quinta-feira, fevereiro 16, 2012

 

Epicteto - 35


Os acontecimentos em si são impessoais e indiferentes


Quando pensar no futuro, lembre-se de que todas as situações se desenvolvem independentemente de como nos sentimos em relação a elas. Nossas esperanças e nossos medos é que nos influenciam, e não os eventos em si.

As pessoas indisciplinadas, levadas por suas antipatias e simpatias pessoais, estão sempre espreitando sinais que promovam ou reforcem suas visões e opiniões irrefletidas. Ainda que os eventos em si sejam impessoais, as pessoas ponderadas seguramente podem e devem responder a eles de maneira benéfica.

Em vez de personalizar um acontecimento ("Este é meu triunfo", "Este erro é dele" ou "Este é meu amargo infortúnio") e traçar conclusões depreciativas sobre si mesmo ou sobre a natureza humana, veja como pode tirar proveito de certos aspectos do acontecimento. Há algum benefício oculto em algum lugar do acontecimento que um olhar treinado possa discernir? Preste atenção; seja um detetive. Talvez alguma lição possa ser extraída e aplicada a acontecimentos semelhantes no futuro.

Em todos os acontecimentos, por mais horríveis que pareçam, nada nos impede de procurarmos a oportunidade que eles ocultam. É uma falha da imaginação não fazê-lo. Mas buscar a oportunidade nessas situações exige uma grande dose de coragem, uma vez que a maioria das pessoas à sua volta persistirá em interpretar os acontecimentos nos termos mais grosseiros: sucesso ou fracasso, bom ou mau, certo ou errado. Essas categorias simplistas e polarizadas ofuscam interpretações mais criativas - e úteis - dos eventos que são bem mais vantajosas e interessantes!

A pessoa sensata sabe que é inútil projetar esperanças e medos no futuro. Isso apenas leva à formação de representações melodramáticas em sua cabeça e à perda de tempo.

Ao mesmo tempo, ninguém deve aceitar passivamente o futuro e o que ele contém. Ficar inerte simplesmente não evita o risco, mas o aumenta.

Há um lugar para o planejamento prudente e para tomar providências em relação às situações que ocorrerão. A preparação adequada para o futuro consiste em formarmos bons hábitos pessoais. Isso se faz ao buscarmos ativamente o bem em todas as particularidades da nossa vida diária e ao exminarmos sempre nossos motivos para termos certeza de que eles estão livres das correntes do medo, da avidez e da preguiça. Se você fizer isso não será atingido por eventos externos.

Treine suas intenções em vez de se enganar pensando que pode manipular acontecimentos externos. Se rezar ou meditar o ajuda, reze e medite de todas as maneiras. Mas busque o conselho divino quando a aplicação de sua própria verdade não permitir nenhuma resposta, quando você tiver esgotado outros meios.

O que é um acontecimento "bom"? O que é um acontecimento "ruim"? Isso não existe! Quem é uma boa pessoa? É aquela que conquistou a tranquilidade por ter criado o hábito de se perguntar a cada ocasião: "O que é certo fazer agora?"

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores:


Comments:
Bom dia.

Uma parte das Escrituras, sem motivo especifico para ter deixado no seu blogger, mas especifico para que leia as Escrituras, que sempre fala ao nosso Ser.

Salmos 121
[cântico dos degraus]

1 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
2 O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra.
3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
4Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
5 O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6 O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
7 O SENHOR te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
8 O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Abraços
Jesus Cristo te Ama
Ele é o Caminho a Verdade e a Vida
 
Texto excelente! Esse livro parece ser realmente bom. Obrigado por mais esse post, Rui. Abraço e ótimo feriado!
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?