quarta-feira, janeiro 25, 2012

 

Epicteto - 21


A felicidade só pode ser encontrada em nosso interior


A liberdade é a única meta que vale a pena. Ela é conquistada ao desprezarmos o que jaz além de nosso controle. Não podemos ter um coração leve se nossa mente é um angustiante caldeirão de medo e ambição.

Você deseja ser invencível? Então não comece a combater aquilo que você controla verdadeiramente. Sua felicidade depende de três coisas, todas sob seu poder: sua vontade, suas idéias sobre os acontecimentos nos quais você está envolvido e o uso que você faz de suas idéias.

A felicidade autêntica independe sempre das condições externas. Exercite de modo vigilante a indiferença para com as condições externas. Sua felicidade só será encontrada internamente.

É tão fácil nos deixarmos deslumbrar e enganar pela eloquência, por títulos, diplomas, altas honrarias, propriedades suntuosas, roupas caras ou comportamento civilizado! Não cometa o erro de presumir que as celebridades, figuras públicas, líderes políticos, os abastados ou as pessoas com grandes dotes intelectuais ou artísticos sejam necessariamente felizes. Isso é se deixar confundir pelas aparências. O que só lhe trará dúvidas sobre si mesmo.

Lembre-se: a verdadeira essência do bem é encontrada apenas dentro do que está sob seu controle. Se você adotar essa idéia não irá se sentir invejoso ou infeliz, comparando seus feitos e a si próprio com os outros.

Pare de aspirar ser alguém que não o seu melhor eu, pois isso realmente fugirá de seu controle.

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?