essa mesma civilização foi inventada a partir de um sonho e, você sabe, os sonhos são informações subjetivas.

Prove suas teorias na prática. Quando quiser transmitir conselhos, teste em sua própria vida se o que pensa se pode aplicar na prática e se dá resultados benéficos, como esperado. A prática resolve tudo.

O único arrependimento que você terá no futuro não será o de ter se arriscado ou aventurado, mas por não fazer o que os sonhos e imaginações propunham. Não se nasce neste planeta para viver em paz e sossego.

As pessoas egoístas atiram no próprio pé, porque ao deixar de defender o bem comum acabam também perturbando os benefícios que elas poderiam receber pessoalmente. Assim mesmo foram as coisas até aqui, mas está mudando.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?