domingo, janeiro 21, 2024
Quiroga - 5700
AS PALAVRAS
Agora mesmo, ao teu lado, acontecem inúmeras coisas que te passam despercebidas pela mera razão de que não há em tua mente as palavras necessárias para as conceituar.
Acontece que nossa humanidade somente percebe o que seja emoldurado em palavras, e se eventualmente precisar perceber algo além, então precisa também construir palavras novas e, ainda mais, deixar de usar palavras que denotem realidades que não são mais necessárias, ou que, se repetidas, produzem malefícios desnecessários.
Não se trata de fazer um revisionismo da língua, mas de ficarmos atentos ao nosso discurso, porque inevitavelmente as palavras que mais usamos arquitetam a realidade em que estamos presos, isso é inevitável.
Poderia ser diferente? Poderia! Só que para sermos maiores que as palavras que usamos precisamos desenvolver a capacidade e a disposição de transcender nossas próprias mentes, e nos aproximarmos intencional e praticamente ao Divino, que é quem faz a arquitetura de todas as palavras. O Verbo.
Quanto mais você pensa, mais responsável se torna sua alma sobre fazer algo à altura do teor de ideias que circulam à solta pela mente. Talvez você ache impossível, mas de todo modo é só uma questão de começar. Agora mesmo.
Marcadores: Quiroga