domingo, janeiro 22, 2012

 

Epicteto - 18


Evite adotar as visões negativas dos outros


A visão e os problemas dos outros podem ser contagiosos. Não sabote a si mesmo adotando sem querer atitudes negativas e improdutivas adquiridas de suas ligações com os outros.

Se você encontrar um amigo desanimado, um pai magoado ou um colega que sofreu um súbito revés, tenha cuidado para não ser arrebatado pela desgraça aparente. Lembre-se de fazer a distinção entre os acontecimentos e nossa interpretação deles. Lembre-se: "O que magoa essa pessoa não é o acontecimento em si, pois outra pessoa talvez não se sinta absolutamente oprimida por essa situação. O que está magoando essa pessoa é a reação que ele ou ela adotou de forma acrítica".

Tolerar a teimosia e os sentimentos negativos das pessoas pelas quais temos carinho não constitui nenhuma demonstração de simpatia e amizade com elas. Servimos melhor a nós mesmos e aos outros não nos envolvendo e evitando reações melodramáticas.

E ainda, se lhe acontece de conversar com alguém que está deprimido, magoado ou frustrado, mostre-lhe sua simpatia e dê-lhe um ouvido amigo; só não se deixe arrastar para baixo também.

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?