quinta-feira, julho 27, 2023
Quiroga - 5522
A EXPERIÊNCIA HUMANA
A experiência humana de existir é complexa, porque nossa consciência opera em muitas dimensões diferentes simultaneamente, e ao mesmo tempo isso precisa ser processado dentro de uma civilização cujos convencimentos científicos, filosóficos e religiosos limitam de forma severa a capacidade de aproveitar tudo que está ao nosso alcance.
Nossa civilização se fundamenta no medo e no cardápio de negações, repressões e fugas que ele promove, e mesmo que nos gabemos de termos exorcizado as crenças e superstições com o advento da ciência materialista, transformamos a salvadora numa nova crença.
E não é que as crenças sejam nocivas, elas existem para nos lembrar que percebemos muito além do que a ciência materialista indica ser a realidade, mas também, e como resultado do medo entranhado na civilização, nos agarramos supersticiosamente a alguns convencimentos, como o da ciência, para negar e renegar todo o resto que a ciência não explica.
Nenhum ser humano nasce para descansar, a consciência não o permite, ela busca resolver, através de todos e de cada um de nós, a complexidade de tudo que pensa, sente, emociona, além de coordenar as aspirações para que essas encontrem uma forma de se expressar e, assim, ser compartilhadas também.
Tudo isso seria mais fácil e alegre se nos ajudássemos mutuamente, em vez de continuar tentando nos derrubar o tempo inteiro.
Cada coisa em seu lugar e um lugar para cada coisa, a ciência que não se meta a querer explicar o que seus fundamentos não lhe permitem, e nem que tudo o mais que existe se meta a desprezar a ciência só porque ela não explica tudo.
Marcadores: Quiroga