domingo, fevereiro 26, 2012

 

Epicteto - 40


Tome cuidado com as companhias

A despeito do que os outros professam, na verdade eles podem não pautar sua vida pelos valores espirituais. Tome cuidado com as pessoas a quem você se liga. É humano imitar os hábitos daqueles com quem interagimos. Sem querer, adotamos seus interesses, opiniões, valores e hábitos de interpretar os acontecimentos. Embora muitas pessoas tenham boas intenções, elas podem também exercer uma influência perniciosa sobre você por serem indisciplinadas em relação ao que vale a pena e ao que não vale.

O simples fato de as pessoas serem simpáticas com você não implica que você deva perder seu tempo com elas. Se elas o procuram e estão interessadas em você ou em seus negócios, isso não o obriga a se associar a elas. Seja seletivo em relação àqueles que toma como amigos, colegas e vizinhos. Todas essas pessoas podem ter influência sobre seu destino. O mundo está cheio de gente agradável e talentosa. O segredo está em ficar apenas na companhia de pessoas que o elevam e cuja presença suscita o melhor de você. Mas lembre-se de que nossa influência moral é uma rua de duas mãos, e assim sendo devemos nos assegurar pelos nossos próprios pensamentos, palavras e ações de que somos uma influência positiva para aqueles com quem lidamos. O verdadeiro teste da superioridade pessoal está na atenção dada aos pequenos detalhes de nossa conduta, muitas vezes esquecidos.

Pergunte-se regularmente: "Como o que penso, digo e faço estará afetando meus amigos, minha mulher ou meu marido, vizinho, filho ou filha, meu empregado, subordinados, as pessoas de minha comunidade? Estou fazendo minha parte para contribuir com a elevação espiritual de todos aqueles com quem tenho contato?" Assuma a causa de extrair o melhor dos outros sendo você mesmo exemplar.

Fonte: Sharon Lebell, O Pequeno Livro da Vida, Editora Best Seller, 1994 (do original em inglês). ISBN 85-7123-482-5.

Marcadores:


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?