sexta-feira, janeiro 13, 2012

 

Epicteto - 14


A vida boa é a vida de serenidade interior


O sinal mais seguro de uma vida superior é a serenidade. A ascensão moral resulta da libertação do tumulto interior. Você pode parar de se irritar com isso e aquilo (que não está sob seu controle).

Se você busca a vida superior, evite certos pensamentos comuns como estes: "Se eu não trabalhar com mais afinco, jamais poderei sustentar uma vida decente, ninguém vai me reconhecer, não serei ninguém" ou "Se eu não criticar meu empregado, ele se aproveitará de minha boa vontade".

É bem melhor morrermos de fome sem o assédio da dor e do medo, do que vivermos em meio à abundância tendo a preocupação, o temor, a suspeita e o desejo irreprimível permanentemente nos torturando.

Comece de imediato um programa de autodomínio. Mas comece modestamente, pelas pequenas coisas que o incomodam. Seu filho derramou algo? Diga a si mesmo: "Lidar calmamente com essa inconveniência é o preço que pago por minha serenidade interior, para estar livre de perturbações; não se obtém algo sem dar algo em troco".

Quando chamar seu filho, fique preparado para o fato de que ele talvez não responda ou talvez não faça o que você lhe pedir. Nessas circunstâncias, se você ficar agitado isso nada ajudará seu filho. Ele não deve ter o poder de causar incômodo a você.

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?