segunda-feira, setembro 27, 2021

 

Reino Unido e Covid-19


Existe uma ação coordenada, a nível mundial, para redução (genocídio) da população mundial. Entre as ações em execução estão a pandemia da covid-19 e suas vacinas associadas, e ações para diminuir a disponibilidade de alimentos para a população. Nos Estados Unidos, por exemplo, o governo está exigindo que os fazendeiros destruam as suas plantações [1]! No Reino Unido, as vacinas contra covie-19 tirou de atividade (matou ou incapacitou) inúmeros caminhoneiros britânicos, o que tem levado ao desabastecimento do país [2]. Veja este caso em detalhes:

Reino Unido vai conceder mais de 10 mil vistos por falta de mão de obra

LONDRES-AFP O Reino Unido vai conceder até 10.500 vistos de trabalho provisórios para mitigar a escassez de mão de obra (que surgiu após as vacinações), uma guinada inesperada no tema migratório após o brexit, decidida neste sábado (25) pelo governo.

As permissões serão de três meses, de outubro a dezembro, e deveriam mitigar a enorme falta de pessoal de transporte (caminhoneiros) e trabalhadores em setores-chaves da economia britânica, como a criação de aves em granjas (falta enorme que surgiu após as vacinações).

Nos últimos dias, apesar das tentativas do governo de tranquilizar a população, uma multidão de britânicos lotou postos de gasolina depois que muitos produtos esgotaram em lojas e supermercados.

Algumas operadoras tiveram que racionar suprimentos e outras chegaram a fechar os postos de gasolina.

A BP afirmou que um terço dos seus postos no país estão sem combustível. "Com a intensa demanda observada nos últimos dois dias, estimamos que cerca de 30% dos postos desta rede não têm atualmente nenhum dos principais tipos de combustível", disse a BP, que opera 1.200 postos no Reino Unido, em comunicado.

"Estamos trabalhando para reabastecer o mais rápido possível", afirmou a empresa.

A Shell disse que tem visto aumento na demanda em seus postos de combustível no Reino Unido desde sexta-feira (24), levando à escassez de alguns tipos de combustível. "Estamos reabastecendo esses combustíveis rapidamente, geralmente em 24 horas", disse em um cominicado.

A decisão de conceder vistos vai na contramão da diretriz defendida pelo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, cujo governo não deixa de insistir que o Reino Unido não deveria depender de mão de obra estrangeira.

Durante meses, o Executivo vem tentando evitar recorrer aos trabalhadores de fora, apesar das advertências de vários setores econômicos e de uma falta estimada de 100 mil caminhoneiros.

Além dos vistos de trabalho, serão adotadas outras medidas excepcionais para garantir o abastecimento antes das festas de fim de ano, explicou o secretário dos Transportes, Grant Shapps.

Assim, nas próximas semanas, os examinadores do Ministério da Defesa serão mobilizados para aprovar milhares de permissões de veículos de transporte de mercadorias.

O Ministério da Educação e suas agências vão desbloquear milhões de libras esterlinas para formar 4.000 caminhoneiros. Shapps também pediu aos empregadores que colaborem, "melhorando as condições de trabalho e os salários para reter os novos motoristas".

Também serão enviadas 1 milhão de cartas para pedir às pessoas em posse de carteiras de motorista de caminhões e que não as estejam usando, a voltar ao trabalho.

Boris Johnson precisa lidar com uma pressão crescente. A crise da covid-19 e as consequências relacionadas ao brexit têm acentuado a escassez, enquanto os preços da energia dispararam.

Fábricas, restaurantes e supermercados têm sido afetados pela falta de caminhoneiros há semanas e, em alguns casos, meses.

A rede de fast food McDonald's ficou sem bebidas e milk-shakes no mês passado. Sua concorrente, a KFC, foi obrigada a retirar alguns itens de seu cardápio, enquanto a rede Nando's teve que fechar provisoriamente dezenas de restaurantes porque não tinha frangos suficientes para atender à demanda.

Nos Estados Unidos, a falta de motoristas de caminhões é também tão grande quanto no Reino Unido [3].

Referências:

[1] https://www.offthegridnews.com/current-events/us-government-orders-farmers-to-destroy-30-million-pounds-of-their-own-crop/

[2] Reino Unido vai conceder mais de 10 mil vistos por falta de mão de obra, Jornal Folha de S. Paulo, Caderno Mercado, pg. A17, 27 de setembro de 2021. 

[3] https://www.cbsnews.com/news/supply-chain-issues-us-ports-backlog-holiday-shopping/

Marcadores: , , , , , , ,


Comments: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?