segunda-feira, fevereiro 15, 2010

 

Oscar Quiroga - 840


OBJETIVO E SUBJETIVO


Objetivamente falando, é um milagre que haja vida inteligente neste nosso pequeno, belo e assustado planeta, já que existimos entre lava ardente, equilibrados numa fina crosta de terra aparentemente firme, e o infinito espaço, protegidos por uma ainda mais fina capa atmosférica. Porém, apesar da precariedade que pode transformar-se em cataclismo a qualquer momento, mesmo assim nascemos pretensiosos, atirados e cheios de nós mesmos, como se este milagre cósmico merecesse o pouco valor que lhe damos. Subjetivamente falando, a instabilidade de nossa existência física é uma ilusão, porque as formas vão e vêm enquanto a vida permanece eterna. Esta verdade tampouco merece nossa empáfia. De onde vem, então, tanta ignorância?

As pessoas incentivam as outras com muita facilidade, porque não se colocam no lugar delas. De certa forma esse incentivo é bem-vindo, porque positivo, mas não é forte o suficiente para livrar você do trabalho posterior.

Ser coadjuvante não é inferior a ser protagonista. Porém, todo mundo quer estar no centro do palco, atraindo toda a atenção. Assim acontece o de sempre, por todos lados há excesso de caciques e nenhum índio para trabalhar.

A sabedoria se demonstra através da economia, não necessariamente a dos recursos materiais, mas principalmente através de atitudes comedidas, porém, eficientes. Usar pouco e fazer muito, isto é sabedoria.

Muito se diz por aí, mas pouco se faz. Por isso mesmo é melhor continuar agindo sem grande alarde, porque a vantagem conferida pela prática será sempre insuperável. Trate com indiferença as bravatas e exageros.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?