domingo, março 31, 2024
Quiroga - 5770
PERSONALIDADE E ALMA
Tua personalidade é tua presença objetiva entre o céu e a terra, com nome, sobrenome, forma identificável, forjada à imagem e semelhança de teus antepassados através da educação, moral, costumes, desenvolvimento psíquico e biológico e a influência do meio ambiente em que cresceste, com o objetivo de reproduzir a civilização e participar de seu jogo, nele desempenhando papéis genéricos tais como construir a profissão, pagar contas, constituir família e fazer filhos que também serão forjados a imagem e semelhança dos teus antepassados.
Se houvesse só isso para experimentar, estaríamos todos desprovidos de angústia, deixando o passado nos carregar instintivamente a reproduzir a civilização, mas nossa angústia, apesar de desconfortável, denuncia que não nos conformamos em ser meros reprodutores, nós pretendemos ter mais protagonismo, produzir nossa realidade.
E isso acontece porque ao mesmo tempo somos almas que observam nossas personalidades funcionarem automaticamente e resistem a continuar assim.
Nós, como almas, somos presenças subjetivas e invisíveis entre o céu e a terra, mas não por isso menos reais do que a personalidade, e porque somos almas nos projetamos ao futuro em busca de protagonismo e, também, deter domínio sobre nossa personalidade, para que essa sirva de instrumento de expressão e criatividade à nossa alma.
A consciência vai modulando suas escolhas e preferências, ora pendendo mais a ser personalidade, ora se fortalecendo como alma, que é a esperança real de nada mais se repetir, mas tudo se renovar a partir da mudança do foco de consciência da personalidade para a alma.
Do mundo objetivo para o mundo subjetivo.
Há coisa demais que precisa ser pensada direito, e isso só será possível em silêncio. Tome distância, por isso, do barulho social, é melhor você parecer antissocial do que oferecer uma simpatia forçada neste momento.
Marcadores: Quiroga