sexta-feira, fevereiro 24, 2023
Quiroga - 5393
OUTROS PARÂMETROS
Sabemos localizar o que está em cima e embaixo, pela frente e por trás e aos diversos lados também, porque temos o horizonte e a força da gravidade como parâmetros de orientação. Essas são as coordenadas que nos fazem sentir seguros, confiantes de haver uma consistência inabalável que não se sujeita às opiniões, porque é como as coisas são. São parâmetros indiscutíveis.
Entretanto, se por essas coisas imprevisíveis da realidade cósmica a força da gravidade fosse desligada e não tivéssemos mais o horizonte como referência, não saberíamos mais dizer quando algo cai ou quando está subindo, e perceberíamos tudo de uma forma completamente diferente, e com certeza encontraríamos outras coordenadas para nos orientar e readquirir a segurança e consistência
que todos precisamos para continuar existindo e evoluindo, porque, definitivamente, nem a gravidade nem tampouco o horizonte são as únicas coordenadas disponíveis, apenas são as mais próximas.
Existem coordenadas mais distantes, porém, tão seguras e consistentes quanto as próximas.
Em geral, nos apegamos ao que conhecemos e tememos dar um passo além, porque para isso temos de enfrentar nossos temores e inseguranças, adentrando em terrenos sobre os quais não temos domínio.
Por isso, não é comum que busquemos ampliar nossa percepção de modo intencional, o fazemos por obrigação, quando não há outra opção, porque um desastre aconteceu.
Porém, não precisa acontecer um desastre para a percepção mudar, isso também pode ser feito de forma voluntária, buscando outros parâmetros mais distantes para ampliar nosso repertório e nos apropriarmos de instrumentos de navegação mais sofisticados.
Marcadores: Quiroga