quarta-feira, janeiro 18, 2012

 

Epicteto - 16


Molde suas vontades e expectativas à realidade


A vida e a natureza são governadas por leis que não está em nosso alcace mudar. Quanto mais rápido aceitamos isso, mais tranquilos podemos ser. Seria tolice você desejar que seus filhos, sua esposa ou esposo vivessem para sempre. Eles são mortais, exatamente como você, e a lei da mortalidade está completamente fora de suas mãos.

Do mesmo modo, é tolice pensar que um empregado, um parente ou um amigo sejam infalíveis. Isso é querer controlar coisas que você na verdade não pode controlar.

Está sob nosso controle não nos desapontarmos com nossos desejos, se lidarmos com eles de acordo com os fatos, em vez de nos deixar levar por eles.

Somos, em última análise, controlados por aquilo que concede ou retira o que buscamos ou evitamos. Se é liberdade o que você procura, então não deseje nada nem repudie nada que dependa dos outros, ou você será sempre um escravo desamparado.

Entenda o que é realmente a liberdade e como se pode conquistá-la. A liberdade não é o direito ou a capacidade de fazer tudo o que dá prazer. A liberdade vem da compreensão sobre os limites de nosso próprio poder e os limites naturais impostos pela providência divina. Ao aceitar os limites e as inevitabilidades da vida e ao trabalhar com eles, em vez de lutar contra eles, nós nos tornamos livres. Se, por outro lado, sucumbimos a nossas aspirações por coisas que não podemos controlar, a liberdade está perdida.

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores: ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?