terça-feira, janeiro 03, 2012

 

Epicteto - 8


Crie seu próprio mérito


Nunca dependa da admiração dos outros. Não há nenhuma força nisso. O mérito pessoal não pode ser obtido de uma fonte externa. Não pode ser encontrado nas suas ligações pessoais e nem no julgamento de outras pessoas. É um fato da vida que outras pessoas, mesmo pessoas que o amam, não irão necessariamente concordar com suas idéias, entendê-lo ou partilhar seu entusiasmo. Cresça! Que importância tem o que as outras pessoas pensam de você!

Crie seu próprio mérito.

O mérito pessoal não pode ser conquistado através de nossas ligações com pessoas superiores. Você tem seu próprio trabalho a fazer. Inicie-o agora mesmo, faça-o da melhor forma possível e não fique preocupado com quem o está observando.

Faça o seu trabalho útil sem se importar com a honra ou a admiração que seus esforços possam angariar junto aos outros. Não existe mérito vicário. Os triunfos e as excelências dos outros pertencem a eles. Do mesmo modo, as suas qualidades podem ter excelência, mas você mesmo não obtém excelência com elas.

Pense nisso: o que é realmente seu? O uso que você faz das idéias, dos recursos e das oportunidades que aparecem em seu caminho. Você tem livros? Leia-os. Aprenda com eles. Aplique a sabedoria deles. Você tem conhecimento específico? Utilize-se dele de maneira boa e completa. Você tem ferramentas? Lance mão delas e construa ou conserte coisas. Você tem uma boa idéia? Leve-a adiante e persista com ela. Faça o máximo com o que você tem, com o que é realmente seu.

Você pode ser justificadamente feliz consigo mesmo e tranquilo quando harmonizar suas ações com a natureza, reconhecendo o que é verdadeiramente seu.

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?