quarta-feira, fevereiro 15, 2012

 

Epicteto - 34


A essência da fidelidade


A essência da fidelidade está em primeiro lugar em manter opiniões e atitudes corretas em relação ao Supremo. Lembre que a ordem divina é inteligente e fundamentalmente boa. A vida não é uma série de episódios aleatórios e sem sentido, mas um todo ordenado e elegante que segue leis compreensíveis até o final.

A vontade divina existe e direciona o universo com justiça e bondade. O universo que habitamos é o melhor possível, embora isso não seja evidente ao mero olhar superficial sobre as coisas.

Mantenha sua determinação de esperar justiça, bondade e ordem, e estas se revelarão para você de um modo incrível, em todos os seus afazeres. Confie na existência de uma inteligência divina cujas intenções dirigem o universo. Faça com que sua meta suprema seja ter a vida conduzida segundo a vontade da ordem divina.

Passando a se empenhar em harmonizar suas intenções e ações com a ordem divina, você não se sentirá perseguido, desamparado, confuso ou ressentido em relação às circunstâncias de sua vida, e sim se sentirá forte, resoluto e seguro.

A fidelidade não é uma crença cega, ela consiste em praticar firmemente o princípio de evitar as coisas que não estejam sob seu controle, deixando que elas sejam resolvidas de acordo com o sistema natural de possibilidades. Pare de tentar prever ou controlar os acontecimentos. Em vez disso, aceite-os com graça e inteligência.

Perdidos em suposições sobre o caráter inerentemente bom ou mau das coisas fora de nosso alcance é impossível nos mantermos fiéis ao objetivo que estabelecemos. Quando isso acontece, o hábito de culpar os fatores externos por nossa sorte na vida inevitavelmente se instala e nós nos perdemos numa espiral negativa de inveja, conflito, desapontamento, ódio e reprovação. Pois naturalmente todas as criaturas recuam diante das coisas que lhes parecem prejudiciais e procuram e admiram aquelas coisas que parecem boas e úteis.

O segundo aspecto da fidelidade é a importância de observar prudentemente os costumes de sua família, do país e da comunidade local. Cumpra os rituais de sua comunidade com o coração limpo, sem avidez ou extravagância. Agindo assim você fará uma aliança com a ordem espiritual de seu povo e promoverá as aspirações finais da humanidade.

A fidelidade é o antídoto para a amargura e a confusão, e nos confere a convicção de que estamos prontos para qualquer intento da vontade divina. Seu objetivo deve ser ver o mundo como um todo integrado, inclinar fielmente seu ser inteiro em direção à bondade suprema e adotar a vontade da natureza como se fosse a sua própria.

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?