terça-feira, janeiro 31, 2023
Quiroga - 5369
QUEM PENSA OS PENSAMENTOS?
A mente que pensa é cheia de poderes, dentre os quais se destaca um muito utilizado por todas as pessoas, a reflexão.
A reflexão é a capacidade da mente de flexionar sobre si mesma, como num “asana”, e contemplar seu próprio funcionamento, e ao fazer isso criar um mundo de reflexos, de multiplicações infinitas, como acontece quando espelhos são enfrentados.
Graças a essa multiplicação ad infinitum dos espelhos mentais é relativamente fácil encontrar respostas no mundo das reflexões, mas também se perder em argumentações falsas que justificam o injustificável, tudo dependendo de a mente, ao refletir, ter discernimento para reconhecer a diferença, sempre sutil, entre a imagem refletida e a fonte do reflexo.
Talvez seja esse o destino da reflexão, talvez não.
Uma coisa posso te afirmar para te orientar nesse labirinto de espelhos que é a mente, ela não funciona por si só, por trás dela há uma consciência pensadora e curiosa que quer ver aonde as coisas chegam. Os pensamentos não se pensam sozinhos, há um ser interior que os pensa, mas este é um tema tabu na civilização atual, que parte do princípio de que pensamentos, emoções e consciência sejam produto de reações químicas e elétricas do cérebro.
Enquanto isso, o cérebro, coitado, é o último elo da corrente de expressões e impressões que são o próprio pulsar do Universo em que tudo se movimenta e experimenta ser.
Se tu queres te acomodar na ideia científica de que tua consciência exista como produto do cérebro, boa sorte e muito sucesso, encontrarás abrigo na turma que, apesar de não saber como a consciência surge do cérebro, mesmo assim tem fé de que seja isso mesmo.
Agora, se tu queres saber quem tu és, te sugiro apontar o espelho de tua mente numa direção mais ampla, abrangente e inclusiva do que as vestes biológicas que, temporariamente, utilizas.
Marcadores: Quiroga