quinta-feira, abril 27, 2023
Quiroga - 5454
OS INGREDIENTES DA VERDADE
É inútil tentar treinar um Ego artificial que não precise de nada nem de ninguém, autônomo e autolimpante, porque é inerente à nossa humanidade medir no olhar das pessoas sobre nós o grau de importância que nossa presença tem. Apesar de ser muito moderno afirmar o contrário, que cada um de nós deva prescindir da avaliação do olhar alheio e se ater exclusivamente ao próprio, essa é uma dinâmica que, com certeza, não desaparece por decreto, apenas existe, a despeito de nosso estranho desejo de sermos tão artificiais quanto as máquinas que inventamos.
O olhar dos outros sobre nós tem muita importância, assim como também é importante o olhar com que avaliamos as pessoas, mesmo que nunca confessemos isso, inclusive porque, ao contrário, decretamos que não se deva julgar outrem. Somos julgados e julgamos porque o sexto sentido de percepção, que é a mente, funciona medindo a geometria dos espaços, gestos, palavras e obras, e precisa tomar decisões.
É um equívoco neurótico condenar e distorcer o próprio funcionamento para que pareça que está errado ser como se é, mas por incrível que pareça a alguém de uma civilização extraterrestre nos observando, é assim mesmo, de equívoco em equívoco, de neurose em neurose, que continuamos perdendo tempo fingindo que funcionamos de forma diferente da real, em que o juízo e o valor do olhar são ingredientes da verdade.
Marcadores: Quiroga