sábado, março 27, 2010

 

Oscar Quiroga - 880


A MENTE E O MAL


Nossa humanidade se horroriza com a quantidade de crimes, mas desconsidera a quantidade ainda maior de maldades que não são detectadas. Pensar mal não dá cadeia, mas destrói a vida de inúmeras pessoas e o planeta também. O pensamento vem antes das palavras e dos atos, é o germe onde se elabora o que acontecerá de forma inevitável. Quem pensa mal, mas não se atreve a agir de acordo, se convence de sua inocência. Porém, o somatório de pensamentos maldosos quebra o ânimo de humanos mais fracos e desesperados, os quais agem de acordo com a corrente de idéias em circulação. É desaconselhável fingir inocência e pureza quando a mente fervilha de péssimas idéias; a máscara hipócrita é sinal de doença. É necessário limpar a mente com a luz do coração.

Trate os assuntos cotidianos com extremo carinho e dedicação, porque assim você encontrará o infinito circulando através dos mesmos. Eis algo inusitado, encontrar o divino oculto nas tarefas cotidianas. Bem inusitado!

Acumular benefícios, mas não ter com quem compartilhá-los, esta é a essência da verdadeira solidão. Por isso, toda vez que adquirir um novo objeto, faça-o em nome de alguém em especial com quem compartilhá-lo.

Quando o afeto é desprovido de espontaneidade e misturado com segundas e terceiras intenções, não mereceria mais ser chamado de afeto, mas de sedução. Afeto é um dos últimos refúgios da espontaneidade.

Quanto mais agressivamente você lidar com seus problemas, mais os mesmos aumentarão de intensidade, alimentados com a força com que você tenta combatê-los. Desintegre seus problemas com indiferença e não com força.

Nem tudo é desafio, em muitos casos as limitações acontecem para você respeitá-las e se esforçar para enxergar por trás das mesmas a mão amorosa do destino, tentando proteger seus passos e preservar seu bem-estar.

Boas amizades nunca desaparecerão, mas o distanciamento pode perturbar esse vínculo, por falta de alimento. Boas amizades precisam ser nutridas, como um bom fogo que arde na lareira, que precisa de mais lenha também.

Pensar mal das pessoas é um exercício que se tornou comum e aceitável do ponto de vista social, porém, isso não o torna mais saudável. Pelo contrário, é um exercício que intoxica a mente e os bons relacionamentos.


Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?