sábado, fevereiro 25, 2023
Quiroga - 5394
A IMPORTÂNCIA DE SERMOS PERCEBIDOS
A realidade existe porque a percebemos? Ou nós percebemos a realidade porque ela existe? O tempo inteiro acontecem muitas mais coisas das que somos capazes de perceber, muitas delas existindo, inclusive, fora de nosso alcance, porque sequer teríamos palavras para as conceituar.
Nós, por exemplo, não percebemos que viajamos pelo espaço galáctico a 240 quilómetros por segundo nem que apesar dessa impressionante velocidade demoramos mais de 200 milhões de anos para voltar ao mesmo lugar, e a nossa indiferença dessa realidade não a torna menos real.
Felizmente também, não percebemos nosso coração batendo o tempo inteiro, e mesmo assim ele bate e cumpre sua função vital.
Entretanto, em nossa dinâmica psicológica, nós queremos ser percebidos pelos outros humanos, porque é assim que nos consideramos existentes. Sim, não é suficiente pensar para concluir que existimos, nós queremos que os outros nos percebam, e medimos nossa existência com essa régua, e não adianta decretar que isso seja uma bobagem, e que deveríamos dispensar o valor que damos ao olhar alheio sobre nós, porque essa dinâmica continuará existindo mesmo assim.
A não ser que sejamos espiões travestidos de gente normal ou introvertidos brutais, o normal é fazermos o possível para sermos percebidos e constatar que fazemos alguma impressão em nossos semelhantes e diferentes, que pode ser qualquer uma, desde que não seja a indiferença, porque é necessária uma segurança emocional enorme para lidar com a eventual possibilidade de transitarmos por entre as pessoas como invisíveis.
Talvez nunca tenhamos a resposta de se a realidade existe porque a percebemos, ou se a percebemos porque existe, mas uma coisa é certa, sermos percebidos é importante.
Marcadores: Quiroga