quarta-feira, setembro 27, 2023
Quiroga - 5584
O ESPÍRITO GRUPAL
Nossa humanidade pensa, do alto da tradição egoísta à qual se apega, que tem de se abrir passagem pela vida afora e dentro contando exclusivamente com sua individualidade, pela força do empreendedorismo, e da iniciativa que nos torna líderes que inspiramos multidões para que nos sigam e repliquem a tradição de que o princípio de tudo seria individual.
É indiscutível a força da individualidade, é inegável o seu valor, mas o princípio de tudo não é individual, é grupal, porque tudo que eventualmente somos capazes de fazer individualmente só é possível graças à rede de interdependência em que nos movimentamos.
Na prática, isso significa que tudo que fazemos e deixamos de fazer não serve exclusivamente a nós, como indivíduos, mas a um grupo de pessoas.
É sobre essa realidade que, com a ajuda do tempo, do aproveitamento das experiências e da boa vontade posta em ação, o indivíduo que somos compreende que somos quem somos, e que somos mais nós mesmos, na mesma medida em que nos integramos ao convívio social, e por ele existirmos e a ele servirmos em cada pensamento, emoção e ação.
Assim, os benefícios que antes buscávamos com egoísmo, e nos frustrávamos com os resultados, encontramos de verdade estimulando a interdependência, colaborando entre nós para que o maior grupo possível de seres humanos se beneficie com nossa presença.
Marcadores: Quiroga