sexta-feira, outubro 23, 2009

 

Oscar Quiroga - 726


VENENO E ANTÍDOTO


Nosso veneno egoísta terá de transmutar-se em antídoto, esta é a saída proposta para converter nossa civilização no sonho que viaja ao longo de gerações há milhares de anos. O veneno egoísta que nos faz enxergar com hostilidade nossos semelhantes foi bom durante certo tempo, pois assim nos distinguimos do mundo animal e superamos o rebanho, garantindo identidade própria. Porém, um amontoado de indivíduos hostis entre si não garante sucesso. Por isso, a identidade própria terá de tornar-se mais abrangente, transformando-se em identidade grupal. Só quando consigamos transformar a competição hostil em colaboração eficiente o sonho se realizará. Sabemos disso, mas ainda precisamos de um incentivo maior para ir em frente. Qual será este?

A qualquer momento o mundo será novo e diferente. Nesse momento, onde e em que condição você vai se encontrar? Pensando no bem comum ou ainda com a alma viciada no comportamento de só pensar no bem particular?

Sem alegria, nada melhora. A alegria é a prova de que o mundo invisível está do seu lado. Quando o espírito se aproxima, a alegria é a prova cabal desse importante acontecimento. Nada de bom se faz sem alegria.

O isolamento é o melhor caminho para se chegar mais rápido ao empobrecimento. Eventualmente, você poderá acumular muitas riquezas materiais, mas sem bons relacionamentos elas significarão a sua ruína. Só isso.

Apaixonar-se pelas idéias é o que falta para você atrever-se a colocar tudo em prática. Enquanto essa paixão não acontecer, tudo será teoria, lindas idéias que encantam, mas que servem apenas como tema de conversa.

Você pode argumentar e polemizar, mas no fim das contas só valerá o esforço que você empreender para tentar realizar o que a imaginação propõe através de sonhos e visões. Só isso faz com que a vida valha a pena.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?