segunda-feira, fevereiro 19, 2024
Quiroga - 5729
Ser Alguém
Houve um tempo, na Roma antiga, em que os meses de janeiro e fevereiro não existiam, o calendário fiscal reconhecia apenas 10 meses, de março a dezembro, e essa identidade se mantém até os dias de hoje através dos nomes dos meses. Dezembro, por exemplo, que é para nós o décimo segundo mês, na verdade faz alusão ao número dez.
Identidade mantida nos nomes, de alguma forma o ânimo também acompanha os nomes, e já se pode pressentir o início do tempo produtivo, o fim do descanso, do dolce far niente, e o reinício da eterna luta para acomodar nossos sonhos na realidade concreta, sempre muito mais estreita que o mundo onírico, o restringindo e oprimindo, e que nos condena a ter de trabalhar de sol a sol, com o suor de nossos corpos físicos, emocionais e mentais para, no fim, ganhar o status de “ser alguém”.
Obs: O ano, baseado nos ciclos lunares, possui 13 meses de 28 dias, esse ano começando em primeiro de abril (batizado como "dia da mentira" pelos trevosos). Dezembro, realmente, é o décimo mês desse ano lunar [setembro é o sétimo mês, outubro é o oitavo e novembro é o nono mês].
Marcadores: ano com 13 meses, Quiroga